Varejo espera que desconto do IPI da linha branca e dos móveis seja prorrogado

Leia em 3min 30s

As principais redes de SC confiam que o benefício não acabará neste mês, como previsto pelo governo


Faltando nove dias para que a redução do IPI para alguns tipos de eletrodomésticos e móveis termine, o varejo catarinense aposta que o benefício seja prorrogado pelo governo federal. Caso a prorrogação não ocorra, as três principais redes varejistas de SC não esboçaram nenhuma estratégia para manter as vendas da linha branca aquecidas.

A redução do imposto, segundo os varejistas, é o que tem mantido o mercado aquecido em tempos de mau desempenho do comércio. Para as maiores redes do Estado que trabalham com a linha branca, a possibilidade da queda do desconto do IPI ainda não entrou em pauta. O presidente da Berlanda, Nilso Berlanda, acredita que o prazo será prorrogado e aposta na manutenção definitiva do corte pela Fazenda.

O presidente da rede disse ter autorizado o departamento comercial a comprar os produtos programados para os próximos 30 dias sem considerar a queda do desconto.

— Particularmente, espero que o desconto seja definitivo. A carga tributária nestes produtos, que são de primeira necessidade, é muito alta. O IPI de uma máquina de lavar, por exemplo, é de 20% — disse.

Berlanda destacou o mau momento do varejo, afirmando que as vendas, no primeiro semestre, empataram com as do mesmo período de 2011. Segundo ele, a linha branca foi a que sustentou o empate, com um aumento de 5% a 10% nas vendas puxado pela redução do IPI. Os itens da linha representam 45% das vendas da Berlanda.

A rede de lojas Koerich preferiu esperar pela reposta do governo. O gerente comercial, Ronaldo Koerich, disse que as lojas só vão pensar em adotar novas estratégias de vendas quando houver uma decisão. O presidente da rede de lojas Salfer, Clayton Salfer, conta com a manutenção do corte do IPI, mas afirma que, se o estímulo terminar, a queda das vendas na rede será de 20% a 30%.

— O consumidor espera ter todo dia um novo bom motivo para comprar. Como o assunto é amplamente divulgado pelos meios de comunicação, o mesmo estímulo no lançamento da redução do imposto reverte-se negativamente quando termina _ avalia.

Expectativa dividida nas indústrias

As indústrias catarinenses que produzem as linhas branca e marrom têm opiniões divergentes sobre a prorrogação do benefício do IPI reduzido. A Whirpool, maior fabricante de eletrodomésticos da América Latina, acredita que a redução terminará no dia 31. O setor moveleiro tem duas estratégias para manter as vendas aquecidas: acreditar na prorrogação e aproveitar a Mercomóveis, feira que será promovida na próxima semana, para fechar bons negócios.

De acordo com o presidente da Associação dos Moveleiros do Oeste do Estado de Santa Catarina e do Sindicato das Indústrias Moveleiras e Madeireiras do Vale do Rio Uruguai (Amoesc/Simovale), Osni Verona, o setor está se articulando para que o IPI zero seja prorrogado até o final do ano, pois é um período que o setor pode realizar boas vendas. Ele afirmou que a redução do IPI permitiu reativar as exportações e assim também abrir o mercado interno.

Com a Mercomóveis, a aposta é ampliar as exportações. O coordenador da feira, Nivaldo Lazaron Júnior, estima um crescimento de 33% em negócios, passando de US$ 150 milhões para US$ 200 milhões.

O empresário Ilseo Rafaeli, dono da Sonetto Móveis, de Chapecó, buscou clientes em países da África e América Latina. Ele começou as exportações em 2008 e atualmente manda oito contêineres por mês para oito países. Isso já representa 30% da produção, que é de 60 a 70 mil cadeiras e 12 mil mesas por mês.

No outro lado das expectativas está a avaliação do vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Whirlpool Latin America, Armando Valle, para quem a redução do IPI deve acabar no dia 31.

De acordo com Valle, o desconto do IPI funcionou desde o início, em dezembro do ano passado, quando a empresa contratou 1,5 mil trabalhadores, fechando o quadro em 19 mil funcionários. Mesmo que a redução do IPI caia, o número de empregados será mantido pela empresa.



Veículo: Diário Catarinense


Veja também

Rússia adere a órgão regulador do comércio

Ingresso na OMC do país, que é o 2º maior exportador de petróleo, é confirmado depois d...

Veja mais
Empresários trocam experiências com jovens empreendedores na Expoagas

Evento SuperAgas Jovem é promovido para o aperfeiçomento de profissionais do setorEm um bate-papo descontr...

Veja mais
Pesquisa de Rombaldi busca fruta e hortaliça perfeitas

A busca por frutas e hortaliças duráveis, de boa aparência, saudáveis e gostosas é a m...

Veja mais
Cresce o transporte de cargas pela costa brasileira

O aumento da navegação pela costa brasileira, a chamada cabotagem, é uma das apostas do Tecon Rio G...

Veja mais
Plástico, celulose e papel terão estímulos

Setores terão regime tributário especial semelhante ao da indústria automotiva, com metas ambientai...

Veja mais
Preferidas do público não são as marcas mais lembradas

Falhas na comunicação podem fazer empresa ficar famosa, mas não criar influência junto aos cl...

Veja mais
J&J muda linha de protetor solar e acirra concorrência

O mercado brasileiro de proteção solar já é o maior do mundo e atrai investimentos crescente...

Veja mais
Varejo de farmácias passa por fase de consolidação

Renda e emprego em alta, juros em queda, envelhecimento da população e um sistema de saúde que deix...

Veja mais
Goodyear investe em pneus urbanos

Com vista em uma demanda que, nas contas da própria empresa, vai crescer a um ritmo anual próximo a 5% at&...

Veja mais