Redes de alimentação fora de casa optam por migrar para se expandir

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A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou na última sexta-feira os dados da pesquisa feita sobre o mercado de food service, em 2007. A pesquisa foi realizada entre abril e maio de 2008 e contou com 41 empresas associadas à ABF. As 3.572 lojas representam um total de 67% deste mercado e 64% do faturamento do setor, que prevê um crescimento de 14,17% para 2008. Dentre os destaques, estão a migração das lojas dos shopping centers para ruas, o aumento das redes fora do eixo Rio-São Paulo e a intenção de aumentar a presença no exterior.

 

O estudo mostra que, em 2006, 56,8% das lojas do segmento estavam em shopping centers e 33,4%, em estabelecimentos de rua. No ano passado, esses dados passaram para 51,8% e 39%, respectivamente. "A estimativa é de que, até 2010, 39% das lojas franqueadas estejam localizadas em shopping centers e 55,6%, nas ruas" explicou o coordenador da pesquisa, Enzo Donna. "Essa tendência na mudança de endereço das lojas está acontecendo por conta dos custos de ocupação dos centros comerciais", acrescentou o especialista João Baptista da Silva Junior, coordenador do grupo de Fast Food da ABF.

 

A pesquisa revelou também que o faturamento da amostra foi de R$ 6 bilhões por ano, sendo que o segmento de sanduíches faturou 59% desse total, e 22% ficaram com comida variada e grelhados.

 

Entre os segmentos analisados, os indicadores de desempenho mostraram que a maior taxa de crescimento de 2008 ficará com o segmento Snack/Cafeteria, com 33,19%, contra 31,68% em 2007. Em seguida, vêm Comida Variada, Grelhados e Outros, com 18,68% sobre 15,84% no ano passado, e Comida Asiática, com 15,58%, contra 12,65% em 2007.

 

Das mais de 3.500 lojas que compõem o estudo, 46,7% eram de São Paulo; 17,5% do Rio de Janeiro. Em terceiro lugar ficou o Distrito Federal, com 4,5%.

 

Quanto à expectativa de abertura de novas lojas, até 2010, São Paulo fica com 44,5% das intenções, seguida do Rio, com 14,8%. A Região Sul ficou dividida: 4,1 % do Paraná e 2,6% de Santa Catarina.

 

A maior presença de redes de alimentação nacionais no exterior está concentrada no México (63%), em Angola (25%) e na Espanha (13%). Para 2008, a expectativa é de que os países que mais deverão receber empresas brasileiras sejam Espanha (33%), México (22%), e Angola, Costa Rica, Estados Unidos e Panamá, com 11% cada um.

 

Veículo: DCI


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