Alimentos carbono neutro já são realidade nos supermercados

Leia em 3min 30s

Com baixo impacto ambiental, produto nacional chega às lojas com ampla demanda também no exterior

 

Pequenas e grandes empresas do setor pecuário vêm trabalhando na criação de produtos carbono neutro, com baixo impacto ambiental e um manejo mais sustentável nas cadeias de produção. Práticas inadequadas podem levar a um aumento das emissões de metano ao mesmo tempo em que diminuem e pioram a quantidade produzida.

 

A neutralidade também atende a uma demanda de mercados internacionais por descarbonização. No ano passado, a União Europeia chegou a apresentar uma proposta com o objetivo de proibir a importação de produtos que tenham origem em áreas desmatadas, entre eles, a carne bovina.

 

Na cadeia do leite, formas de manejo dos animais interferem na quantidade produzida e poluem mais o ambiente, de acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Embrapa Gado de Leite. Vacas com temperamento mais arisco emitiram uma quantidade 36,7% maior de metano e produziram menos leite, segundo o estudo.

 

Em julho do ano passado, a Guaraci Agropastoril, de São Paulo, lançou o primeiro leite orgânico e de carbono neutro do país, o NoCarbon. O que diferencia o produto de outros rótulos é a forma de produção do leite, de acordo com um dos sócios da empresa, Luis Fernando Laranja da Fonseca. O NoCarbon não utiliza hormônios no trato do rebanho e agrotóxicos no solo.

 

“Todo o carbono produzido é compensado pela empresa na própria fazenda onde atuamos, com a plantação de árvores nativas”, afirma Laranja da Fonseca. O NoCarbon possui certificações como Carbon Free e Certified Humane Brasil. Para isso, a Guaraci investiu R$ 5 milhões na elaboração de um inventário de emissões que acompanhasse a produção desde a ordenha no campo até a logística de envase e transporte do leite.

 

Baseada na Fazenda da Toca, em Itirapina (SP), a produção do NoCarbon possui 450 animais e chega a 4 mil litros de leite por dia. A Guaraci quer aumentar a produção com uma segunda fazenda, localizada na Bahia, segundo Laranja da Fonseca. O NoCarbon está disponível em 300 pontos de venda, chegando a supermercados do eixo Rio-São Paulo como Casa Santa Luzia, St Marche, Oba Hortifruti e Zona Sul. O produto também deve estar nas lojas do Carrefour em breve, de acordo com a Guaraci. A empresa ainda negocia para entrar nas gôndolas do Grupo Pão de Açúcar e da Cia. Zaffari, do Rio Grande do Sul.

 

A descarbonização também tem movimentado grandes empresas do setor. Para desenvolver uma carne carbono neutro em parceria com a Embrapa Gado de Corte, a Marfrig investiu R$ 10 milhões na criação de uma nova linha de produtos que foi lançada no ano passado, a Viva. O projeto envolveu 12 centros de pesquisa da Embrapa e mais de 150 pesquisadores. O frigorífico terá exclusividade de utilização do selo até 2030, mediante pagamento de royalties. “[O novo produto] responde às demandas dos consumidores, investidores e de toda a comunidade por produtos verdadeiramente sustentáveis”, afirma Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Marfrig.

 

Na certificação criada pela Embrapa, o rebanho é criado nos sistemas silvipastoril ou agrossilvipastoril (integração lavoura-pecuária-floresta). Dessa forma, em uma mesma propriedade podem coexistir a criação de gado e florestas de eucalipto, por exemplo. A primeira fazenda a receber a certificação, localizada em Santa Rita do Pardo (MS), fornece a carne à Marfrig. Além de modificar formas de manejo para obter uma carne produzida de forma mais sustentável, o frigorífico insere aditivos na nutrição dos animais para reduzir a fermentação entérica, diminuindo a emissão de metano.

 

A Marfrig não abre números de produção, que ainda é pequena, mas Pianez afirma que a quantidade deve aumentar “significativamente” em breve. O frigorífico pretende lançar ainda em 2022 também a carne de baixo carbono. Por ora, a linha Viva alcança apenas o mercado interno, mas também poderá entrar no portfólio de produtos exportados, de acordo com informação da empresa.

 

Fonte: Valor


Veja também

BRF e Danone encabeçam ranking do uso de galinhas livres

Monitor de bem-estar animal com 52 empresas atesta que gigantes mundiais como JBS e Cargill têm muito a avan&ccedi...

Veja mais
Campanha une sociedade civil e Estado para correto descarte de embalagem

Entidades e Ministério do Meio Ambiente vão trabalhar em várias frentes para incutir o hábit...

Veja mais
Danone coloca o ESG em primeiro lugar

Conservando o pioneirismo, empresa acaba de receber a certificação de Empresa B no Brasil   Atenta ...

Veja mais
Sustentabilidade é oportunidade para supermercados

Varejo pode ter papel importante na transformação da cadeia de alimentação, mas envolvimento...

Veja mais
Heineken cria instituto inédito voltado às questões de ESG

Uma verba significativa foi direcionada ao projeto pioneiro executado inicialmente no Brasil   Depois de anunciar...

Veja mais
Conheça como o agronegócio encara o ESG

Estudo do IBGC e KPMG com 367 produtores rurais revela como o setor trabalha as questões de governança, am...

Veja mais
Rede conclui processo para rastrear a carne de ponta a ponta

Protocolos feitos com IDH e CNA resultam na adoção de modelos sustentáveis na cadeia pecuári...

Veja mais
Coca-Cola Brasil e ANCAT fecham acordo para colocar catadores no centro da economia circular

Acordo inédito prevê ações objetivas para o aumento da participação da categori...

Veja mais
Indústria revê processos para ampliar agenda ESG

Segmentos distintos da economia focam em produção sustentável, atendendo à investidores e cl...

Veja mais