Rede implanta energia renovável em todo o complexo de lojas

Leia em 3min 10s

88% das unidades já migraram para o mercado livre de energia

 

O Grupo Pereira, empresa de varejo alimentar com forte atuação nas regiões Sul e Centro-Oeste, anunciou a conversão para uso de energia renovável de todas das lojas das bandeiras Fort Atacadista, de atacarejo, e Supermercados Comper.

 

Hoje, 88% das unidades (69 lojas) já funcionam com energia renovável e a sede da empresa, localizada em Campo Grande (MS), conta com painéis solares para produção de eletricidade. As migrações para o mercado livre de energia iniciaram em 2013.

 

A parceria firmada com a Engie, produtora privada de energia renovável, prevê o fornecimento de energia eólica até 2029. Para 2022, foram contratados 17 megaWatts que já abastecem 69 lojas das duas bandeiras da companhia. Este montante é suficiente para iluminar uma cidade com 76.600 mil casas por dez meses.

 

A potência anual aumentará gradativamente de acordo com a abertura de novas unidades e do consequente crescimento de consumo, com previsão de 18 megaWatts para 2023.

 

Desde 2020, o plano de inauguração de todas as novas lojas das bandeiras Comper e Fort Atacadista contempla o uso de energia renovável – éolica – no funcionamento.

 

O tempo de migração do mercado cativo para o mercado livre varia entre três e seis meses após a ligação da energia, de acordo com as regras das concessionárias de energia que abastecem cada região.

 

“Para a companhia, investir no uso de fontes renováveis de energia é mais do que reduzir o impacto ambiental das nossas atividades. Temos o compromisso de transformar de forma positiva a vida das pessoas e das localidades onde atuamos”, afirma Samuel Mutini, gerente de Energia do Grupo Pereira.

 

A energia vinda dos aerogeradores do conjunto Campo Largo e Umburanas da Engie, localizados no norte da Bahia, tem ainda como vantagem a geração de empregos e desenvolvimento das comunidades locais por meio de 40 projetos ambientais e sociais nos municípios de Sento Sé e Umburanas.

 

A decisão pela entrada no mercado livre de energia, afirma o executivo, faz parte de um planejamento estratégico de eficiência energética de médio prazo nas unidades do grupo e inclui ainda uso de energia fotovoltaica na sede em Campo Grande e em uma filial Fort Atacadista em Cuiabá/MT. Na sede, os painéis solares produzem cerca de 30% da energia consumida. Ao longo de 2020, foram gerados 286 megaWatts de energia. Em 2021, a produção de energia na sede da empresa foi de 260 megaWatts. Em 2022, o grupo inaugurou a primeira usina solar em uma filial Fort Atacadista, na cidade de Cuiabá (MT). Com isso, a geração fotovoltaica acumulada até o fim de fevereiro chegou a 154 megaWatts.

 

O projeto, que começou de forma piloto em 2019, ganhou força e será expandido para unidades Fort Atacadista e Comper localizadas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. “As unidades não serão autossuficientes, mas terão capacidade para gerar cerca de 30% da energia consumida, o que reduz o impacto ambiental”, diz Samuel.

 

Eficiência energética

 

O plano estratégico para eficiência energética no grupo contempla ainda uso de lâmpadas LED em todas unidades – que além de terem maior capacidade de iluminação com a mesma potência consumida, duram mais –, substituição de equipamentos e sistemas de refrigeração antigos por mais modernos (que consomem menos) e o monitoramento do consumo. “Esse projeto prevê a análise e controle do consumo de energia nas lojas, como por exemplo: limitar o horário de uso de toda a capacidade de iluminação e climatização”, explica Samuel.

 

Fonte: Bússola, Exame


Veja também

Logística sustentável em um país continental

Multinacional investe em transporte que emite menos poluentes na região Sudeste   A Marfrig – l&iacu...

Veja mais
JBS cria negócio na área da infraestrutura sustentável

No Carbon vai atender operações das marcas Friboi, Seara e Swift   Em linha com o compromisso Net Z...

Veja mais
Alimentos carbono neutro já são realidade nos supermercados

Com baixo impacto ambiental, produto nacional chega às lojas com ampla demanda também no exterior   ...

Veja mais
BRF e Danone encabeçam ranking do uso de galinhas livres

Monitor de bem-estar animal com 52 empresas atesta que gigantes mundiais como JBS e Cargill têm muito a avan&ccedi...

Veja mais
Campanha une sociedade civil e Estado para correto descarte de embalagem

Entidades e Ministério do Meio Ambiente vão trabalhar em várias frentes para incutir o hábit...

Veja mais
Danone coloca o ESG em primeiro lugar

Conservando o pioneirismo, empresa acaba de receber a certificação de Empresa B no Brasil   Atenta ...

Veja mais
Sustentabilidade é oportunidade para supermercados

Varejo pode ter papel importante na transformação da cadeia de alimentação, mas envolvimento...

Veja mais
Heineken cria instituto inédito voltado às questões de ESG

Uma verba significativa foi direcionada ao projeto pioneiro executado inicialmente no Brasil   Depois de anunciar...

Veja mais
Conheça como o agronegócio encara o ESG

Estudo do IBGC e KPMG com 367 produtores rurais revela como o setor trabalha as questões de governança, am...

Veja mais