Pesquisa de Rombaldi busca fruta e hortaliça perfeitas

Leia em 3min

A busca por frutas e hortaliças duráveis, de boa aparência, saudáveis e gostosas é a missão do professor e pesquisador do Departamento de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Cesar Valmor Rombaldi. Ele trabalha para que o consumidor possa superar uma realidade pouco animadora. A cada dez alimentos que o brasileiro compra no supermercado, nove têm algum tipo de aditivo químico na sua formulação. Ainda que possa se tratar de uma quantidade leve, insuficiente para causar danos à saúde, Rombaldi acredita que é possível diminuir radicalmente o número de produtos à venda com esses polêmicos ingredientes.

Reconhecido por seu trabalho com o desenvolvimento da ciência e tecnologia de alimentos, Rombaldi realiza diversas pesquisas, juntamente com os seus alunos de graduação e pós-graduação. E as tarefas, tanto em sala de aula quanto nas pesquisas de campo, envolvem três objetivos: “Primeiro, queremos uma fruta bonita, senão ninguém quer comer. E segundo, que se preserve por bastante tempo, com o mínimo possível de produtos que não fazem bem, os conservantes pós-colheita. E, tão importante quando os requisitos anteriores: que seja gostosa”, explica o professor.

Na fruticultura, tempo é dinheiro. O produtor tem que se acostumar a trabalhar com pressa para vender a sua colheita: o tempo de armazenagem para esses produtos é muito curto. Então, quando há sucesso nos testes bioquímico-moleculares para maturação de frutas, como no caso do melão desenvolvido nos laboratórios da UFPel, cria-se uma grande expectativa de que dias mais tranquilos se aproximam. “Alguns depósitos possuem grãos de duas safras lá armazenados. Como se faz isso com morangos? Você colhe hoje e ele tem uma vida de quatro dias”, compara o professor.

O professor acredita que o contato entre alunos, professores e produtores gera uma interação importante para que seus discípulos possam aprender na prática os desafios da profissão que escolheram. “Ninguém melhor do que um produtor ou um empresário para dizer o que é importante, quais são os problemas. A partir daí é que nós temos que gerar nossas pesquisas”, salienta Rombaldi, que já foi escolhido por incríveis 24 vezes como professor homenageado.

Apoio constante do campo à prateleira

Nascido em meio às parreiras da família, no interior de Farroupilha, Cesar Valmor Rombaldi formou-se em Agronomia em 1984, também na Universidade Federal de Pelotas. Dois anos depois, já como professor da instituição, começou a prestar auxílio constante aos produtores, o que lhe garantiu muita experiência sobre os assuntos ligados ao mercado de frutas e hortaliças. Uma das principais dificuldades do produtor rural, segundo ele, é o rol de exigências burocráticas e técnicas para a implantação de uma agroindústria. Ele adverte que cerca de 70% do capital inicial para viabilizar uma nova empresa é utilizado apenas para atender normativas vigentes. Nisso se incluem a criação da empresa, licenciamento ambiental, autorização e formatação tributária, licenciamento sanitário e responsabilidades técnicas. Os 30% restantes são dedicados ao desenvolvimento tecnológico necessário para a produção – a parte em que o professor e seus alunos podem ser demandados para ajudar os produtores.

Rombaldi avalia que a venda de derivados é uma grande alternativa para diversificar a produção. Porém, o mercado que mais cresce ainda é o de fruta in natura. O avanço da biotecnologia, em associação com a parte de melhoramento vegetal, vem trazendo ao mercado uma série de variedades que já estão disponíveis ao consumidor. Os novos genótipos, que fazem nascer cenouras mais bonitas, tomates mais gostosos e até brócolis roxos, são uma tentação ao produtor ávido por vender mais.


Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Empresários trocam experiências com jovens empreendedores na Expoagas

Evento SuperAgas Jovem é promovido para o aperfeiçomento de profissionais do setorEm um bate-papo descontr...

Veja mais
Varejo espera que desconto do IPI da linha branca e dos móveis seja prorrogado

As principais redes de SC confiam que o benefício não acabará neste mês, como previsto pelo g...

Veja mais
Cresce o transporte de cargas pela costa brasileira

O aumento da navegação pela costa brasileira, a chamada cabotagem, é uma das apostas do Tecon Rio G...

Veja mais
Plástico, celulose e papel terão estímulos

Setores terão regime tributário especial semelhante ao da indústria automotiva, com metas ambientai...

Veja mais
Preferidas do público não são as marcas mais lembradas

Falhas na comunicação podem fazer empresa ficar famosa, mas não criar influência junto aos cl...

Veja mais
J&J muda linha de protetor solar e acirra concorrência

O mercado brasileiro de proteção solar já é o maior do mundo e atrai investimentos crescente...

Veja mais
Varejo de farmácias passa por fase de consolidação

Renda e emprego em alta, juros em queda, envelhecimento da população e um sistema de saúde que deix...

Veja mais
Goodyear investe em pneus urbanos

Com vista em uma demanda que, nas contas da própria empresa, vai crescer a um ritmo anual próximo a 5% at&...

Veja mais
Copa do Mundo e Olimpíada aceleram expansão de postos

A proximidade dos eventos esportivos de que o Brasil será sede, Copa do Mundo e Olimpíada, em 2014 e 2016,...

Veja mais