Goodyear investe em pneus urbanos

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Com vista em uma demanda que, nas contas da própria empresa, vai crescer a um ritmo anual próximo a 5% até 2017, a Goodyear joga neste ano suas fichas no mercado de pneus urbanos utilizados por ônibus e caminhões leves de carga.

A investida segue o modelo de negócio encontrado pelo grupo americano para escapar da concorrência de importados e se posicionar em mercados de maior valor agregado - ou seja, lançar produtos de alto rendimento e desenvolvimento tecnológico, combinados a um pacote de soluções - entre ferramentas e softwares - para gerenciamento dos pneus.

Neste mês, a companhia começou a produzir na fábrica de Americana, no interior paulista, um novo pneu para as frotas de transporte coletivo urbano, que atendem, principalmente, a prefeituras.

O produto, apresentado como o grande lançamento de 2012, é resultado de quatro anos de desenvolvimento conjunto entre equipes de pesquisa no Brasil e nos Estados Unidos.

O alvo é um mercado que gira anualmente R$ 850 milhões, ou 15% de todo o mercado de pneus da linha pesada, informa a Goodyear, que, contudo, prefere não detalhar em números suas metas para o segmento.

Ainda nas contas da companhia, essa demanda vem de uma frota de aproximadamente 250 mil ônibus e 50 mil veículos urbanos de carga, cujo potencial de crescimento é indicado pelos investimentos em mobilidade urbana - boa parte deles ligados à realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016. "É a maior frota do mundo", diz Antonio Roncolati, diretor de vendas de pneus comerciais da Goodyear.

Dado o foco em produtos de maior valor agregado, a empresa conduz no país um programa de investimento de US$ 200 milhões para, principalmente, aumentar sua capacidade em pneus de alto desempenho para carros. Paralelamente, deixou de produzir a linha mais convencional de pneus para caminhões - os chamados pneus diagonais -, licenciando sua marca à Titan, o grupo também americano que assumiu em abril do ano passado a fábrica que a Goodyear tinha em São Paulo.

Agora, quando direciona os holofotes ao mercado de pneus de transporte urbano, a Goodyear, mais uma vez, trilha o caminho do desenvolvimento tecnológico. A empresa testou seu novo produto ao longo de três anos, rodando o pneu por mais de 75 milhões de quilômetros em dez Estados. Ao todo, a Goodyear testou 1,6 mil pneus e ouviu cerca de 30 empresas de transporte urbano.

O resultado foi um pneu com durabilidade 31% superior à linha antecedente, graças a uma tecnologia que reduz o calor gerado pela frenagens dos veículos.

A empresa espera atrair os clientes garantindo redução de custos - o que é fundamental em setores que trabalham com preços tarifados, caso das empresas que atuam no transporte público nas cidades.

"Esse é um segmento muito específico porque requer que você entregue um menor custo por quilômetro rodado. Por isso, é preciso ter muita tecnologia investida", diz Roncolati.

Segundo a empresa, os pneus representam o segundo maior custo das frotas de ônibus, atrás apenas do combustível. Por isso, mais do que produzir pneus, chegar a esse mercado exige também a oferta de ferramentas de gerenciamento do produto, como softwares e equipamentos para controle de manutenções e temperatura. Ambas soluções também são desenvolvidas pela Goodyear no Brasil.



Veículo: Valor Econômico


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