Unilever adere a importante tratado ambiental da ONU

Leia em 4min 30s

Iniciativa histórica representa o mais significativo passo desde o acordo de Paris

 

 

A Unilever Brasil acompanhou, junto a chefes de Estado, ministros do Meio Ambiente e outros representantes de 175 nações, a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente e anuncia que é parte do Tratado Global do Plástico, cuja criação foi aprovada durante o encontro (UNEA-5).

 

O documento, que terá vínculo jurídico e é considerado o pacto “verde” multilateral mais importante desde o Acordo de Paris, é uma resolução histórica para combater a poluição plástica e estruturar um acordo internacional até 2024 se concentrando em duas grandes frentes: reciclagem e redução do uso de plástico virgem.

 

O Tratado é um marco importante para o Brasil, quarto país que mais produz plástico no mundo, com 11,355 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia, segundo levantamento do WWF (Fundo Mundial para a Natureza) com números do Banco Mundial. 

 

Atuante nesse cenário, a Unilever quer usar sua escala e influência para criar mudanças positivas muito além de suas portas. A companhia sabe do seu papel fundamental na condução de inovações para reduzir o uso de plástico virgem, tornar as embalagens mais recicláveis e impulsionar a economia circular, que olha para todo o ciclo de vida do plástico, valorizando o material após seu uso reintegrando-o à cadeia de produção.

 

O fluxo de plástico para o meio ambiente deve ser interrompido, pois seu lugar é na economia, e um Tratado Global sobre poluição plástica, com padrões para a redução de uso de plástico virgem e aumento da reciclagem em sua essência, facilitará discussões abertas sobre todo o ciclo de vida do plástico, incluindo sua produção, design e descarte. É também um endosso aos compromissos globais que a companhia tem anunciado desde 2017.

 

A jornada da Unilever Brasil para o uso sustentável do plástico tem avançado a cada ano e influenciado a circularidade do material no país. Entre 2018 e 2021, a companhia reduziu o uso de aproximadamente 18 mil toneladas de plástico virgem em suas embalagens, equivalente ao peso de 65 das maiores aeronaves comerciais, ou a quase 80 piscinas olímpicas cheias de garrafas.

 

A Unilever é pioneira em utilizar resina pós-consumo em larga escala, atribuindo valor ao plástico após seu consumo e combatendo diretamente a poluição plástica; em vez de ser descartado em aterros, o material é coletado por cooperativas, catadores e outros parceiros, processado e transformado pela Unilever para retornar como uma nova embalagem. Atualmente, todas as marcas de produtos para limpeza da casa, e muitos dos produtos de higiene pessoal, como xampus, condicionadores, cremes para pentear e cremes de tratamento da companhia utilizam resina reciclada em suas embalagens. 

 

“O Tratado tem o objetivo de sensibilizar governos e a sociedade em geral sobre o uso e o descarte correto do plástico virgem e, certamente, ajudará a acelerar a transição de uma economia linear para uma economia circular efetiva, reduzindo a produção do material no mundo e criando condições adequadas para acelerar o crescimento de novos modelos de negócios, formatos e disponibilidade de plástico pós-consumo (PCR). Como negócio, estamos buscando grandes transformações na redução de uso de plástico virgem e este é um importante passo que apoiará empresas como a Unilever a avançar em sua trajetória de redução e a fortalecer a cadeia circular do plástico”, disse Suelma Rosa, head de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Unilever Brasil.  

 

Em 2018, a companhia inovou com a marca TRESemmé ao lançar as garrafas mais leves do mercado, substituindo o plástico virgem por reciclado nas embalagens. Desde então, foram vários progressos como o alcançado pela marca OMO com o produto OMO para Diluir, que já utiliza 72% menos plástico na comparação com OMO Líquido. Outro exemplo é a marca Love, Beauty and Planet, cujos produtos possuem frascos de plástico 100% reciclados e recicláveis. Em 2021, foi a vez da marca Arisco chegar a cinco toneladas de plástico 100% reciclável ao inovar, desde 2020, nas embalagens de sua linha de temperos. 

 

O planejamento da Unilever para a sustentabilidade do plástico nos próximos anos é amplo. Nas metas do pilar “Um mundo livre de resíduos” do Unilever Compass – plano de negócio da empresa –, a companhia se compromete a reduzir pela metade o uso de plástico virgem em suas embalagens até 2025, reduzindo cerca de 100 mil toneladas de plástico em todo o mundo, equivalente ao peso de mais de 8 mil ônibus de dois andares em todos os países em que opera. Outra meta é garantir que todas as embalagens da companhia sejam totalmente reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis. 

 

Uma das partes mais inovadoras da estratégia da empresa – e elemento essencial para atingir suas metas – é usar outros materiais e a diretriz adotada pela companhia envolve 3 esferas: 1) Menos plástico, 2) Melhor plástico, 3) Nenhum plástico. Isto significa repensar como os produtos são projetados, desenvolvendo novos modelos de negócios, novo design de embalagens, e novas experiências de compra para os consumidores, substituindo o plástico por opções como metais, papel e vidro.


Redação SuperHiper 


Veja também

Para os consumidores, supermercados podem fazer muito mais pela sustentabilidade

Estudo mostra que 67% dos americanos acreditam que as lojas do setor precisam melhorar suas iniciativas em prol do meio ...

Veja mais
ESG depende de padrões globais para avançar entre as corporações

Maior desafio está na definição de parâmetros para a divulgação de dados, diz K...

Veja mais
JBS e Banco do Brasil vão financiar ações de sustentabilidade para pecuaristas

Escritórios verdes da companhia farão a intermediação entre ruralistas e o BB para custear p...

Veja mais
Ambev aplica tecnologia para tornar materiais de pontos de venda mais sustentáveis

Buscando valorizar a cadeia e dar um novo destino aos rejeitos que iriam para o aterro, a Ambev importou de Israel ...

Veja mais
A sustentabilidade chega aos perfumes

Multinacional inicia amplo projeto na Espanha com etanol capturado por carbono. Em breve, produto estará nas...

Veja mais
Nestlé patrocina projeto de reciclagem de embalagem

Consumidor é beneficiado ao participar de Programa de Fidelidade ambiental   Comprada pelo grupo Ambi...

Veja mais
Juiz suspende gratuidade de sacolas plásticas em município fluminense

Ação proposta por associação de supermercados defende meio ambiente   A Associa&ccedi...

Veja mais
Nestlé distribui R$ 3 milhões em campanha de incentivo à reciclagem

Em parceria com a startup Yattó, a multinacional quer acelerar o processo de economia circular e valorizar as coo...

Veja mais
JBS evolui ano a ano em ranking global de ESG

Segunda maior empresa global de alimentos está no caminho de cumprir suas metas ambientais   Quatro empres...

Veja mais