KPMG revela as metas globais de ESG em consumo e varejo

Leia em 3min

Estudo foi realizado com 500 CEOs e traz as prioridades das empresas nos campos da sustentabilidade

 

Pesquisa da KPMG feita este ano, com 500 CEOs globais de consumo e varejo apontou que 92% deles desejam garantir os ganhos de sustentabilidade e mudanças climáticas que obtiveram no ano passado e a maioria (98%) está supostamente começando a mudar o foco principal para o componente social do programa de ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança). Além disso, mais de 30% dos executivos dessa indústria revelaram que as companhias que eles lideram mudaram para sempre.

 

As análises mostraram também que a maioria dos entrevistados confia nas perspectivas de crescimento do setor no longo prazo (92%) e das próprias empresas especificamente (90%). Já 43% não preveem um retorno às operações normais até o ano que vem.

 

“Embora muitas empresas de consumo e varejo tenham estabilizado os negócios com sucesso no ano passado, a pandemia acelerou a mudança e um retorno ao que antes era considerado normal é improvável e os negócios que eles lideram mudaram para sempre. A tendência é de estabilidade e eficiência da cadeia de suprimentos, integrando os fatores bem-sucedidos resultantes da pandemia permanentemente nos modelos de negócios e garantindo que as práticas ESG se tornem realidades”, afirma o sócio-líder de consumo e varejo da KPMG, Fernando Gambôa.

 

Segundo o estudo, o ritmo de aceleração continuou conforme a conscientização sobre o estresse da força de trabalho e questões sociais se tornou mais proeminente durante a pandemia, com 53% dos executivos de consumo e varejo indicando que estão aumentando os recursos humanos para ajudar a gerenciar o bem-estar e a saúde mental dos funcionários. Além disso, questões como saúde e segurança são as prioridades essenciais na recuperação do setor, com 93% dos entrevistados afirmando que os funcionários deverão informar aos empregadores quando concluírem as vacinações.

 

Corrida digital nas operações

 

Cerca de 70% dos entrevistados disseram que esperam se envolver com clientes predominantemente de forma on-line e 42% dos CEOs indicaram que a capacidade de criar uma experiência digital transparente para o cliente se acelerou tanto durante a pandemia que muitas empresas já estão anos à frente de onde esperavam estar.

 

E ainda, 78% dos executivos de consumo e varejo reportaram que planejam investir mais em comércio eletrônico e plataformas de vendas digitais e 77% em tecnologias centradas no cliente no próximo ano.

 

“O impacto da pandemia também acelerou a digitalização das operações das empresas. Em questão de meses, modelos operacionais de última geração foram implementados, melhorando a eficiência dos negócios e as experiências dos clientes, resultando em novos fluxos de receita para muitas empresas. A rápida evolução da experiência digital dos clientes é claramente um exemplo que já teve um impacto duradouro nas empresas e transformou suas estratégias de negócios”, complementou o sócio.

 

Novas oportunidades de fusões e aquisições em vista

 

A mudança é uma constante, e a maioria dos CEOs de consumo e varejo afirmou estar confiante nas oportunidades emergentes de crescimento das suas empresas nos próximos três anos. Apesar das preocupações com a economia global em geral, o apetite por fusões e aquisições não diminuiu com 52% indicando que esse movimento terá um impacto moderado na organização, enquanto 13% são mais agressivos e sugerem que provavelmente adquirirão empresas que terão um impacto significativo nas operações.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Atacadão renova equipamentos e bate meta de eficiência energética

Carregadores inteligentes de baterias para empilhadeiras geram economia de 25% nos gastos com energia elétrica &...

Veja mais
Heineken adquire caminhões elétricos

Com zero emissão de CO2, a nova frota busca atingir o compromisso da companhia de até 2040 reduzir o impac...

Veja mais
ESG parece, mas não é o mesmo que sustentabilidade

O termo ESG foi cunhado para chamar a atenção de investidores para os aspectos que deveriam ser considerad...

Veja mais
Bunge lança embalagem sustentável de papel para farinha de trigo de 25 kg

Novas caixas são eficazes contra vazamento e facilitam o armazenamento dos farináceos   Todas as li...

Veja mais
JBS antecipa em cinco anos meta de desmatamento ilegal zero

O compromisso será adotado em toda a cadeia produtiva incluindo fornecedores nos biomas do Cerrado, Pantanal, Caa...

Veja mais
Bimbo inova e coloca fitilho sustentável nos pães

A ação pioneira no mercado brasileiro atinge 48% da produção dos alimentos A Bimbo Brasil...

Veja mais
Relatório global de sustentabilidade 2020 da PepsiCo mostra avanços do Grupo

Documento aponta as diretrizes para a construção de um sistema alimentar mais sustentável e as a&cc...

Veja mais
Grupo Heineken anuncia meta de ser carbono neutro no Brasil até 2040

O Grupo Heineken anuncia um compromisso para neutralizar as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor at&...

Veja mais
O consumidor quer saber a origem do alimento, afirma Tereza Cristina

  Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento participa de evento com empresários e avalia pri...

Veja mais