Coca-Cola Brasil e ANCAT fecham acordo para colocar catadores no centro da economia circular

Leia em 3min 10s

Acordo inédito prevê ações objetivas para o aumento da participação da categoria na coleta seletiva e reciclagem de embalagens nos estados e municípios brasileiro

 

 

Um passo importante foi dado rumo à efetividade da economia circular no Brasil, junto com a participação dos catadores de materiais recicláveis. Este é o objetivo principal do termo de cooperação assinado entre a Coca Cola Brasil e a ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – nesta quarta-feira (23), em evento realizado em Brasília.

 

Um dos principais tópicos do acordo, assinado por Victor Bicca, diretor de relações governamentais da Coca-Cola Brasil, e por Roberto Rocha, catador e presidente da ANCAT, prevê o aumento do volume de embalagens recicladas pelas cooperativas e associações. Entre as estratégias para alcançar esse objetivo, estão parcerias como a que será feita com o Sustenta PET e a Solar Coca-Cola.

 

“As primeiras cooperativas do país foram apoiadas pela Coca-Cola, no começo dos anos 90. E desde lá temos uma grande parceria com a ANCAT e com o Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis (MNCR)”, relembrou Bicca, diretor da empresa. “A nossa ideia é reforçar e revigorar esta parceria e, principalmente, fortalecer a participação dos catadores na gestão dos resíduos do Brasil”. explicou.

 

Outro ponto central no termo de cooperação é o desenvolvimento, em articulação com o governo federal, de um modelo de rastreabilidade de embalagens que favoreça a participação das organizações de catadores. Com isso, haverá o aperfeiçoamento dos processos de trabalho e a melhorados rendimentos da categoria.

 

“Este acordo coloca os catadores no centro da discussão sobre o mercado de materiais recicláveis, dentro da economia circular, que é uma área importante e fundamental”, explicou Rocha. “Assim poderemos avançar na profissionalização e na participação efetiva da categoria na cadeia de reciclagem em todo o Brasil”, disse o presidente da ANCAT.

 

Referência internacional

 

O Brasil é referência internacional na organização dos catadores e no alto resultado de reciclagem. É o campeão no reaproveitamento de latinhas, com o índice de 98%. A Coca-Cola vem introduzindo no mercado cada vez mais embalagens recicláveis.

 

“O trabalho dos catadores é fundamental nesse processo e merece ser mais reconhecido”, destacou Bicca, que também é presidente da ABIR – Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas.

 

A meta da empresa é alcançar 100 % de embalagens recicladas até 2030. As garrafinhas da água Crystal, por exemplo, estão sendo fabricadas com uma resina totalmente reciclável.

 

Empreendedorismo

 

“O catador é um empreendedor. Nós que alimentamos essa cadeia produtiva. É um trabalho que precisa ser valorizado e profissionalizado”, apontou Roberto Rocha. Estima-se que existam 800 mil catadores no país.

 

“Essa parcerias, neste contexto de responsabilidade compartilhada, incentivam a inclusão socioprodutiva”, reforçou Aline Souza, presidente do Sindicato dos Catadores no DF.

 

 

O acordo também inclui o desenvolvimento de parcerias com Estados e Municípios para a participação de cooperativas e catadores avulsos em programas de coleta seletiva. Assim como o fortalecimento da educação ambiental nas cidades.  O termo de cooperação também propõe a melhoria contínua do design de embalagens, diminuindo o uso energia e matéria-prima. A meta da Coca-Cola é a redução gradativa de embalagens com baixo índice de reciclagem, até a sua substituição por completo.

 

Participaram da cerimônia de assinatura representantes da FEMSA, Ambev, AFBCC – Associação dos Fabricantes Brasileiros de Coca Cola, ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas, AV Ambiental e ABRALATAS – Associação Brasileira de Produtores de lata de alumínio para bebidas.

Fonte: Correio Braziliense


Veja também

Indústria revê processos para ampliar agenda ESG

Segmentos distintos da economia focam em produção sustentável, atendendo à investidores e cl...

Veja mais
Ambev dá um passo importante na economia circular

Companhia está em contato direto com startups para implantar ações sustentáveis atraentes ao...

Veja mais
Coca-Cola endurece meta global de sustentabilidade

Grupo praticamente dobra a meta e antecipa seu cumprimento em 5 anos para ajudar o planeta   De olho na redu&cced...

Veja mais
Unilever adere a importante tratado ambiental da ONU

Iniciativa histórica representa o mais significativo passo desde o acordo de Paris     A Unilever Br...

Veja mais
Para os consumidores, supermercados podem fazer muito mais pela sustentabilidade

Estudo mostra que 67% dos americanos acreditam que as lojas do setor precisam melhorar suas iniciativas em prol do meio ...

Veja mais
ESG depende de padrões globais para avançar entre as corporações

Maior desafio está na definição de parâmetros para a divulgação de dados, diz K...

Veja mais
JBS e Banco do Brasil vão financiar ações de sustentabilidade para pecuaristas

Escritórios verdes da companhia farão a intermediação entre ruralistas e o BB para custear p...

Veja mais
Ambev aplica tecnologia para tornar materiais de pontos de venda mais sustentáveis

Buscando valorizar a cadeia e dar um novo destino aos rejeitos que iriam para o aterro, a Ambev importou de Israel ...

Veja mais
A sustentabilidade chega aos perfumes

Multinacional inicia amplo projeto na Espanha com etanol capturado por carbono. Em breve, produto estará nas...

Veja mais