Para os consumidores, supermercados podem fazer muito mais pela sustentabilidade

Leia em 1min 40s

Estudo mostra que 67% dos americanos acreditam que as lojas do setor precisam melhorar suas iniciativas em prol do meio ambiente

 

Os consumidores americanos acreditam que as redes de supermercados podem fazer muito mais para tornar suas lojas mais sustentáveis. De acordo com um estudo realizado pela Retail Insight, 67% dos consumidores acreditam que os supermercados precisam melhorar sua “pegada ambiental”, enquanto apenas 6% disseram crer que o setor está fazendo tudo o que pode para ser sustentável.

 

Isso mostra que o comportamento sustentável dos consumidores não vem sendo acompanhado pelo varejo. O estudo mostra que 77% dos americanos adotaram hábitos mais sustentáveis nos últimos 12 meses, sendo que no público entre 25 e 34 anos esse número chega a 88%.

 

Outro ponto importante é que uma postura genuinamente preocupada com sustentabilidade pode gerar resultados financeiros palpáveis para o varejo. Pouco mais da metade dos consumidores afirmaram ser mais fiéis a marcas que eles percebem como tendo uma postura ESG mais sólida. Quase 50% dos entrevistados se sentiriam bem em pagar mais por itens sustentáveis, uma vez que isso ajudaria a preservar o meio ambiente. Por outro lado, 54% dos consumidores acham que as redes de supermercados fazem o mínimo necessário para dizer que se preocupam com sustentabilidade – somente 6% acreditam que o setor tem uma preocupação genuína em salvar o planeta.

 

Para Paul Boyle, CEO da Retail Insights, os números trazem um alerta. “É mais importante do que nunca que as iniciativas de sustentabilidade dos supermercados avancem além do discurso”, afirma. “Isso não impacta somente as vendas, mas redefine a fidelidade do consumidor”, acrescenta. Entre os pontos que o varejo deveria atacar prioritariamente estão o excesso de embalagens nos produtos (um problema para 70% dos consumidores) e a sustentabilidade de suas cadeias de suprimentos (item apontado por 56% dos entrevistados).

 

Redação SuperHiper 


Veja também

ESG depende de padrões globais para avançar entre as corporações

Maior desafio está na definição de parâmetros para a divulgação de dados, diz K...

Veja mais
JBS e Banco do Brasil vão financiar ações de sustentabilidade para pecuaristas

Escritórios verdes da companhia farão a intermediação entre ruralistas e o BB para custear p...

Veja mais
Ambev aplica tecnologia para tornar materiais de pontos de venda mais sustentáveis

Buscando valorizar a cadeia e dar um novo destino aos rejeitos que iriam para o aterro, a Ambev importou de Israel ...

Veja mais
A sustentabilidade chega aos perfumes

Multinacional inicia amplo projeto na Espanha com etanol capturado por carbono. Em breve, produto estará nas...

Veja mais
Nestlé patrocina projeto de reciclagem de embalagem

Consumidor é beneficiado ao participar de Programa de Fidelidade ambiental   Comprada pelo grupo Ambi...

Veja mais
Juiz suspende gratuidade de sacolas plásticas em município fluminense

Ação proposta por associação de supermercados defende meio ambiente   A Associa&ccedi...

Veja mais
Nestlé distribui R$ 3 milhões em campanha de incentivo à reciclagem

Em parceria com a startup Yattó, a multinacional quer acelerar o processo de economia circular e valorizar as coo...

Veja mais
JBS evolui ano a ano em ranking global de ESG

Segunda maior empresa global de alimentos está no caminho de cumprir suas metas ambientais   Quatro empres...

Veja mais
Consumidor brasileiro está mais ligado à sustentabilidade dos alimentos

Estudo global da Cargill aponta aumento da busca por origem e práticas corretas dos produtores na hora das compra...

Veja mais