IEL está com inscrições abertas ao Projeto Fornada de Talentos no Estado

Leia em 2min 50s

O IEL/MS (Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso do Sul) está com as inscrições abertas para o Projeto Fornada de Talentos que tem como meta ensinar uma profissão aos jovens antes de concluírem o Ensino Médio. Em Mato Grosso do Sul, na primeira etapa serão selecionados cerca de 40 jovens para participarem do projeto piloto que tem início previsto para o mês de setembro e vai beneficiar o setor de panificação.


“Além de beneficiar o setor de panificação, o programa de estágio supervisionado pretende capacitar em todo o País, ainda este ano, 500 estudantes para o mercado de trabalho, carente de mão-de-obra especializada. Aqui no Estado, nossa previsão é implantar o projeto piloto a partir do mês de setembro”, explica o líder de Projetos do IEL/MS, Luís Alberto Pereira, informando que a ação conta com a parceria do Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) e Sindipan/MS (Sindicato das Indústrias da Panificação e Confeitaria do Estado).


O líder de Projetos do IEL explicou também que a operacionalização do Programa em Mato Grosso do Sul foi discutida durante reunião realizada em Belo Horizonte (MG) no início deste mês. De acordo com ele, o Projeto é voltado para a inserção no mercado de trabalho de jovens de 16 a 24 anos de idade, de baixa renda, matriculados em escolas da rede pública e que estejam cursando o Ensino Médio ou Educação Profissional Técnica.


Estágio


A idéia, explica Luís Alberto Pereira, é qualificar alunos carentes para que saiam da escola com grandes chances do primeiro emprego garantido. Os alunos selecionados para a bolsa de estágio, com duração de seis meses, farão cursos gratuitos de capacitação nas áreas de atendimento ao cliente, postura profissional, relações humanas no trabalho, higiene, setor administrativo e financeiro, rotinas operacionais de produção, manipulação de alimentos, além de informática básica.


“Nossa intenção não é colocar esse jovem apenas no processo produtivo das indústrias de panificação, mas inseri-lo nas mais diversas áreas dentro da indústria de panificação como, por exemplo, atendimento e gestão das empresas”, ressalta Pereira, completando que durante o período de estágio os jovens receberão bolsa de meio salário mínimo por quatro horas diárias. O líder de Projetos do IEL acrescenta que estudantes e empresários também vão receber uma cartilha sobre seus direitos e deveres.


Panificação


Dados da Abip (Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria) mostram que a panificação é um dos ramos que mais empregam no Brasil, responsável pela geração de 1,5 milhão de empregos indiretos. Atualmente, no Estado, há 370 padarias listadas no Cadastro Industrial da Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul –, enquanto no Brasil esse número ultrapassa 52 mil estabelecimentos com 17 funcionários, em média, por loja.


Ainda conforme a Abip, a média é que 80 milhões de brasileiros freqüentem padarias todos os dias, com um consumo per capita de 33 quilos por ano.


Na avaliação do presidente do Sindipan/MS, Raul Alves Barbosa, o Programa contribui para resolver um dos principais gargalos do setor, a falta de mão-de-obra qualificada. “Nesse setor, precisamos de capacitação em todas as áreas e esse Programa é um alívio porque vai preparar a mão-de-obra jovem para atuar em todas as frentes do negócio”, analisou.


Veículo: Site Empreendedor


Veja também

Colheita de cebola

Começou a colheita de cebola no norte de São Paulo. Este ano a produção será menor, e...

Veja mais
Monange lança desodorante roll-on

Desenvolvido com exclusiva fórmula HydraProtect produto proporciona maior proteção e amplia linha d...

Veja mais
Cargill lança chocolates para mercado de food service

A Unidade de Negócio Cacau & Chocolate da Cargill atenderá ao mercado de food service com o lanç...

Veja mais
Rodovia paranaense está entre as melhores do Brasil

Guia apontou trecho que liga Ponta Grossa a Curitiba como um dos mais seguros e confortáveis para trafegar. Das 1...

Veja mais
Sanyo faz parceria com a Cotia Trading e volta ao mercado

Cautelosa, como é normal a toda empresa japonesa, a Sanyo retoma aos poucos, e sem fazer muito alarde, seu espa&c...

Veja mais
Varejo resiste a repasses da indústria e troca marcas

Na queda-de-braço com a indústria para saber quem paga a conta gerada pela alta dos preços das comm...

Veja mais
Para produtores, reajustes são insuficientes

A indústria de alimentos reconhece que não conseguiu repassar totalmente o aumento de custos verificado no...

Veja mais
Setor têxtil brasileiro debate seus problemas

A indústria do vestuário é o segundo setor que mais emprega no Brasil atrás apenas da constr...

Veja mais
Plantio de feijão ganha incentivo

Um levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 14 municípios da microrregião de...

Veja mais