A sustentabilidade chega aos perfumes

Leia em 4min

Multinacional inicia amplo projeto na Espanha com etanol capturado por carbono. Em breve, produto estará nas prateleiras

 

A Coty, uma das maiores empresas de beleza do mundo e com portfólio de icônicas marcas em fragrâncias, iniciou globalmente a produção dos primeiros perfumes feitos a partir do etanol capturado por carbono.

 

A fabricação começou antes do previsto, na unidade da companhia localizada na cidade de Granollers, Espanha. A expectativa é que os primeiros perfumes cheguem às lojas nos próximos meses.

 

A iniciativa faz parte do plano da Coty de promover a integração do etanol sustentável ao seu portfólio de perfumes até o final do próximo ano.

 

A fabricação das fragrâncias pela Coty tem como base a utilização do etanol CarbonSmart™, produzido pela empresa LanzaTech, líder no fornecimento de ingredientes sustentáveis a partir da captura e fermentação do CO² emitido pela atividade industrial antes de ser liberado na atmosfera.

 

A fábrica da Coty em Granollers recebeu em janeiro a primeira entrega, que totalizou mais de 20 toneladas métricas de etanol capturado por carbono. A parceria entre as duas empresas foi anunciada em março do ano passado.

 

O etanol é o principal ingrediente utilizado em volume para a produção de fragrâncias da Coty. Ao transformar o carbono em uma nova fonte de etanol, a Coty e a LanzaTech desenvolveram soluções inovadoras voltadas à redução do impacto ambiental da indústria da beleza.

 

O etanol capturado por carbono envolve quase zero consumo de água e reduz a necessidade de terras agrícolas, limitando o impacto da Coty na biodiversidade e reduzindo as emissões de carbono da empresa relacionadas à produção de fragrâncias.

 

Quem está à frente deste projeto na Coty é a recém-nomeada diretora científica, dra. Shimei Fan, que ingressou na empresa no mês passado. Fan aproveitou para destacar a novidade: “O lançamento acelerado de fragrâncias da Coty feitas com etanol a partir da captura de carbono representa o avanço inovador em sustentabilidade pelo qual me juntei à empresa”.

 

“Este empolgante passo à frente na jornada de sustentabilidade da Coty demonstra nossa capacidade de atender e superar as ambiciosas metas que estabelecemos para o futuro na frente de sustentabilidade. Estamos no caminho de integrar o etanol capturado por carbono na maior parte de nosso portfólio de fragrâncias antes de nossa ambiciosa meta de 2023, colocando a Coty na vanguarda da inovação em fragrâncias sustentáveis. Estou ansiosa por muitas outras realizações à medida que continuamos a cumprir nossa estratégia de sustentabilidade”, explica Fan.

 

Os cientistas da Coty trabalharam em conjunto com profissionais da LanzaTech e parceiros por dois anos para desenvolver um etanol sustentável de alta pureza adequado para uso em fragrâncias. Esse etanol atende às rígidas especificações da Coty para uso em perfumaria e está em conformidade com produtos similares de forma a ser considerado um marco no desenvolvimento de fragrâncias.

 

“Estamos orgulhosos em realizar a nossa primeira entrega de etanol com captura de carbono para a Coty antes do previsto”, disse a dra. Jennifer Holmgren, CEO da LanzaTech.

 

“Após dois anos trabalhando em conjunto para desenvolver um etanol de alta pureza adequado para uso em fragrâncias finas, também estamos entusiasmados em ver a Coty trazer ao mercado as primeiras fragrâncias distribuídas globalmente feitas a partir do etanol CarbonSmart™ de forma que os consumidores possam escolher produtos feitos de carbono reciclado”, diz a executiva.

 

Sobre a Coty

 

Fundada em Paris em 1904, a Coty é uma das maiores empresas de beleza do mundo. Com portfólio de marcas consagradas em fragrâncias, maquiagens e esmaltes, cuidados com pele e corpo, a empresa atende clientes em todo o mundo e está presente em cerca de 130 países.

 

A Coty e as suas marcas estimulam o empoderamento das pessoas para que se expressem livremente, criando suas próprias visões de beleza; além de serem comprometidas em fomentar positivo impacto no planeta. Saiba mais no site.

 

No Brasil, o Grupo Coty atua com marcas globais do portfólio da companhia, como no segmento de fragrâncias. E possui como diferencial várias marcas locais, entre as quais Monange, Risqué, Bozzano, Paixão e Cenoura & Bronze.

 

No País, a operação conta com aproximadamente 2,4 mil funcionários alocados em suas empresas, localizadas no Estado de São Paulo (área de Pesquisa e Desenvolvimento e sede administrativa); no Estado de Goiás (fábrica Savoy e o principal centro de distribuição); e no Estado do Rio de Janeiro (centro de distribuição). Acesse nossos canais locais no LinkedIn e Instagram.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Nestlé patrocina projeto de reciclagem de embalagem

Consumidor é beneficiado ao participar de Programa de Fidelidade ambiental   Comprada pelo grupo Ambi...

Veja mais
Juiz suspende gratuidade de sacolas plásticas em município fluminense

Ação proposta por associação de supermercados defende meio ambiente   A Associa&ccedi...

Veja mais
Nestlé distribui R$ 3 milhões em campanha de incentivo à reciclagem

Em parceria com a startup Yattó, a multinacional quer acelerar o processo de economia circular e valorizar as coo...

Veja mais
JBS evolui ano a ano em ranking global de ESG

Segunda maior empresa global de alimentos está no caminho de cumprir suas metas ambientais   Quatro empres...

Veja mais
Consumidor brasileiro está mais ligado à sustentabilidade dos alimentos

Estudo global da Cargill aponta aumento da busca por origem e práticas corretas dos produtores na hora das compra...

Veja mais
Heineken prioriza ESG ao criar vice-presidência de Sustentabilidade

Executivo vai desenvolver estratégias diferenciadas para as marcas com base no propósito e nos valores da ...

Veja mais
Ambev já comercializa cerveja em garrafa feita 100% com cacos de vidro

Medida sustentável e circular provoca uma redução na emissão de gases de efeito estufa em to...

Veja mais
DMCard compensa emissões de carbono através da Moss

A compensação total dos gases gerados nas tarefas administrativas, conservará milhares de ár...

Veja mais
Ecobot Nestlé facilita a busca por pontos de descarte e coleta seletiva

Em mais uma ação para celebrar os 100 anos da Nestlé no Brasil, o Ecobot da marca, criado para auxi...

Veja mais