Nestlé distribui R$ 3 milhões em campanha de incentivo à reciclagem

Leia em 3min

Em parceria com a startup Yattó, a multinacional quer acelerar o processo de economia circular e valorizar as cooperativas

 

 

Através da promoção Renove seus Sonhos, a Nestlé une o cuidado com seus consumidores aos seus compromissos de sustentabilidade e realiza uma ação especial de apoio a cooperativas de reciclagem espalhadas pelo Brasil. A ação, conduzida em parceria com a startup Yattó, especializada em soluções de economia circular e logística reversa, vai realizar a coleta de materiais recicláveis em mais de 52 locais fixos e outros 600 pontos itinerantes distribuídos entre as lojas parceiras da companhia em 98 cidades.

 

O projeto vai dar um novo destino aos resíduos através de cooperativas distribuídas em mais de 30 cidades e do apoio de cerca de 900 catadores e catadoras de recicláveis. Com a doação dos materiais coletados e a contratação dos seus serviços durante a campanha, a Nestlé vai contribuir para gerar renda e condições mais dignas de trabalho aos trabalhadores.

 

Além dessa ação, a Nestlé vai fazer uma doação para iniciativas de reciclagem a cada cadastro realizado pelos consumidores na promoção. O objetivo é atingir R$ 1 milhão em doações e a porcentagem doada pode ser acompanhada em tempo real no “reciclômetro” disponível no site da promoção.

 

As iniciativas integram uma jornada de longo prazo da Nestlé para apoiar as cadeias de reciclagem no Brasil. Atualmente, apenas 3% do lixo no país é reciclado — e as cooperativas são responsáveis pela coleta de 90% de todos esses resíduos recicláveis, segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

 

“Esse desafio envolve muitas frentes: precisamos de mais inovação no setor de embalagens recicláveis, de uma estrutura para reciclagem mais robusta e capilar que reconheça o trabalho dos catadores e cooperativas, e de uma maior conscientização e mobilização das pessoas com a reciclagem. Não existe lixo, afinal, quase todo resíduo quando tratado corretamente pode virar uma oportunidade de renda para alguém. Por isso, queremos fazer uma contribuição para a sociedade, apoiando catadores e catadoras no Brasil para que eles consigam atuar como empreendedores sociais e agentes socioambientais, entendendo a importância do trabalho que exercem. Com a promoção Nestlé, temos a oportunidade de apoiar a geração de renda para eles e ao mesmo tempo conscientizar o público”, diz Barbara Sapunar, Head de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé Brasil.

 

“As cooperativas participantes serão remuneradas pela venda dos materiais que vão ser reciclados e também pelo serviço de retirada, classificação e separação. Além disso, a tecnologia e os programas estruturantes fornecidos pela Yattó permitem que sejam gerados relatórios sobre os itens coletados, ajudando a Nestlé a mensurar o impacto social dessa parceria. É uma relação muito positiva em que não só doamos os materiais para as cooperativas, mas também reconhecemos o valor dos outros serviços prestados por elas”, afirma Luiz Grilo, CEO da Yattó.

 

Sobre a promoção

 

A promoção “Renove Seus Sonhos” da Nestlé conta com prêmios instantâneos e sorteios de R$ 40 mil todo dia até 15 de março. A campanha, estrelada pela cantora Gaby Amarantos, convida os brasileiros a voltarem a sonhar nesse início de ano. Para concorrer, basta comprar pelo menos dois produtos Nestlé diferentes e cadastrar o cupom fiscal no site da promoção. Ao todo, os prêmios somam mais de R$ 3 milhões.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

JBS evolui ano a ano em ranking global de ESG

Segunda maior empresa global de alimentos está no caminho de cumprir suas metas ambientais   Quatro empres...

Veja mais
Consumidor brasileiro está mais ligado à sustentabilidade dos alimentos

Estudo global da Cargill aponta aumento da busca por origem e práticas corretas dos produtores na hora das compra...

Veja mais
Heineken prioriza ESG ao criar vice-presidência de Sustentabilidade

Executivo vai desenvolver estratégias diferenciadas para as marcas com base no propósito e nos valores da ...

Veja mais
Ambev já comercializa cerveja em garrafa feita 100% com cacos de vidro

Medida sustentável e circular provoca uma redução na emissão de gases de efeito estufa em to...

Veja mais
DMCard compensa emissões de carbono através da Moss

A compensação total dos gases gerados nas tarefas administrativas, conservará milhares de ár...

Veja mais
Ecobot Nestlé facilita a busca por pontos de descarte e coleta seletiva

Em mais uma ação para celebrar os 100 anos da Nestlé no Brasil, o Ecobot da marca, criado para auxi...

Veja mais
PepsiCo utiliza embalagens de salgadinhos e garrafas PET em carroceria de caminhão

Protótipo desenvolvido aqui no Brasil integra meta global de reduzir as emissões de gases de efeito estufa...

Veja mais
Supermercados da França estão proibidos de vender 30 alimentos in natura envoltos com plástico

Multas podem chegar a 15 mil euros e proibição será estendida para a Espanha em 2023   2022 ...

Veja mais
Heineken vai usar energia renovável na produção brasileira

Companhia responsável pela geração de energia limpa evitará emissão anual de tonelada...

Veja mais