Supermercados ampliam opções de meios de pagamento

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Carteiras digitais e pagamentos sem contato ganham espaço entre as alternativas usadas pelos consumidores americanos

 

Por Renato Müller

 

 

O varejo americano sempre foi conservador no uso de meios de pagamento. Um bom exemplo é a adoção de cartões com chip, uma tecnologia existente há mais de uma década no Brasil e que somente nos últimos anos passou a ser o padrão nos Estados Unidos. Mas esse cenário vem mudando rapidamente: o uso de recursos como carteiras digitais, pagamentos sem contato e biometria vem crescendo no país.

 

Um estudo recentemente divulgado pela PYMNTS.com mostra que a maioria dos clientes dos supermercados americanos ainda prefere pagar com cartão de débito (42,3%), enquanto 32,9% pagam com cartão de crédito. Dinheiro ou cheques são usados em 13,4% das compras e as carteiras digitais já somam 6,1%. O interessante é que, segundo o estudo, 62% de todas as compras feitas com carteiras digitais nos EUA acontecem em supermercados, mostrando a facilidade de uso da tecnologia em compras recorrentes.

 

Outro exemplo de digitalização dos meios de pagamento é o uso de sistemas sem contato, como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay – hoje aceitos em centenas de supermercados. E há também redes que têm seus próprios meios de pagamento digitais, como a Kroger (Kroger Pay) e a Amazon.

 

A varejista online, por sinal, tem sido um dos grandes destaques no desenvolvimento de meios de pagamento alternativos, como a tecnologia Just Walk Out (das lojas Amazon Go) e o Amazon One, sistema de leitura da palma da mão que vem sendo adotado tanto em lojas da rede quanto de terceiros, como a rede de fast food Panera Bread.

 

Redação SuperHiper


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