Histórias de homens de sucesso no varejo brasileiro

Leia em 3min 20s

Por Adriana Silvestrini, do Rio de Janeiro

 

Todo negócio também é feito e aprimorado com a ajuda da inspiração, proveniente da história daqueles que venceram e, como legado, deixam para as pessoas valiosos ensinamentos. Por isso mesmo, a Convenção Abras 2019 promoveu o painel “O homem por trás da marca: uma história de sucesso”, que reuniu três renomados supermercadistas para compartilharem um pouco das suas trajetórias. O painel foi moderado pelo presidente da Asserj, Fábio Queiroz. 

 

Adeilton Feliciano do Prado

 

O primeiro a contar sua história foi Adeilton Feliciano do Prado. O varejista, fundador e presidente de Pag Poko (MS), conta que nasceu na área rural e aos oito anos vendia as alfaces que a avó plantava. Mudou para cidade para estudar e passou a engraxar sapatos na rodoviária. O pai dele avisou que se ele reprovasse na escola iria trabalhar. O que seria uma ameaça para Adeilton, virou uma meta: ele repetiu logo no primeiro ano e ficou feliz porque iria poder trabalhar. Adeilton trabalhou no armazém onde o pai era empregado. Depois ele foi para uma loja de móveis, voltou para trabalhar de novo com o pai que havia montado sua própria mercearia. Ficaram juntos até o varejista ir para quartel, onde também arrumou um jeito de ganhar dinheiro. Comprou uma máquina fotográfica e vendia as fotos para os colegas.  Ao sair do quartel, o pai tinha quebrado a mercearia e Adeilton partiu sozinho para Campo Grande, onde conseguiu um emprego como caixa de supermercado. Saiu da loja, começou como representante da bolacha Mabel e, aos 22 anos, junto com um vizinho, transformou uma casa em um conjunto habitacional em uma mercearia de 70 metros quadrados. Muitas coisas rolaram e ele comprou a parte do sócio e foi abrindo outras lojas no decorrer dos anos. Neste ano, já iniciaram o projeto da sexta loja para o ano que vem.

 

Luiz Coelho Coutinho

 

O supermercadista, sócio fundador da Rede Brasil de Supermercados e diretor-presidente do Extrabom Supermercados (ES), iniciou falando da sua infância na roça ao lado da família. Ele conta que da mãe herdou a humildade e do pai a garra, a persistência para não desistir. No ano de 1977, a família montou uma sociedade e abriram o Autosserviço Coutinho com capital inicial vindo da venda de um Fusca e duas linhas telefônicas. Um ano depois, com necessidade de sobreviver a concorrência, criou com outros colegas varejistas a primeira Central de Compras. Dez anos depois, com novos sócios houve inauguração da segunda loja. No ano de 1999, com a fusão com o Praia Supermercados, nasceu o Extrabom Supermercados. Nos anos seguintes ocorreram novas aquisições e aberturas de lojas. Atualmente, o grupo é um dos maiores do Brasil.

 

Pedro Joanir Zonta

 

O supermercadista, fundador e presidente da Rede Condor (PR), conta que nasceu, se criou e mora até hoje no mesmo bairro em Curitiba. Zonta começou muito cedo a trabalhar na agricultura na parte da tarde e estudava pela manhã. Perto de casa, havia um pomar e ele vendia as frutas. Com o dinheiro, ainda criança, comprou a primeira bicicleta. Aos 15 anos ajudava a descarregar areia e aos 16 anos trabalhava com o pai e o irmão num abatedouro de suínos. Depois, sem emprego, casado e com dois filhos, comprou um caminhão para transporte. Em 1974, soube que uma loja chamada Pinheirinho estava à venda. Zonta fez uma proposta e o dono aceitou. Daí ele mudou o nome para Condor por sugestão do contador. Ele trabalhava das 7h às 20h e depois, até às 22h, visitava os concorrentes. Com o passar dos anos, as lojas foram ampliadas, a rede expandindo. O executivo revela que recebeu algumas propostas para vender a rede para empresas estrangeiras mas nunca aceitou. Hoje, a rede Condor conta com 28 hipermercados, 17 supermercados e 5 super com eletros. 

 

Clique aqui e veja mais sobre a Convenção ABRAS 2019.

 

A cobertura completa do evento estará na edição de maio de revista SuperHiper.

 

 

Redação Portal ABRAS

 

 


Veja também

Convenção ABRAS: Rogério Marinho fala da relevância da Reforma Previdenciária

O Secretário Especial da Previdência Social, Rogério Marinho, participou hoje da Convenç&atil...

Veja mais
Flexibilidade frente às mudanças é chave para crescer e não perecer

 Por Giseli Cabrini, do Rio de Janeiro    O acirramento da concorrência entre canais varejista...

Veja mais
Varejistas e consumidores aprovam programas de recompensa

 Por Adriana Silvestrini, do Rio de Janeiro   Roberto Chade da Dotz O desafio de ser empreended...

Veja mais
Governança corporativa: uma jornada rumo à perenidade do seu negócio

Por Giseli Cabrini, do Rio de Janeiro  Entender o que é governança corporativa e saber quais sã...

Veja mais
Jovens empreendedores contam suas histórias inspiradoras durante a Convenção Abras

Por Wagner Hilário, do Rio de Janeiro   “Jovens bem-sucedidos: ideias que se transformaram em gra...

Veja mais
Transformação Digital é o maior desafio para os supermercadista

Apesar de reconhecerem a importância dos investimentos em transformação digital para o desenvolvimen...

Veja mais
Consinco chega à ABRAS com solução de gestão do estoque para prevenção de perdas

A Consinco, maior desenvolvedora de sistemas de gestão para o varejo e autosserviço alimentar do Brasil, a...

Veja mais
Painel da Convenção ABRAS traz debate sobre papel da mulher no varejo

A liderança feminina no varejo foi tema de painel intermediado pelo presidente da Univeler, Júlio Campos, ...

Veja mais
Sistemas de refrigeração movidos à competitividade e sustentabilidade

Por Giseli Cabrini, do Rio de Janeiro  Joana Canozzi da Chemours Sistemas de refrigeração consti...

Veja mais