Redes realizam ação de ESG

Leia em 5min

Varejistas oferecem aos clientes opção para ajudar ONGs

 

 

A rede de supermercados St. Marche vai apoiar a ONG CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional), que desenvolve atividades com crianças e adolescentes desnutridos, especialmente moradores de comunidades socioeconomicamente vulneráveis em São Paulo. E o Empório Santa Maria, que faz parte do grupo St. Marche, vai apoiar a ONG AFESU, que promove educação e capacitação profissional para meninas e mulheres de 8 a 24 anos.

 

“É fundamental para nós, do Grupo Marche, usarmos a nossa rede para apoiar causas e contribuir positivamente para a sociedade”, conta Bernardo Ouro Preto, CEO do Grupo Marche. “A partir da parceria com o Movimento Arredondar, podemos oferecer aos nossos clientes uma oportunidade simples e descomplicada de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, o que vai de encontro com os nossos valores principais.”

 

Serrano, rede de supermercados e atacados localizada na Grande São Paulo, também aderiu às microdoações para incentivar o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes. A parceria apoia a Associação Beneficente Lar do Caminho, que já acolheu e educou mais de mil crianças no Estado de São Paulo.

 

Já a Ecoville – maior rede de franquias especialista em produtos de limpeza no Brasil – traz a questão da saúde e bem-estar como pilar da empresa e por isso, escolheu a organização Doutores da Alegria, que tem como objetivo introduzir a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais, para destinar as doações arredondadas.

 

A parceria com a loja Amoreira, localizada em São Paulo, traz outra novidade: além de arredondar e doar centavos, o cliente pode fazer uma doação adicional totalizando até R$ 10 reais doados em prol da educação e sustentabilidade. A ONG apoiada é a Associação Ação Vida, que realiza projetos socioeducativos de sustentabilidade ambiental como o Tampinha Legal, apoiado diretamente pela Amoreira, ajudando a coletar tampinhas para reciclagem, o que gera recursos para os projetos sociais da entidade.

 

“Ao tornar-se parceira do Arredondar, a empresa compartilha um canal que fala com milhares de consumidores. Dessa forma, trazemos a possibilidade de doar para suas rotinas, de forma acessível, fácil e transparente. E esse recurso coletivo potencializa o impacto das organizações apoiadas“, explica a diretora executiva do Movimento Arredondar, Beatriz Bouskela.

 

Os recursos doados por meio da parceria com o Movimento Arredondar são institucionais e podem ser aplicados com autonomia pela organização para pagar custos administrativos ou investir nos projetos específicos. Assim, as doações transformam-se de acordo com a necessidade da organização.

 

”Com o Movimento Arredondar, nós podemos ter acesso não só a recursos que colaboram com a sustentabilidade da organização, mas também conhecer marcas e pessoas que compartilham da causa da saúde e valorizam o desenvolvimento humano. Esse apoio possibilita continuar o trabalho do CREN com o propósito de combater a desnutrição infantojuvenil”, afirma Sônia Maria Bonici – Gestora de Relações Institucionais da CREN.

 

Sobre as ONGs beneficiadas

 

CREN

 

O CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional) atua desde 1993 na recuperação de crianças e adolescentes desnutridos, especialmente moradores de comunidades socioeconomicamente vulneráveis, atuando no diagnóstico, tratamento, pesquisa e ensino relativo à desnutrição infanto-juvenil. Com duas unidades em São Paulo e equipes de atividades comunitárias que promovem atendimento em UBSs, a organização já atendeu mais de 5 mil pessoas.

 

AFESU

 

A AFESU é uma das primeiras organizações sociais do país a atuar com educação e qualificação profissional nas áreas de Gastronomia, Enfermagem, Gestão e Tecnologia, 100% gratuita e exclusiva para mulheres, de 8 a 24 anos, com o objetivo de inseri-las no mercado de trabalho e torná-las líderes transformadoras de suas realidades. Já atendeu mais de 650 meninas e mulheres.

 

Associação Beneficiente Lar do Caminho

 

Fundada em 1974, em São Paulo, por um grupo de voluntários que assumiram a responsabilidade pela moradia, alimentação e educação de crianças, a ONG dedica-se não só a abrigar, mas especialmente estimular o desenvolvimento educacional, recepcionando cerca de 180 crianças na creche e oferecendo apoio escolar no contraturno.

 

Doutores da Alegria

 

O Doutores da Alegria é uma ONG que utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos e ambientes adversos. A instituição amplia canais de diálogos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas.

 

Associação Ação Vida

 

A Associação Ação Vida atua na Região do Cabuçu, em Guarulhos. Desde 2002, fortalece vínculos sociais através de projetos socioeducativos que constroem e desenvolvem repertório social, cultural e profissional.

 

Sobre o Movimento Arredondar

 

Fundada em 2011 pelo economista, investidor e empreendedor social Ari Weinfeld, a ONG tem a missão de fortalecer a cultura de doação e levantar recursos para ONGs que atuam em diferentes causas e localidades. A iniciativa conta com parceiros de tecnologia e jurídico para implementar o modelo de microdoação nos canais de pagamento de lojas físicas, e-commerce e também fatura de cartão de crédito. Até aqui, cerca de 40 milhões de arredondamentos já foram realizados em parceria com marcas como: Burger King Brasil, Petz, GOL Linhas Aéreas, Pão de Açúcar, Minuto, Quitanda, Extraplus Supermercados, Popeyes, NK Store, Corello, Shoulder, Track&Field, Tricard, Havaianas, Raus Café, Nunu Moves e Privalia.

 

Fonte: Times Brasilia


Veja também

Rede implanta energia renovável em todo o complexo de lojas

88% das unidades já migraram para o mercado livre de energia   O Grupo Pereira, empresa de varejo alimenta...

Veja mais
Logística sustentável em um país continental

Multinacional investe em transporte que emite menos poluentes na região Sudeste   A Marfrig – l&iacu...

Veja mais
JBS cria negócio na área da infraestrutura sustentável

No Carbon vai atender operações das marcas Friboi, Seara e Swift   Em linha com o compromisso Net Z...

Veja mais
Alimentos carbono neutro já são realidade nos supermercados

Com baixo impacto ambiental, produto nacional chega às lojas com ampla demanda também no exterior   ...

Veja mais
BRF e Danone encabeçam ranking do uso de galinhas livres

Monitor de bem-estar animal com 52 empresas atesta que gigantes mundiais como JBS e Cargill têm muito a avan&ccedi...

Veja mais
Campanha une sociedade civil e Estado para correto descarte de embalagem

Entidades e Ministério do Meio Ambiente vão trabalhar em várias frentes para incutir o hábit...

Veja mais
Danone coloca o ESG em primeiro lugar

Conservando o pioneirismo, empresa acaba de receber a certificação de Empresa B no Brasil   Atenta ...

Veja mais
Sustentabilidade é oportunidade para supermercados

Varejo pode ter papel importante na transformação da cadeia de alimentação, mas envolvimento...

Veja mais
Heineken cria instituto inédito voltado às questões de ESG

Uma verba significativa foi direcionada ao projeto pioneiro executado inicialmente no Brasil   Depois de anunciar...

Veja mais