Varejo digital muda padrões de fidelidade aos supermercados

Leia em 1min 20s

Consumidores estão menos dispostos a ser fiéis às marcas, o que impulsiona corrida das marcas pela melhoria de seus programas de loyalty

 

Por Renato Muller

 

Manter a fidelidade dos consumidores está se tornando cada vez mais difícil. De acordo com um relatório desenvolvido pelo FMI – The Food Industry Association, 74% dos supermercadistas dizem que a digitalização do varejo fez com que os consumidores ficassem menos fiéis às marcas. Ainda assim, existe confiança na capacidade das empresas em contornar essa tendência e ampliar o percentual de vendas geradas em programas de fidelização.

 

No ano passado, 63% dos consumidores americanos usaram canais digitais em suas compras de supermercado e a maior parte deles pretende continuar nesse caminho no futuro – um movimento impulsionado pela conveniência de comprar a qualquer momento de qualquer lugar e pela simplicidade da experiência de compra digital. Outro lado dessa moeda é o uso dos dispositivos móveis para melhorar a experiência na loja física, com mais informações sobre as características dos produtos e promoções personalizadas, ativáveis no smartphone.

 

Segundo o estudo, 14% das vendas de alimentos no varejo americano aconteceram online, o que leva 71% dos varejistas a impulsionar suas ações de fidelidade para reter os clientes e diminuir os custos operacionais. Como resultado, a expectativa é que o share das vendas geradas por programas de fidelidade salte de 56% em 2022 para 69% em 2025. Resta saber qual movimento terá mais força: a busca dos clientes por novas alternativas ou a capacidade do varejo de reter os consumidores com experiências memoráveis e relacionamentos personalizados.

 

Redação SuperHiper


Veja também

E o tal Chat GPT?

Muito falada atualmente, a solução está chamando a atenção do varejo     ...

Veja mais
6 tendências de transformação digital para 2023

A inteligência artificial veio para ficar, assim como o trabalho híbrido; nesse cenário, o melhor us...

Veja mais
Pesquisa mostra como a IA impacta o dia a dia dos brasileiros

Presente no cotidiano, a ferramenta causa temor em 78% dos entrevistados, que acreditam a IA vai substituir humanos nos ...

Veja mais
Varejo hiperfísico: saiba o que é esta tendência que vai nortear o setor

Após o fim da pandemia chegou a vez das lojas físicas se tornarem verdadeiros hubs de conexão entre...

Veja mais
Supermercados ampliam opções de meios de pagamento

Carteiras digitais e pagamentos sem contato ganham espaço entre as alternativas usadas pelos consumidores america...

Veja mais
Supermercado figital: deixe o app mais atrativo para os clientes

Além dos descontos e cupons do primeiro acesso, é necessário ter ações direcionadas p...

Veja mais
35% dos brasileiros aderem ao autosserviço

Relatório diz que o consumidor adota o modelo omnichannel, priorizando conveniência, autonomia e conforto ...

Veja mais
Vendas online e a importância de um bom processo logístico

Nesse cenário, as empresas devem estar preparadas para realizar uma operação logística efici...

Veja mais
SAC do futuro mescla IA e atendimento humanizado

Com a evolução de sistemas e plataformas de comunicação, empresas precisam de agilidade e pr...

Veja mais