A versão 1.3 já está disponível e incorpora funcionalidades voltadas à auditoria, monitoramento e uso responsável da inteligência artificial.
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) lançou, nesta quarta-feira (11), a versão 1.3 do Chat-JT. A ferramenta foi desenvolvida para ampliar o uso de inteligência artificial (IA) generativa da Justiça do Trabalho, trazendo melhorias de desempenho, usabilidade e governança.
A atualização alinha o sistema à Resolução CNJ 615/2025, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento, utilização e governança de soluções desenvolvidas com recursos de inteligência artificial no Poder Judiciário. Com a novidade, os usuários devem categorizar os assistentes conforme o impacto e os riscos envolvidos em sua utilização.
O Chat-JT é de uso exclusivo do público interno da Justiça do Trabalho.
Edição de respostas da IA
Outra novidade é a possibilidade de editar o conteúdo gerado pelo modelo. O recurso permite ao usuário aprimorar a resposta recebida e continuar a interação a partir do texto ajustado, garantindo maior controle na condução das interações.
Melhora na análise de documentos
Com a nova ferramenta Analisador de Documentos RAG, o sistema agora utiliza a técnica de Geração Aumentada por Recuperação (RAG) para analisar arquivos. A ferramenta, ainda em fase experimental, seleciona automaticamente os trechos mais relevantes de documentos extensos antes de enviá-los ao modelo de IA, o que aumenta a precisão das respostas e evita falhas causadas por comandos (prompts) excessivamente longos.
Fluxo de assistentes
O fluxo de trabalho foi aprimorado para oferecer mais transparência e flexibilidade, permitindo:
- Visualização de resultados parciais durante a execução.
- Acesso ao prompt final que inicia a conversa.
- Definição dinâmica dos próximos passos por meio de escolhas apresentadas ao usuário.
- Interrupção e retomada da execução de fluxos a qualquer momento.
Configuração de raciocínio nos assistentes
A nova versão também permite ajustar o nível de processamento em assistentes que suportam essa função. Além disso, é possível visualizar o passo a passo adotado pela IA na elaboração da resposta, se tornando um recurso essencial para tarefas complexas e análises detalhadas.
Aprimoramento na busca por URL
Outra novidade é a otimização da busca por URL para processar páginas com carregamento lento ou formatos que anteriormente apresentavam limitações. A mudança amplia a confiabilidade e a abrangência das consultas feitas via Chat-JT.
API para integração com serviços
As áreas de TI dos Tribunais já podem solicitar a criação de usuários de serviço para integrar a API do Chat-JT. O uso é restrito a assistentes previamente configurados, com finalidades e limites definidos. As solicitações devem ser registradas na ferramenta nacional de demandas (Jira Cloud), por meio do projeto CHAT-JT, com as informações necessárias para análise e eventual concessão das credenciais.
(Nathalia Valente/AJ)
Fonte: CSJT – 18/02/2026