Ambev dá um passo importante na economia circular

Leia em 2min 30s

Companhia está em contato direto com startups para implantar ações sustentáveis atraentes aos clientes

 

Diante do desafio que o segmento de produção e distribuição enfrenta para se tornar mais sustentável, a Ambev está apostando na economia circular, onde nada se desperdiça. Tudo se recicla e se reaproveita. Há anos, a empresa tenta fazer decolar sua operação de embalagens retornáveis – enquanto 95% das latinhas de alumínio são recicladas, entre as garrafas de vidro, de cervejas, o índice fica abaixo de 20%.


-Nossa meta é, até 2025, ter pelo menos 50% da matéria-prima utilizada na produção dos vasilhames vindos de material reciclado -conta o vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da companhia, Rodrigo Figueiredo, acrescentando que, hoje, esse percentual é de 40%.


Como conseguir isso é o ‘X’ da questão, pois já são décadas de tentativas não tão bem-sucedidas. Ciente de que ninguém mais quer andar por aí com garrafas tilintando na sacola e que nem sempre há espaço em casa para guardar garrafas, a empresa criou o “casco
virtual”.

 

Qualquer um que comprar garrafas de cerveja pode deixá-las no estabelecimento perto da sua casa, cadastrado, e ter “vasilhames virtuais”, que geram créditos, computados em um aplicativo. Assim, não precisa nem se deslocar por longas distâncias com objetos pesados nem trocar o engradado na hora-pode usar depois o crédito, na compra em outros lugares.


A iniciativa está em fase de teste ainda, mas a empresa espera, nos próximos anos, que ela alcance dimensões nacionais. Outra frente importante para a empresa é eliminar qualquer plástico que não seja biodegradável. O guaraná Antártica é o único que tem, desde o ano passado, quando o produto chegou ao centenário, 100% das garrafas feitas com plástico reciclável.


O alvo da vez são as embalagens que envelopam os pacotes de bebidas, conhecidas como shrink. Além de serem feitas de plástico, elas levam tinta, o que impedia sua reciclagem. Graças a uma tecnologia desenvolvida por uma das startups parceiras, a Deink Brasil, foi possível separar a tinta do plástico.


A parceria com startups é um trunfo da Ambev para tirar suas ideias do papel e tornar as metas de sustentabilidade factíveis. Essas parcerias são feitas por meio de projetos de aceleração – quando a startup recebe apoio financeiro e mentoria para
apoiar e expandir seu negócio. Pelas contas de Figueiredo, mais de 50 startups foram aceleradas e R$ 15 milhões já foram investidos.

Em outra frente, a empresa se prepara para lançar máquinas de reposição das bebidas, como um refil. A dificuldade é garantir a higienização das embalagens quando o consumidor chegar ao ponto de venda para comprar só o líquido. Por isso, o projeto, que ainda está sendo desenvolvido por uma dessas startups parceiras, a Avoid, vai passar pelo crivo e aprovação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Fonte: O Globo


Veja também

Coca-Cola endurece meta global de sustentabilidade

Grupo praticamente dobra a meta e antecipa seu cumprimento em 5 anos para ajudar o planeta   De olho na redu&cced...

Veja mais
Unilever adere a importante tratado ambiental da ONU

Iniciativa histórica representa o mais significativo passo desde o acordo de Paris     A Unilever Br...

Veja mais
Para os consumidores, supermercados podem fazer muito mais pela sustentabilidade

Estudo mostra que 67% dos americanos acreditam que as lojas do setor precisam melhorar suas iniciativas em prol do meio ...

Veja mais
ESG depende de padrões globais para avançar entre as corporações

Maior desafio está na definição de parâmetros para a divulgação de dados, diz K...

Veja mais
JBS e Banco do Brasil vão financiar ações de sustentabilidade para pecuaristas

Escritórios verdes da companhia farão a intermediação entre ruralistas e o BB para custear p...

Veja mais
Ambev aplica tecnologia para tornar materiais de pontos de venda mais sustentáveis

Buscando valorizar a cadeia e dar um novo destino aos rejeitos que iriam para o aterro, a Ambev importou de Israel ...

Veja mais
A sustentabilidade chega aos perfumes

Multinacional inicia amplo projeto na Espanha com etanol capturado por carbono. Em breve, produto estará nas...

Veja mais
Nestlé patrocina projeto de reciclagem de embalagem

Consumidor é beneficiado ao participar de Programa de Fidelidade ambiental   Comprada pelo grupo Ambi...

Veja mais
Juiz suspende gratuidade de sacolas plásticas em município fluminense

Ação proposta por associação de supermercados defende meio ambiente   A Associa&ccedi...

Veja mais