Supermercado e hortifruti: 29% dos consumidores querem mesclar lojas físicas e online

Leia em 2min 30s

Em 2021, 29% dos consumidores de supermercado e hortifruti disseram que pretendem comprar tanto online quanto offline — em 2019 esse índice estava em apenas 13%, segundo a pesquisa “Jornada Omnichannel e o futuro do varejo”. O levantamento foi feito pela Social Miner, em parceria com Opinion Box, Compre & Confie | Neotrust, Clearsale e Aftersale.

 

Em Moda e Acessórios e Beleza, o número de pessoas dispostas a mesclar seu consumo entre lojas virtuais e lojas físicas chega a 54%. Já para o público de Eletrônicos e Informática, 24% têm preferência por comprar exclusivamente online, contra 18% que pretendem consumir apenas em lojas físicas.

 

Para Ricardo Rodrigues, líder de produto na Social Miner & All iN, o consumidor não diferencia a marca da loja física e do online. “O consumidor pode começar sua jornada de compra online e terminar na loja, ou vice-versa. Quem escolhe é o cliente, não o varejista. Por isso, as empresas devem estar preparadas para atender o consumidor de forma única. Não ter um ambiente online é limitar as opções que o consumidor tem para escolher”.

 

Supermercado já era relevante em 2020

 

2020 foi um ano marcado pela digitalização e, em um cenário de pandemia e de isolamento social, os e-commerces ganharam destaque por viabilizar compras durante o período. Dados do relatório “O comportamento do consumidor em 2020 “, realizado pela Social Miner & All iN, junto às unidades do Grupo Locaweb, Yapay e Desk360, e em parceria com o Opinion Box, Compre & Confie | Neotrust, Clearsale e Aftersale, revelam que entre março e abril do ano passado as vendas nos e-commerces cresceram 48%; de abril a maio, mais 48% e, entre outubro e novembro, 94%.

 

Moda e Acessórios foi a categoria que despontou na frente, responsável por 23% das conversões. Beleza ficou logo atrás, com 20%, e Eletrônicos e Informática fechou com 17%. Apesar de não estar no ranking das três primeiras, o setor de Alimentos e Supermercado teve bastante representatividade nas vendas, com 13%.

 

Segundo o relatório, na hora de visitar os e-commerces em buscas de produtos, o desktop continuou sendo o meio mais utilizado pelos consumidores, com 66% do tráfego, contra 34% dos dispositivos móveis. E na hora de pagar pelas compras, o cartão de crédito se manteve como o meio de pagamento mais usado (66,8%), seguido pelo pagamento por boleto (32,7%).

 

Apesar de o cartão oferecer a possibilidade de dividir em várias vezes, a opção de pagar as compras à vista cresceu cerca de 15%, com representatividade passando de 19%, em 2019, a 22% em 2020.

 

Ainda de acordo com a Social Miner, para 20 milhões de pessoas, 2020 foi o ano em que compraram online pela primeira vez. Dos 42,9 milhões de consumidores únicos, 47% eram novos consumidores. E também teve mais gente buscando suporte: o volume de tickets de atendimento em 2020 foi 30% maior que em 2019.


Fonte: Newtrade  


Veja também

Assaí Atacadista abre 229 vagas de emprego em São Paulo

O Assaí Atacadista está com 229 vagas de emprego na Zona Sul da cidade de São Paulo. As oportunidad...

Veja mais
Super Nosso inova com câmara exclusiva para carne Dry Aged

Para os amantes de carne vermelha, o Super Nosso acaba de trazer para Belo Horizonte a primeira câmara exclusiva p...

Veja mais
Minimercados em condomínios residenciais: tendência acelerada pela pandemia

Além do e-commerce e do delivery, outros setores também foram beneficiados pela mudança de há...

Veja mais
Fort Atacadista destina mais de R$ 806 mil para entidades filantrópicas em Santa Catarina

A rede Fort Atacadista realiza neste início de ano mais uma entrega das doações semestrais alcan&cc...

Veja mais
Lopes Supermercados expande atuação na zona leste de SP

Dando continuidade ao plano de expansão do grupo, o Lopes Supermercados inaugura hoje, 05, no bairro do Tatuap&ea...

Veja mais
Angeloni investe em tecnologia para aumentar a produtividade

A automação dos processos é uma realidade que já está sendo incorporada com sucesso p...

Veja mais
Cencosud em vendas online

Os supermercados Perini, Mercantil Rodrigues e GBarbosa, bandeiras do grupo chileno Cencosud, iniciaram as vendas com a ...

Veja mais
RedeMiX inicia produção própria de padaria

Quem nunca foi fisgado por aquele cheirinho de pão que fica no ambiente quando a padaria está em produ&cce...

Veja mais
Prezunic Barra passa a vender ovos apenas de galinhas livres de gaiolas

      Uma loja de supermercado onde todos os ovos à venda são de...

Veja mais