Gulliver ataca todos os nichos, para crescer

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Para se preparar para o Dia das Crianças, a Gulliver apresentou ontem duas linhas de brinquedos: Zorro e os CaçaDorks. A iniciativa será reforçada pelo lançamento do desenho animado Zorro Geração Z, , veiculado pela rede Record, em que o personagem adolescente vive no futuro. Com essas e outras ações, a fabricante de brinquedos espera crescer 10% neste ano sobre o faturamento de R$ 57 milhões obtido em 2007.


A expectativa da empresa é que esses novos produtos representem, até o final de 2009, entre 4% e 5% dos seus ganhos totais. Para alcançar sua meta, a Gulliver associou-se à empresa européia BKN, que lançará a série na televisão brasileira, e a ITC Licensing, detentora dos direitos sobre os personagens no Brasil. Depois serão criados os bonecos e seus produtos derivados. As novidades estarão nas lojas a partir de outubro. Inicialmente, serão colocados no mercado 35 mil peças; e no próximo ano o volume será triplicado.


Para iniciar a série, serão lançados 13 modelos do Zorro e outros itens com a imagem do personagem, como veículos, espadas, mochilas, carrinhos-tênis, camisetas e outros acessórios.


Paulo Benzatti, diretor comercial da Gulliver, explicou que os produtos foram totalmente desenvolvidos no Brasil, e 70% da linha foi manufaturada na China e 30%, no território brasileiro. "Nosso objetivo é produzir 50% da nova linha no Brasil", disse.


Além do Zorro Geração Z, os CaçaDorks são os heróis adolescentes que caçam os alienígenas Dorks. Estes infiltraram-se na Terra disfarçados e pretendem dominar o planeta. Estratégias – Segundo Laura Tapias, diretora geral para o Mediterrâneo e a América Latina da BKN New Midia SL, subsidiária da BKN International AG, os desenhos do Zorro serão transformados em filmes de curta e média-metragens, conforme a aceitação por parte do público.


"A estratégia adotada foi vender o desenho para a televisão aberta, para alcançar um público maior. A TV por assinatura exigia que o conteúdo só fosse transmitido pelas redes abertas depois de seis meses e, por isso, não aceitamos", acrescentou.


Paulo Benzatti afirmou que, com essa nova linha, a Gulliver pretende conquistar, no médio prazo, os colecionadores, geralmente adultos aficionados pelas miniaturas de seus brinquedos favoritos.


Mercado brasileiro – Os lançamentos da Gulliver ocorrem em um momento de boas perspectivas para os produtores do setor. Os números da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) indicam que o faturamento da indústria deverá situar-se em R$ 1,35 bilhão em 2008, um avanço de 12,5% se comparado ao obtido em 2007, que chegou a R$ 1,2 bilhão.


A entidade prevê que as vendas registrarão crescimento de 8% no Dia das Crianças, em comparação com igual período do ano passado. Para manter a competitividade, as 317 indústrias brasileiras do segmento lançaram cerca de 800 novos brinquedos, anualmente, desde 2005.


Veículo: Diário do Comércio - SP


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