O avanço agressivo das mais jovens

Leia em 1min 30s

As marcas líderes continuam no topo da lembrança dos consumidores e também na sua preferência de compra, mas é cada vez mais difícil manter essa dianteira. O avanço da concorrência, principalmente das marcas mais jovens, com estratégias de marketing mais agressivas, faz com que a influência das líderes diminua.

 

Essa é a principal conclusão da pesquisa feita pela Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas para a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), que será apresentada hoje no Fórum Internacional ABA Branding 2008, em São Paulo. "A disputa se acirra e as marcas mais antigas precisam se reinventar para se manter na mente do consumidor", diz Marcos Machado, sócio da Top Brands.

 

O consultor chama a atenção para o caso da marca líder em televisores. A Philips é a marca mais lembrada, mas sua presença é forte apenas entre os mais velhos. "Já a LG é líder na faixa etária mais jovem, de 20 a 29 anos, e está apenas a um ponto percentual de diferença da Philips", diz Machado.

 

A pesquisa ouviu 1.640 pessoas, por telefone, nas capitais São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador. Dezessete categorias de produtos e serviços foram avaliadas em dois tópicos: lembrança de marca e fidelidade (ou adesão) à marca. Este último mede quanto o consumidor recomenda e defende determinada marca.

 

Machado chama a atenção para a presença da Caixa Econômica Federal (CEF) no ranking, pela primeira vez nas cinco edições em que o levantamento é realizado. "Trata-se de um banco público que passou à frente dos privados", diz.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Posse na Apas

João Sanzovo Neto toma posse amanhã para seu segundo mandato, de dois anos, na presidência da Associ...

Veja mais
Amor aos Pedaços

A rede de confeitarias Amor aos Pedaços já fechou contrato com varejistas - como Pão de Aç&u...

Veja mais
No Brasil, Mabe negocia com fundo de private equity

O grupo mexicano Mabe, a maior fabricante de linha branca latino-americana, está negociando a venda de uma partic...

Veja mais
Preço do tomate está em queda

Depois de um longo período de alta o preço do tomate está em queda. Uma boa notícia para os ...

Veja mais
Salgadinhos estão mais "magros"

Indústria desenvolve produtos vitaminados e com baixo teor de gorduras.   Saem os salgadinhos fritos, entr...

Veja mais
Produtos de limpeza lideram os negócios

Expoagas movimentou R$ 213 milhões em vendas de mercadorias e equipamentos para redes de varejo  Encerrada ...

Veja mais
Personagens da Turma da Mônica em campanha da Soyos Milk

  Veículo: Meio & Mensagem...

Veja mais
Um emprego na linha

A economia está em ritmo acelerado, o mercado de empregos aquecido. Se o profissional for qualificado, entã...

Veja mais
Rodízio de caminhões: dois meses depois, trânsito melhora. Mas nem tanto

Dois meses após a adoção de medidas restritivas à circulação de veículo...

Veja mais