Wunderman cria agência no Brasil

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A Wunderman, multinacional do conglomerado de comunicação WPP - e que no Brasil é mantida em sociedade com o Grupo Newcomm, do empresário Roberto Justus -, dá a largada num amplo projeto de criação de agências no mercado brasileiro. O ponto de partida é o lançamento da Enfatico (a palavra é escrita sem acento), que atuará em toda a América Latina. A abertura da companhia está em sintonia com a estratégia internacional da Wunderman de reunir diferentes agências no grupo, como já ocorre em outros países onde atua.

 

"A agência foi criada para atender a Dell, num processo de alinhamento e também como resultado de um novo conceito de atendimento mundial", afirma o presidente da Wunderman no Brasil, Eduardo Bicudo.

 

A Enfatico será a primeira de novas operações previstas para o próximo ano, como uma unidade, ainda sem nome, voltada para a venda de serviços de produção e criação de peças digitais para outros países. No caso específico da Enfatico, ela surge no momento em que a Dell passa por uma mudança estrutural com a venda de seus produtos, mundialmente, nas redes de varejo. "Seremos responsáveis por todos os pontos de contato da Dell com o consumidor", afirma Bicudo. Isso significa a chegada da Wunderman a outras disciplinas da comunicação, como a publicidade.

 

Inicialmente voltada para o marketing direto, a agência ampliou a operação e hoje obtém cerca de 61% de seu faturamento - o valor não é revelado - com ações de marketing na internet. "A comunicação mudou muito nos últimos anos. Adotamos a estratégia de colocar o consumidor no centro de nossas ações. Usamos todos os canais disponíveis para entrar em contato com ele", conta Bicudo. O executivo lembra que hoje a comunicação está fragmentada em diferentes plataforma. Por isso é preciso atuar em todas as mídias e formatos de comunicação. "Nosso negócio é criar um diálogo entre as marcas e os consumidores, independentemente do meio utilizado para isso", continua Bicudo.

 

Para o vice-presidente de criação da Wunderman, Eco Moliterno, a mídia tradicional continua peça importante, "mas hoje é preciso usar mídias alternativas, principalmente quando o cliente deseja se comunicar com um público específico", diz.

 

Tanto Moliterno quanto Bicudo e Adilson Batista, vice-presidente executivo da empresa, concordam que atualmente a queridinha da internet são as redes sociais (comunidades virtuais). "Hoje se consegue atingir um público específico para uma determinada ação como nunca se conseguiu antes", afirma Batista. "Os resultados são surpreendentes", completa. Ele cita exemplos como a ação realizada para a Nokia, a XpressMusic, no MySpace. "A expectativa era que num prazo de seis semanas um pouco mais de 400 bandas se cadastrassem na promoção. Ao final desse período, já eram mais de 1,9 mil bandas cadastradas", conta. O mesmo aconteceu em ação de Caipiroska, para a Diageo. A expectativa era que em três meses cerca de 66 mil pessoas visitassem o site, hospedado no Yahoo. Nesse período, no entanto, mais de 600 mil pessoas passaram pelo endereço.

 

"Percebemos que, no ano passado, os resultados eram bem próximos das estimativas. Já este ano notamos que cada vez mais os resultados surpreendem, com números não imaginados. Isso mostra a importância da internet como ferramenta de marketing para estreitar relacionamento entre marca e consumidor", completa Batista.

 

Bicudo comenta que a próxima onda no marketing de relacionamento será a comunicação móvel. "Os canais móveis vão crescer muito, embora ainda não tenham decolado. Isso se deve a diversos motivos, entre eles o preço do serviço cobrado pelas operadoras", diz. Para Moliterno, os alvos, no caso dos dispositivos móveis, serão serviços e entretenimento. "A partir daí haverá novas oportunidades para a comunicação das marcas", completa.

 

Investimentos

 

A Wunderman destinou, nos últimos dois anos, cerca de US$ 5 milhões para reestruturar sua operação. Desse total, US$ 3 milhões foram para a área de tecnologia, considerada pela empresa como essencial para o desenvolvimento de seus negócios.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


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