Consumidor brasileiro está mais ligado à sustentabilidade dos alimentos

Leia em 4min

Estudo global da Cargill aponta aumento da busca por origem e práticas corretas dos produtores na hora das compras

 

A relevância e a preocupação com sustentabilidade agora influenciam a maioria das compras em supermercados ao redor do mundo, incluindo alimentos embalados como batatas fritas e biscoitos, de acordo com a nova edição da pesquisa global FATitudes, da Cargill. O levantamento da empresa identificou que 55% dos consumidores estão mais propensos a comprar um alimento embalado se identificaram uma ação de sustentabilidade, o que representa um salto de quatro pontos desde a última edição dessa pesquisa, realizada em 2019.

 

A FATitudes da Cargill tem sido fundamental para mapear mudanças no comportamento do consumidor ao redor do mundo. Entre as perguntas, estão questões sobre conscientização e tomada de decisão em relação às gorduras e óleos encontrados nos alimentos embalados. A nova pesquisa global, realizada em 2021, incluiu cerca de 6.000 compradores de supermercados brasileiros e em outros 10 países (Alemanha, Austrália, China, Estados Unidos, Filipinas, França, Índia, México, Reino Unido e Rússia).

 

“Era esperada uma mudança de comportamento do consumidor, inclusive por conta da pandemia e outros fatores que têm influenciado a tomada de decisão. Foi importante constatar que a sustentabilidade tem um grande peso para o brasileiro”, analisa Augusto Lemos, diretor geral da Cargill Foods para América do Sul. Houve crescimento de 13 pontos percentuais entre os brasileiros pesquisados que apontam a sustentabilidade como fator importante na hora da compra, se comparadas as pesquisas de 2019 e 2021. No Brasil, hoje esse número é de 74% dos entrevistados.

 

Pela primeira vez, a pesquisa também perguntou aos consumidores que tipo de ação sustentável eles valorizam nos fornecedores dos produtos disponíveis nas gôndolas. “Origem sustentável” e “conservação de recursos naturais” encabeçaram a lista, ficando bem à frente de reivindicações mais específicas, como “comércio justo”, “embalagens reduzidas” e “salários justos/decentes” na maioria dos países incluídos na pesquisa.

 

“Esses insights confirmam ainda mais nosso compromisso de incorporar práticas sustentáveis ​​em todos os aspectos de nossas operações”, disse Florian Schattenmann, diretor de tecnologia e vice-presidente de inovação e P&D da Cargill. “Isso inclui tudo, desde práticas de fornecimento até instalações de processamento e se estende ao desenvolvimento de novos produtos.”

 

Para alcançar um fornecimento ainda mais confiável de óleo de palma com origem sustentável, a Cargill está investindo em uma nova refinaria de óleo de palma na Indonésia e atualizando as capacidades de suas instalações de gorduras especiais em todo o mundo. Quando concluídas, as novas e ampliadas instalações ajudarão a Cargill a atender às crescentes expectativas em torno da sustentabilidade, conforme destacado na atual pesquisa global de consumidores da FATitudes.

 

Juntamente com esses esforços, a empresa também está ajudando os fabricantes de alimentos a atender ao crescente interesse pela saúde do consumidor. Em dezembro de 2021, a Cargill tornou-se o primeiro fornecedor de óleos comestíveis a se comprometer a remover os ácidos graxos trans (ITFAs) produzidos industrialmente de todo o seu portfólio global de óleos comestíveis, de acordo com as melhores práticas da Organização Mundial da Saúde.

 

Nesta rodada de pesquisa mais recente, o aumento do interesse pela sustentabilidade foi a mudança mais notável em relação aos resultados da pesquisa anterior. Na Índia, por exemplo, houve aumento de dois dígitos, com 67% dos consumidores indicando que eram mais propensos a comprar alimentos embalados que destacam ações de sustentabilidade, um aumento de 11 pontos percentuais em relação a 2019. No Reino Unido, a Cargill descobriu que 51% dos consumidores agora dizem que dão mais ênfase à sustentabilidade, um salto de 8 pontos percentuais em apenas dois anos. E nos Estados Unidos, os consumidores também estavam mais atentos às alegações de sustentabilidade: 37% deram a mesma resposta, um aumento de 6 pontos em relação aos resultados de 2019.

 

A Cargill já fornece soluções sustentáveis ​​para atender às necessidades de consumidores e clientes de óleos, desde programas de agricultura regenerativa para oleaginosas em linha, até óleo de palma certificado de origem responsável pela Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO). No próximo ano, a empresa deve expandir o portfólio norte-americano de óleo de palma segregado por RSPO para incluir produtos de estearina de palma e oleína de palma, posicionando a Cargill para oferecer suporte aos clientes com um portfólio completo de produtos sustentáveis ​​de origem de palma. Os produtos de palma segregados pela RSPO também estão disponíveis na Europa, Rússia, Austrália/Nova Zelândia e Malásia.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

JBS evolui ano a ano em ranking global de ESG

Segunda maior empresa global de alimentos está no caminho de cumprir suas metas ambientais   Quatro empres...

Veja mais
Heineken prioriza ESG ao criar vice-presidência de Sustentabilidade

Executivo vai desenvolver estratégias diferenciadas para as marcas com base no propósito e nos valores da ...

Veja mais
Ambev já comercializa cerveja em garrafa feita 100% com cacos de vidro

Medida sustentável e circular provoca uma redução na emissão de gases de efeito estufa em to...

Veja mais
DMCard compensa emissões de carbono através da Moss

A compensação total dos gases gerados nas tarefas administrativas, conservará milhares de ár...

Veja mais
Ecobot Nestlé facilita a busca por pontos de descarte e coleta seletiva

Em mais uma ação para celebrar os 100 anos da Nestlé no Brasil, o Ecobot da marca, criado para auxi...

Veja mais
PepsiCo utiliza embalagens de salgadinhos e garrafas PET em carroceria de caminhão

Protótipo desenvolvido aqui no Brasil integra meta global de reduzir as emissões de gases de efeito estufa...

Veja mais
Supermercados da França estão proibidos de vender 30 alimentos in natura envoltos com plástico

Multas podem chegar a 15 mil euros e proibição será estendida para a Espanha em 2023   2022 ...

Veja mais
Heineken vai usar energia renovável na produção brasileira

Companhia responsável pela geração de energia limpa evitará emissão anual de tonelada...

Veja mais
Forte demanda faz Ambev construir fábrica de vidros sustentáveis

Com investimentos da ordem de quase R$ 900 mi, unidade deve entrar em operação em 2025 A Ambev anunciou n...

Veja mais