Nomeação adequada de documentos no PJe facilita a tramitação dos processos

Leia em 1min 40s

A nomeação e a organização adequadas das peças processuais no Processo Judicial Eletrônico (PJe) ajudam a acelerar, tornar mais eficiente e permitir uma análise adequada dos processos na Justiça do Trabalho. Além de simplificar a localização de documentos nos autos, a prática está em conformidade com a Resolução CSJT n.º 185/2017, que regula o peticionamento eletrônico. Veja reels publicado no Instagram do TRT-2 a respeito.

No sistema, cada arquivo anexado deve incluir o preenchimento adequado dos campos obrigatórios “Tipo de Documento” e “Descrição”. O primeiro fornece uma lista de opções pré-estabelecidas, e o(a) advogado(a) deve escolher sempre a mais específica disponível, evitando classificações genéricas como “Manifestação” ou “Documento Diverso”. Essas classificações devem ser utilizadas apenas em casos excepcionais, quando não houver opção mais apropriada.

O campo Descrição deve fornecer explicação clara e concisa do conteúdo do documento, e deve ser modificado para tornar a identificação mais exata. A atenção a esses campos é particularmente importante ao usar tipos genéricos, situações em que a descrição deve ser preenchida manualmente, de acordo com a norma.

Além disso, é aconselhável seguir boas práticas de organização, como reunir em um único arquivo PDF apenas documentos da mesma natureza, apresentados em ordem cronológica. Também é importante verificar a legibilidade, a orientação correta das páginas e a clareza na nomenclatura utilizada. Essas medidas facilitam o trabalho das unidades judiciárias e ajudam no gerenciamento adequado do processo.

A não observância das normas de peticionamento pode levar a consequências estabelecidas na Resolução CSJT n.º 185/2017, como a exclusão de documentos do processo por ordem judicial e a exigência de regularização do ato processual. Portanto, antes de protocolar novamente um documento devido a um erro de nomeação, é aconselhável verificar a possibilidade de pedir a correção à unidade judiciária, a fim de evitar a duplicidade nos autos.

Na seção do PJe no site do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, há manuais e vídeos explicativos que orientam advogados(as) e partes sobre as maneiras adequadas de peticionar, incluindo petições iniciais, intermediárias, avulsas, pedidos de habilitação e outros atos processuais.

Fonte: TRT 2ª Região, 09/02/2026


Veja também

Terceira Turma dispensa credor de apresentar fiança bancária em execução definitiva de valor milionário

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que o credor não precisa apresentar f...

Veja mais
Tribunal publica norma que regulamenta os dissídios coletivos no âmbito da 2ª Região

O TRT da 2ª Região publicou o Ato GP/VPJ nº 1, de 2 de fevereiro de 2026, que disciplina o procedimento dos dissídio...

Veja mais
TJRS alerta para mensagens falsas enviadas por SMS

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) informa que estão em circulação mensagens ...

Veja mais
Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval

Os dias 16 e 17 de fevereiro serão pontos facultativos na administração pública federal, relativos ao período de ca...

Veja mais
Prescrição por demora na citação ou não localização do executado não gera sucumbência para as partes

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que, diante da decretação da prescrição por falta d...

Veja mais
Repetitivo veta dupla condenação em honorários de quem desiste de embargos para aderir ao Refis

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu, sob o rito dos recursos repetitivos, que a extin...

Veja mais
A arbitragem é considerada válida mesmo sem cláusula prévia no contrato de trabalho

Por maioria, a Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho considera válido o compromisso arbitral firmado entre a CA...

Veja mais
Empresa não consegue substituir depósito recursal em dinheiro por seguro-garantia

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou um pedido da Prometeon Tires Ltda., de Santo André (SP), de s...

Veja mais
Receita Federal desmente fake news sobre suspensão de contas bancárias e cartões de crédito de contribuintes

É mentira a informação que tem circulado na internet de que a Receita Federal irá suspender contas bancárias e cart...

Veja mais