Unilever reduz mais de 10 mil t de plástico virgem nas embalagens

Leia em 5min 10s

Substituição por material reciclado e reciclável no portfólio gera avanços na agenda do plástico

 

A Unilever Brasil anunciou nesta terça-feira, Dia Mundial da Reciclagem, a inserção de mais de 10 mil toneladas de plástico reciclado nas embalagens dos produtos de quatro marcas da companhia muito conhecidas pelo público brasileiro: Seda e Dove (beleza e bem-estar), Comfort e Fofo (cuidados com a casa). Na categoria alimentos, com as linhas Meu Assado e Sopinhas, de Knorr, a grande novidade é o uso de material reciclável, o polipropileno monomaterial, o que amplia a reciclabilidade do flexível reciclado – algo ainda pouco desenvolvido mundialmente.

 

Com o volume anunciado, a empresa chega a quase 30 mil toneladas de plástico reciclado nas embalagens de suas marcas, o que contribui significativamente para o alcance das metas da empresa até 2025, registradas no Unilever Compass – o plano estratégico de negócios da companhia – no pilar “Um Mundo Livre de Resíduos”.

 

A Unilever reforça a importância do Dia Mundial da Reciclagem, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO), pois a data traz à tona a reflexão sobre a necessidade de se fazer o descarte correto dos materiais e itens que são consumidos pela sociedade e está em linha com a atuação da companhia nesta agenda. A Unilever é pioneira em utilizar resina plástica pós-consumo (PEAD) em larga escala, atribuindo valor ao plástico após seu consumo e combatendo diretamente a poluição plástica.

 

As mais de 10 mil toneladas de plástico virgem nas embalagens fazem com que as marcas Seda, Dove, Comfort e Fofo alcancem uma das principais metas globais da empresa, que é utilizar, no mínimo, 25% de plástico reciclado nas embalagens até 2025.

 

Com este incremento de plástico reciclado em seu portfólio, a Unilever Brasil dá mais um passo para atingir outra grande meta global, a de reduzir em 50% o uso de plástico virgem até 2025, uma redução absoluta de 100 mil toneladas em todo o mundo, ou o peso de mais de 8 mil ônibus de dois andares nos países em que opera.

 

“Sabemos do papel fundamental que temos na condução de inovações para reduzir o uso de plástico virgem e impulsionar a economia circular do material. Este anúncio é um grande avanço dessa agenda, que recentemente ganhou reforços ao aderirmos ao Tratado Global do Plástico, aprovado na última Assembleia da ONU para o Meio Ambiente (UNEA-5). Continuaremos na jornada de ampliar o uso sustentável do plástico, reduzindo o uso de plástico virgem e combatendo diretamente a poluição”, disse Suelma Rosa, head de Assuntos Corporativos, Governamentais e Sustentabilidade da Unilever.

 

A cada ano, o portfólio avança no uso sustentável do plástico

 

A jornada da Unilever Brasil para o uso sustentável do plástico, substituindo o plástico virgem pelo reciclado, tem avançado a cada ano desde 2017 e influenciado a circularidade do material no país. No início deste ano, a companhia anunciou o alcance da marca Arisco que retirou cinco toneladas de plástico virgem das embalagens, possibilitado por inovações implantadas desde o ano anterior. A inovação também pautou o início dessa trajetória com a marca TRESemmé ao lançar, em 2018, as garrafas mais leves do mercado, substituindo o plástico virgem por reciclado nas embalagens. Desde então, foram vários progressos como o alcançado na marca OMO com o produto OMO para diluir, que utiliza 72% menos plástico na comparação com OMO líquido. Outro exemplo é a marca Love, Beauty and Planet, cujos produtos possuem frascos de plástico 100% reciclados e recicláveis.

 

Nesse período, a Unilever também lançou a marca Sétima Geração, em 2019, que já nasceu com embalagens produzidas com plástico reciclado e plástico verde, proveniente da cana-de-açúcar. Com portfólio composto por lava-roupa líquido, limpador multiuso, limpador para banheiro e detergente concentrado, os produtos de Sétima Geração são biodegradáveis, com fórmulas à base de matérias-primas vegetais e sem ativos petroquímicos.

 

A principal estratégia da Unilever em todos os segmentos de atuação e elemento essencial para atingir as metas traçadas no Unilever Compass, no pilar “Um Mundo Livre de Resíduos”, é usar outros materiais e a diretriz adotada pela companhia envolve três esferas: 1) Menos plástico, 2) Melhor plástico, 3) Nenhum plástico. Isto significa repensar como os produtos são projetados, desenvolvendo novos modelos de negócios, novo design de embalagens, e novas experiências de compra para os consumidores.

 

Sobre a Unilever

 

A Unilever é uma das líderes mundiais em produtos de Beleza & Cuidados Pessoais, Cuidados com a Casa e Alimentos, com produtos vendidos em mais de 190 países para 2,5 bilhões de consumidores por dia. A companhia tem 149 mil funcionários e alcançou € 50,7 bilhões em vendas no ano de 2020. Mais da metade de seus negócios está em mercados emergentes e em desenvolvimento. As mais de 400 marcas da Unilever, dentre as quais estão Dove, Knorr, OMO, Rexona, Hellmann’s, Kibon, Lux, Magnum e Axe, e mais recentes como Love Beauty & Planet, Sétima Geração e The Vegetarian Butcher, são encontradas no mundo todo. No Brasil, a Unilever está há 92 anos.

 

Nossa visão é ser líder global em negócios sustentáveis e demonstrar como um modelo de negócio guiado por propósitos e pronto para o futuro consegue resultados melhores. Somos uma empresa historicamente progressista e responsável. Desde a época em que nosso fundador, William Lever, há mais de 100 anos, lançou a primeira marca com propósito do mundo, a Sunlight Soap, esse é o modo com que fazemos negócio. 

 

O “Unilever Compass” – nossa estratégia de negócio – foi criado para ajudar a companhia a entregar uma performance superior, impulsionar um crescimento responsável e sustentável, enquanto: 

 

– melhora a saúde do planeta;

– melhora a saúde, a confiança e o bem-estar das pessoas; e

– contribui para um mundo mais justo e socialmente inclusivo.


Redação SuperHiper 


Veja também

Redes realizam ação de ESG

Varejistas oferecem aos clientes opção para ajudar ONGs     A rede de supermercados St. March...

Veja mais
Rede implanta energia renovável em todo o complexo de lojas

88% das unidades já migraram para o mercado livre de energia   O Grupo Pereira, empresa de varejo alimenta...

Veja mais
Logística sustentável em um país continental

Multinacional investe em transporte que emite menos poluentes na região Sudeste   A Marfrig – l&iacu...

Veja mais
JBS cria negócio na área da infraestrutura sustentável

No Carbon vai atender operações das marcas Friboi, Seara e Swift   Em linha com o compromisso Net Z...

Veja mais
Alimentos carbono neutro já são realidade nos supermercados

Com baixo impacto ambiental, produto nacional chega às lojas com ampla demanda também no exterior   ...

Veja mais
BRF e Danone encabeçam ranking do uso de galinhas livres

Monitor de bem-estar animal com 52 empresas atesta que gigantes mundiais como JBS e Cargill têm muito a avan&ccedi...

Veja mais
Campanha une sociedade civil e Estado para correto descarte de embalagem

Entidades e Ministério do Meio Ambiente vão trabalhar em várias frentes para incutir o hábit...

Veja mais
Danone coloca o ESG em primeiro lugar

Conservando o pioneirismo, empresa acaba de receber a certificação de Empresa B no Brasil   Atenta ...

Veja mais
Sustentabilidade é oportunidade para supermercados

Varejo pode ter papel importante na transformação da cadeia de alimentação, mas envolvimento...

Veja mais