Jovens empreendedores contam suas histórias inspiradoras durante a Convenção Abras

Leia em 5min

Por Wagner Hilário, do Rio de Janeiro


  
“Jovens bem-sucedidos: ideias que se transformaram em grande sucesso” foi o nome do painel que trouxe, como atrações, os empreendedores André Ferreira, fundador e CEO da Luminae SA, e Ricardo Geromel, sócio da StartSe e colunista da revista Forbes.


Mediado pelo psicólogo organizacional e diretor-presidente da Gazzetta Talent, Odair Gazzetta, o painel brindou os convencionais com as histórias dos dois jovens que, em pouco tempo, construíram empresas de muito sucesso.


O primeiro a contar sua história foi Ferreira. Filho de um físico e uma filósofa formados na Universidade de São Paulo (USP), Ferreira disse que suas grandes paixões nortearam sua vida e a combinação delas culminou com o que chama de sua grande realização: a Luminae.


A empresa nasceu de uma ideia que Ferreira, um engenheiro elétrico de formação, classifica de simples. “Eu notei que, com um espelho refletor envolvendo parcialmente a lâmpada [na parte superior e lateral] era possível aumentar a iluminação, já que a luz não se dissiparia para todos os lados indiscriminadamente. Descobri isso por causa da minha experiência com a Física e foi por isso que a Luminae nasceu em 2008.”


Porém, o trabalho que teve não foi nada simples. Ferreira procurou o material refletor mais eficiente possível, fez pesquisa de campo em supermercados para analisar o nível de luminosidade dos sistemas que usavam, além de ter tomado outras medidas. Enquanto criava sua empresa, surgiu a tecnologia de LED, que ele passou a utilizar, sempre buscando os melhores fornecedores.


“Até a primeira venda, foi bem difícil. É complicado vender quando não se tem resultado para apresentar. Consegui fechar negócio com a rede Ricoy [de São Paulo], mas, antes de receber, meu sistema teve de mostrar resultado para o cliente. Depois de verificada a qualidade, contudo, as portas se abriram.”


Dez anos depois, crescendo, anualmente, até 100%, a empresa firmou parceria com um fundo de investimentos americano e hoje é um grupo que atua não apenas com luminárias, mas oferece serviço de financiamento, sistema de monitoramento remoto do consumo de energia e sistema de geração de energia solar fotovoltaica.


“Considero atributos como resiliência, otimismo, reconhecimento aos que nos ajudam, propósito social, ética, foco no cliente, muito trabalho e intuição combinada a uma análise acurada fundamentais para o sucesso de um empreendedor”, diz Ferreira, que tem apenas 34 anos de idade.


O poder da inciativa

A StartSe é uma empresa de promoção do empreendedorismo digital, o que envolve inúmeros serviços, como um portal de notícias, cursos e outros eventos presenciais e virtuais. Um dos seus criadores, sócio e líder da StartSe China, Ricardo Geromel participou do painel e contou um pouco da sua história que, como a de muitos outros meninos brasileiros, começou com o sonho de ser jogador de futebol.


“Embora eu fosse um nerd, gostava de jogar futebol e foi por jogar que consegui uma bolsa de estudos [em Administração de Empresas] numa universidade dos Estados Unidos.” Lá, Geromel, que é irmão do capitão do Grêmio, Pedro Geromel, descobriu que não tinha tanta bola quanto o irmão para ser um jogador de sucesso, mas sua qualidade acadêmica chamou a atenção.


“Trabalhei por muito tempo no mercado financeiro, como trader de commodities agrícolas. Vivi em Hong Kong. Depois de um tempo, decidi me mudar para a França e fazer uma pós-graduação lá. Então, surgiu uma oportunidade de ir para África e montar uma empresa que teria como principal finalidade descobrir talentos do futebol e levá-los ao futebol chinês.”


Geromel se mudou para Pequim, mas não por muito tempo. A empresa quebrou. “Mas, como millennials que sou, fazia outras coisas ao mesmo tempo. Escrevia para um blog com uma amiga de Harvard. Alguém da Forbes leu um dos meus textos e me chamou para trabalhar lá.” Sem ser formado em jornalismo, foi e se deu muito bem.


Mas o futebol continuava a fazer parte da vida de Geromel. Um amigo brasileiro, então, procurou-o com a intenção de comprar um time nos EUA. Assim, ele deixou a Forbes, ao menos em tempo integral (porque continuaria como freelancer da revista), para virar consultor de negócios.


No fim das contas, o amigo desistiu de comprar a equipe, mas, com outros amigos, ele mesmo adquiriu o Fort Lauderdale Strikers, time do sul da Flórida. Porém, o negócio também não vingou, assim como a outra equipe que ele fundaria na costa oeste norte-americana. A essa altura, Geromel já somava três negócios fundados e três negócios falidos.


“As pessoas costumam só contar as histórias de sucesso, mas os fracassos são essenciais para o sucesso. Não há grande empreendedor hoje que não tenha falhado. Eu, apesar da pouca idade, quebrei três empresas. Mas devemos entender que o erro tem valor e ensina demais. A gente tem de ousar, porque é da experiência do erro que nascem grandes negócios.”


Foi depois dessas experiências que surgiu, para Geromel, a oportunidade de ir para a China e de fazer parte da criação de um projeto vencedor: a StartSe. “Na Califórnia, disseram-me que a grande meca da inovação era a China. Fui para Xangai e encontrei a vanguarda da inovação.”


Assim, o trabalho de Geromel tem sido levar empresas para a China, com a finalidade de modernizá-las e introduzi-las no universo digital.


Redação Portal ABRAS

 

 


Veja também

Histórias de homens de sucesso no varejo brasileiro

Por Adriana Silvestrini, do Rio de Janeiro   Todo negócio também é...

Veja mais
Varejistas e consumidores aprovam programas de recompensa

  Por Adriana Silvestrini, do Rio de Janeiro      Roberto Chade da Dotz  ...

Veja mais
Governança corporativa: uma jornada rumo à perenidade do seu negócio

Por Giseli Cabrini, do Rio de Janeiro   Entender o que é governança corp...

Veja mais
Transformação Digital é o maior desafio para os supermercadista

Apesar de reconhecerem a importância dos investimentos em transformação digital para o desenvolvimen...

Veja mais
Consinco chega à ABRAS com solução de gestão do estoque para prevenção de perdas

A Consinco, maior desenvolvedora de sistemas de gestão para o varejo e autosserviço alimentar do Brasil, a...

Veja mais
Painel da Convenção ABRAS traz debate sobre papel da mulher no varejo

A liderança feminina no varejo foi tema de painel intermediado pelo presidente da Univeler, Júlio Campos, ...

Veja mais
Sistemas de refrigeração movidos à competitividade e sustentabilidade

Por Giseli Cabrini, do Rio de Janeiro   Joana Canozzi da Chemours   Sistemas ...

Veja mais
Fundo de investimentos: sua empresa está preparada?

  Por Giseli Cabrini, do Rio de Janeiro          Desmistif...

Veja mais
O perfil de empreendedor das empresas que faturam mais

Por Wagner Hilário, do Rio de Janeiro      Marco Aurélio da GfK ...

Veja mais