Salgadinhos estão mais "magros"

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Indústria desenvolve produtos vitaminados e com baixo teor de gorduras.

 

Saem os salgadinhos fritos, entram os assados, torrados ou extrusados (tecnologia que assa o produto), com baixo teor de gorduras saturadas, enriquecidos com vitaminas, ferro e fibras. Pelo menos é essa a promessa feita pelos fabricantes.
Para o diretor de Marketing da Yoki Alimentos, Luis Carlos Pereira, os produtos estão hoje mais saudáveis. A empresa fabrica a linha de salgadinhos Yokitos (criada em 2002). "O nosso produto já nasceu fortificado com vitaminas e fibras, e, mais recentemente, eliminamos a gordura trans do processo de fabricação."

 

Ele afirma que o uso de gorduras não trans – mais caras – causou impacto no preço, mas essa diferença não é repassada ao consumidor final. "Nós absorvemos o custo", diz Pereira. A linha Yokitos, com exceção dos produtos Bacon e Naquinhos, é toda extrusada. "As vendas estão superando as expectativas. Esse é um mercado muito dinâmico e é preciso ter sempre novidades."

 

Para o diretor de Marketing da Ebicen, Chen Wei, a preocupação com a saúde é uma tendência mundial, mas o consumidor brasileiro ainda não está atento a isso. "O que falta mesmo às pessoas é informação e esclarecimento. Elas vêem no verso da embalagem que o produto não tem glúten, mas não sabem o que isso quer dizer", afirma. No Rio de Janeiro, os salgadinhos da Ebicen sequer são oferecidos nos supermercados dito convencionais. "Temos muito mais presença na rede Mundo Verde, que trabalha com produtos mais naturais e saudáveis."

 

Com exceção da batata, "que ainda é frita", todos os snacks da marca são torrados. "Não é que eles não tenham óleo. Ele não é mais usado na fritura, mas na aspersão – um borrifo de óleo usado para aderir o condimento ao salgadinho."

 

As estrelas são os sabores Camarão e Cebola, temperados com o pó desses dois alimentos. "É em razão a esse diferencial que não conseguimos ter um produto tão competitivo no mercado. O processo de fabricação demora de 72 horas a até sete dias. Com o salgadinho mais popular, no máximo em quatro horas, o produto está pronto e embalado", diz Wei. A Ebicen produz 100 toneladas de snacks por mês.

 

O chip de batata assada da linha Sensações ao Forno, da Elma Chips (do grupo Pepsico), é a grande aposta da marca neste ano, segundo a gerente de Marketing, Carla Araújo. O produto foi desenvolvido para o público adulto e está disponível em dois sabores: Carne Assada e Queijo com Especiarias. A empresa garante que o salgado assado tem 25% menos calorias se comparado a produtos similares existentes no mercado. "Estamos estudando outros sabores e novos tamanhos de embalagens." Para o consumidor infantil, a marca já oferece os snacks Cheetos e Fandangos – assados e sem gordura trans.

 

Saudável – "O objetivo da pesquisa não era incentivar o consumo do snack, mas transformá-lo de vilão em mocinho." Quem afirma é a nutricionista e pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Vanessa Caprilles, integrante do grupo orientado pelo professor José Alfredo Gomes Arêas, criador de um salgadinho sem gordura e rico em fibras. "A idéia era fazer um alimento bem aceito entre as crianças, mas que tivesse ferro para combater a anemia."

 

A gordura foi substituída por uma solução aromatizante à base de fibra, água e sal, resultando num snack com redução calórica de 35%, sete vezes mais fibras que os similares e 0,1% de lipídios (os produtos tradicionais têm até 22%). "Testamos o grau de aceitação com consumidores e eles não souberam distinguir a diferença entre o nosso produto e os encontrados no mercado. Portanto, podemos dizer que ele é tão gostoso quanto os outros", diz a pesquisadora. O edital para a transferência da tecnologia à indústria alimentícia já foi aberto.

 

Veículo: Diário do Comércio - SP


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