Sob medida para solteiros

Leia em 2min 30s

Empresas lançam na Expoagas produtos em embalagens reduzidas
 
O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 4 milhões de domicílios brasileiros são integrados por solteiros ou casais sem filhos. De olho nessa fatia ainda pouco explorada do mercado, empresas alimentícias aproveitam a Expoagas, feira que ocorre na Capital até amanhã, e que reúne as indústrias e redes de varejo do ramo, para colocar na vitrina produtos destinados ao segmento single – jovens solteiros, casais sem filhos e pessoas com mais de 60 anos.

 

Apostando na tendência, a Piá, fabricante de laticínios, lançou em junho a embalagem de leite de 500 mililitros, nas versões integral e desnatado. Para Eduardo Miguel (foto ao lado), gerente de marketing da empresa, foi preciso fazer um trabalho de aceitação, já que os brasileiros estão acostumados a comprar leite em litro. Mas o investimento, segundo Miguel, tem valido a pena. Hoje, o produto representa 5% do total das vendas da empresa. Além disso, está nos planos da Piá fazer com que o leite Plenna, da linha linha light, ganhe a versão compacta.

 

Empresas como Blue Ville e Isabel também voltaram os olhos para esse tipo de consumidor. A Blue Ville produz desde arroz em sachês de 250 gramas até pipoca de microondas em versões menores. Rosane Dalbem, gerente de marketing da Blue Ville, afirma que os produtos single vendem cerca de 300 mil unidades por mês no país e são responsáveis por 2% do faturamento da empresa:

 

– Começamos a observar que as pessoas sozinhas buscam praticidade no consumo e não gostam de desperdiçar alimentos, o que geralmente ocorre porque não há no mercado muitas opções destinadas a elas.

 

Rosane acredita que a preocupação com esse perfil de consumidor veio para ficar e ressalta que, nos últimos dois anos, todos os produtos lançados pela marca são destinados a esse nicho de mercado. Já a marca de massas e biscoitos Isabel, do grupo M. Dias Branco, apresentou na Expoagas mais dois sabores de macarrão lamen, cuja embalagem é individual.

 

Consumidores com alto poder aquisitivo são maioria

 

No próximo ano, o grupo planeja colocar no mercado uma linha de lasanhas de 200 gramas que ficam prontas em cinco minutos.

 

Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), acredita que a procura por porções menores não pára de crescer e, embora seja predominante nas classes de renda mais elevadas, deve atingir, nos próximos anos, outras fatias da população que ganham poder aquisitivo.

 

Longo afirma também que, aos poucos, a indústria de alimentos deve aumentar o leque de opções, o que já ocorre em países como Alemanha e Inglaterra.

 

Veículo: Zero Hora - RS


Veja também

Emprego formal acumula aumento de 5,4% em 2008

O Ministério do Trabalho informou que foram criados 203,2 mil empregos com carteira assinada em julho, o que sign...

Veja mais
Logística da reciclagem atrai mais empresas

Sem esperar pela aprovação de uma lei que instituirá a Política Nacional de Resíduos ...

Veja mais
Classes C e D já embarcam na onda e começam a provar os orgânicos

O mercado de produtos orgânicos ganha cada vez mais espaço nos carrinhos de clientes de supermercados brasi...

Veja mais
Comércio eletrônico estima faturar R$ 8,5 bi até dezembro

O comércio eletrônico (e-commerce) prevê faturar R$ 8,5 bilhões este ano, frente a R$ 6,3 bilh...

Veja mais
Fruta quer mais espaço no prato

A indústria brasileira de frutas iniciará em 2009 uma ampla campanha de marketing para elevar a base de co...

Veja mais
Fruta quer mais espaço no prato

A indústria brasileira de frutas iniciará em 2009 uma ampla campanha de marketing para elevar a base de co...

Veja mais
Fruta quer mais espaço no prato

A indústria brasileira de frutas iniciará em 2009 uma ampla campanha de marketing para elevar a base de co...

Veja mais
Supermercado reduz uso de sacolas plásticas

Durante a cerimônia de abertura da 27ª Convenção Gaúcha de Supermercados e Feira de Prod...

Veja mais
Supermercados agora recolhem embalagens

Caminhões de entrega passam a levar embalagens para reciclagem Andrea Vialli Na tentativa para dar destino &agr...

Veja mais