A operação de licenciamento ainda não é dominada por muitos gerentes de produtos e executivos de Marketing no Brasil, e esse é o maior trunfo do Licensing Brasil Meeting: unir os principais agentes, como Disney, Warner, Redibra, Exim, ITC, Creative e Kasmanas, e empresas compradoras
Um dos principais incentivadores do Licensing Brasil Meeting, promovido pela revista Licensing Brasil, David Diesenbruck, diretor Comercial da Redibra, aposta no sucesso do empreendimento. “Além de reunir todos num único lugar e dia, poderemos ajudar o mercado a entender melhor o tema licenciamento”, diz ele. “Há muito desconhecimento, preconceito, idéias errôneas.”
O tamanho atual do mercado brasileiro é estimado em 500 empresas, insignificante diante do universo de segmentos existentes. Os produtos vindos de desenhos exibidos na TV e dos filmes, voltados para crianças, predominam em segmentos de brinquedos, vestuário, alimentos, artigos escolares e publicações, entre outros. “Mas há muito espaço para crescer”, aposta Marici Ferreira, diretora da Licensing Brasil. “Se passarmos para 1 mil empresas, esse número ainda será insignificante, diante do potencial do mercado”, calcula Diesenbruck.
Empresas como Nestlé, Tilibra, Foroni, Panini, Koraicho, The Marketing Store e Upper Deck, entre outras, já garantiram presença no Licensing Brasil Meeting. O mercado, cujo tamanho atual é de R$ 3 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento, tem encontro marcado dia 10 de setembro.
Em um único dia, interessados na aquisição de novas licenças estarão reunidos no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, onde os maiores licenciadores do País apresentarão as novidades para 2009 e 2010. O Licensing Brasil Meeting foi inspirado em evento semelhante, de grande sucesso nos Estados Unidos, e “deve modificar as estruturas de negócios do segmento, para o qual profissionais que trabalham com licenciamento, direta ou indiretamente, estão garantindo lugar”, prevê Marici Ferreira.
O evento terá início às 8 horas, com a apresentação das novas propriedades. Cada licenciador terá 40 minutos para mostrar suas licenças, projetos, pesquisas e cases, e o encerramento está previsto para 18 horas.
Na platéia, fabricantes e importadores dos segmentos de alimento, confecção, papelaria, brinquedo, promocional e eletrônicos, entre outros, com interesse em licenciar seus produtos, bem como varejistas e agências de publicidade.
O evento acontece em 10 de setembro, das 8h às 18h, no Centro Brasileiro Britânico, Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros. Os interessados devem entrar em contato pelo site www.licensingbrasilmeeting.com.br ou telefone (11) 5092-5588.
Veículo: Portal Fator Brasil