Transformação Digital é o maior desafio para os supermercadista

Leia em 1min 40s

Apesar de reconhecerem a importância dos investimentos em transformação digital para o desenvolvimento dos negócios, os supermercadistas brasileiros ainda enfrentam resistências para apostar na era digital, o que pode comprometer o crescimento das redes. A avaliação é do executivo Silvio Sousa, diretor Comercial da Consinco, maior empresa de desenvolvimento de sistemas de gestão para o varejo e autosserviço alimentar do Brasil, durante painel realizado nesta terça-feira, dia 19, na 53ª edição da Convenção ABRAS, voltado aos líderes supermercadistas de todo o Brasil.

 

Em sua participação, Sousa foi taxativo ao avaliar que o avanço das redes de supermercados depende, sobretudo, de uma estratégia que combine a busca por redução de custos e os investimentos em soluções para ajudar a aproximá-los ainda mais do consumidor digital. “Os supermercadistas hoje têm que enfrentar gigantes do varejo que já nasceram digitais, como a americana Amazon, e que não precisam fazer transformação. As redes que não investirem em novos formatos e resistirem seguir a trajetória para o ambiente digital já estão perdendo espaço no jogo da competição”, avalia Sousa.

 

Para o diretor da Consinco, o atual momento de recuperação econômica do País torna ainda mais desafiadora a tarefa das varejistas, assim como de outras empresas brasileiras, a buscar a transformação digital. “A desvalorização do PIB e a atual crise econômica são fatores que contribuem para potencializar a dificuldade de inserção”, compara Sousa. “Com baixos crescimentos do PIB, o cenário pesa na decisão de investimento, por isso, as empresas precisam escolher bem em quais as soluções tecnológicas devem apostar seus investimentos”, avalia.

 

Investir em aumento de produtividade, com controle mais eficiente de estoque e prevenção de perdas, diz Sousa, ainda é a base para o varejista gerar capital necessário para a transformação digital. Segundo a ABRAS, o setor supermercadista tem registrados taxas de perdas da ordem de 1,82%, o que corresponde a aproximadamente R$ 6,4 bilhões do faturamento bruto do setor. “A produtividade traz resultados que geram caixa e que podem levar a empresa para a transformação digital”, conclui.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Consinco

 

 


Veja também

Varejistas e consumidores aprovam programas de recompensa

 Por Adriana Silvestrini, do Rio de Janeiro   Roberto Chade da Dotz O desafio de ser empreended...

Veja mais
Governança corporativa: uma jornada rumo à perenidade do seu negócio

Por Giseli Cabrini, do Rio de Janeiro  Entender o que é governança corporativa e saber quais sã...

Veja mais
Jovens empreendedores contam suas histórias inspiradoras durante a Convenção Abras

Por Wagner Hilário, do Rio de Janeiro   “Jovens bem-sucedidos: ideias que se transformaram em gra...

Veja mais
Consinco chega à ABRAS com solução de gestão do estoque para prevenção de perdas

A Consinco, maior desenvolvedora de sistemas de gestão para o varejo e autosserviço alimentar do Brasil, a...

Veja mais
Painel da Convenção ABRAS traz debate sobre papel da mulher no varejo

A liderança feminina no varejo foi tema de painel intermediado pelo presidente da Univeler, Júlio Campos, ...

Veja mais
Sistemas de refrigeração movidos à competitividade e sustentabilidade

Por Giseli Cabrini, do Rio de Janeiro  Joana Canozzi da Chemours Sistemas de refrigeração consti...

Veja mais
Fundo de investimentos: sua empresa está preparada?

 Por Giseli Cabrini, do Rio de Janeiro     Desmistificar a realização de par...

Veja mais
O perfil de empreendedor das empresas que faturam mais

Por Wagner Hilário, do Rio de Janeiro   Marco Aurélio da GfKA primeira palestra desta tarde...

Veja mais
O omnichannel na prática é o futuro, diz, Peter Estermann em painel na Convenção Abras

  Presidente da ABRAS, João Sanzovo NetoPeter Estermann, diretor-presidente do Grupo GPAPor Wagner...

Veja mais