Supermercados têm armadilhas

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Você é do tipo de consumidor que sempre sai do supermercado com mais produtos no carrinho do que planejava comprar? Se a sua resposta for positiva, saiba que você não é o único. Cada vez mais os hipermercados se especializam em técnicas de marketing que estimulam o clientes a comprar mais e mais.

 

Para tentar alertar o consumidor sobre essas armadilhas a Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor elaborou uma cartilha ilustrada em seu site apontando algumas dessas estratégias.

 

Fazer com que o cliente demore mais que o necessário dentro da loja é uma das técnicas mais usadas pelos setores de Marketing, segundo a pesquisadora da Área de Alimentos da Proteste, Michelle Marques. "Quanto mais tempo o cliente ficar dentro do mercado, mais ele irá comprar", explica.

 

Segundo ela, na entrada do hipermercado, uma área nobre por excelência, é onde são organizadas as bancas temáticas, com os ovos de Páscoa e os brinquedos do Dia da Crianças, por exemplo. "Como o carrinho ainda está vazio neste momento, a pessoa pode estar mais receptiva a levar alguma coisa que não pretendia".

 

Já os produtos de primeira necessidade, como leite, carne e frutas localizam-se normalmente no fundo da loja. "Até chegar lá, o consumidor passa por uma infinidade de outros produtos que o cliente nem imaginava que poderia levar", diz Michelle.

 

Os corredores centrais são mais largos, enquanto os interiores ou transversais são mais estreitose sujeitos ao congestionamento dos carrinhos, o que faz com que o cliente tenha de diminuir a velocidade e prestar mais atenção nos produtos destas gôndolas. "Muitos hipermercados mudam o local de exposição de alguns produtos para forçar o cliente a procurar a mercadoria e assim percorrer as seções que normalmente ficariam de fora das compras".

 

Uma promotora que oferece um pedacinho de um produto ou um brinde, conforme Michelle, também ajuda a aumentar as vendas, assim como uma bancada separada da gôndola destaca um produto que se quer vender.

 

"Todos os seus sentidos são explorados pelo mercado. A temperatura ambiente está sempre boa, não faz calor nem frio. Luzes e cores também ajudam a construir a imagem de um produto e a estimular a compra. A cor e o desenho do piso podem ajudar a acelerar ou atrasar o seu passo. Até a música ambiente ou os aromas procuram estimular a compra", diz a pesquisadora.

 

Outra estratégia adotada pelas grandes redes é a ausência de relógios e janelas. "Isso faz com que os clientes percam a noção do tempo. Alguns mercados também começaram a adotar áreas de lazer, com espaço para café, perto dos livros, por exemplo. Isso também é uma tendência para fazer a pessoa ficar mais tempo na loja".

 

Por fim, enquanto o consumi- dor espera na fila do caixa, há pequenos mostruários ao lado, com pilhas, revistas, doces e salgadinhos. "Normalmente são produtos que podem ser comprados na última hora". Mais dicas podem ser obtidas no site da associação (www.proteste.org.br).


 
Veículo: Tribuna de Santos


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