Franquia mineira de padaria em expansão

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A Pão & Companhia, padaria e cafeteria mineira, vai ampliar a atuação da rede no próximo mês. Com 23 pontos de vendas franqueados espalhados em 11 estados brasileiros e apenas um próprio, no bairro Anchieta (região Centro-Sul de Belo Horizonte), a empresa abrirá outras três lojas em Natal, Manaus e Rio de Janeiro. No primeiro semestre, a loja própria apresentou faturamento 40% superior ao registrado em 2007 e a expectativa é manter o índice até o final do ano.

 

De acordo com a diretora-geral, Damaris Valadão, um dos pontos que contribuiu para esse crescimento foi a mudança de hábito do consumidor. Segundo ela, o número de pessoas que aderiram à prática de fazer a primeira refeição do dia fora de casa aumentou significativamente, elevando a receita mensal da loja. A qualidade dos produtos, que são elaborados sem aditivos químicos, e a variedade de opções oferecidas ao cliente também foram citadas. Ao todo, são mais de 200 itens comercializados.

 

A dirigente explicou que não arrisca comentar sobre a receita das franquias, mas garante que investir na marca é um bom negócio. "As lojas franqueadas são geridas pelos próprios interessados. O aumento na receita depende de cada um deles. Porém, tenho certeza de que ser um franqueado Pão & Companhia é interessante, pois é comum que o retorno do investimento aconteça antes do previsto", constatou.

 

Modelos - A Pão e Companhia possui três modelos de franquias. No primeiro, chamado de Quiosque, o investimento inicial é de R$ 80 mil, incluindo taxa de franquia de R$ 8 mil, equipamentos, móveis, utensílios e capital de giro. Os Quiosques não fabricam os produtos comercializados, que são adquiridos de outro franqueado da mesma cidade. Na avaliação da diretora-geral, este formato, que tem cerca de 8 metros quadrados, é indicado para os malls.

 

Voltado para lojas de rua e condomínios, o modelo Revenda requer investimento médio de R$ 140 mil, com taxa de franquia de R$ 18 mil já incluída. As revendas têm aproximadamente 50 metros quadrados e também não produzem os alimentos vendidos.

 

Já as franquias Standards têm capacidade para fabricar os produtos comercializados e, por isso, são responsáveis pelo abastecimento dos Quiosques e das Revendas. Com área média de 120 metros quadrados, o aporte destinado às unidades Standards gira em torno de R$ 300 mil, contando os R$ 28 mil de taxa de franquia.

 

De acordo com Damaris Valadão, a receita média mensal dos pontos de vendas é de, aproximadamente, R$ 83 mil e o pay back em 20 meses. Ela explicou que as taxas de franquias são destinadas à capacitação dos franqueados. "A capacitação é realizada na loja própria. Aqui eles recebem treinamento gerencial e gastronômico. Depois, uma pessoa da nossa equipe vai ao franqueado para assessorá-lo na pré-operação", finalizou.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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