Dia dos Pais movimenta lojistas no Rio Grande do Sul

Leia em 2min 40s

Tíquete médio dos presentes neste ano deve ficar em R$ 130,00, segundo a FCDL-RS

 

O Dia dos Pais, que neste ano será comemorado em 14 de agosto, é apontado como a quinta melhor data do comércio varejista. As expectativas para empresários do setor no Rio Grande do Sul são otimistas. De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), as vendas deverão crescer na comparação com os negócios realizados em 2010, sendo que as projeções variam de acordo com a região gaúcha.

 

Na avaliação do presidente da FCDL-RS e do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, as boas perspectivas para o varejo se devem não somente ao atual momento da economia no País, mas também à mudança no comportamento da família. “Com o passar dos anos, os homens conquistaram maior espaço dentro da estrutura familiar, contribuindo para a valorização do papel do pai. Esta mudança é perceptível no momento da compra”, observou o empresário. “Importante observar que o crédito continua em expansão, apesar de ser em um ritmo menor, o que favorece as vendas no varejo”, assegurou Koch.

 

As expectativas também apontam para o tíquete médio de R$ 130,00. As opções de presentes ganharão preferência nos equipamentos eletrônicos e nos itens de vestuário, com roupas e calçados. Para estimular as vendas, as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de diferentes municípios do Estado trabalham com campanhas institucionais para movimentar o comércio local.

 

Na Serra gaúcha, a tendência de crescimento nas vendas é de até 10%, estimuladas também pelo clima frio, pelo movimento de turistas na região e pelas liquidações de inverno que já tomam conta das vitrinas. “Este período fortalece o comércio local”, assegura a presidente da CDL Bento Gonçalves, Helenir Bedin. “O clima é determinante neste momento. Se a temperatura permanecer amena, os resultados nas vendas serão satisfatórios”, observa o diretor financeiro e de marketing da CDL Caxias do Sul, Valtuir Rizzo.

 

Na Fronteira, as projeções indicam aumento de 4% nas vendas na comparação com o ano passado.  “Antes, os homens eram menos exigentes na hora de comprar ou de ganhar presentes”, constatou o presidente da CDL Uruguaiana, Jorge Prestes Lopes. “Mas este cenário está mudando, tanto que o Varejo  começou a focar no consumidor masculino e passou a investir mais no Dia dos Pais”, explicou o dirigente lojista.

 

No Litoral, também se repetem as expectativas de aumento nas vendas com a proximidade do Dia dos Pais, estimuladas pelas liquidações de inverno. A CDL Tramandaí/Imbé tem orientado os lojistas a investir nas vitrinas e no posicionamento dos produtos nos estabelecimentos comerciais, destacando os itens de preferência do público masculino.

 

Para efetuar as compras, os consumidores deverão optar pelo crediário, apostam os dirigentes das CDLs. “Os crediários facilitados ainda são a forma de pagamento mais utilizada para compras em datas comemorativas”, destacou o presidente da CDL Uruguaiana, Jorge Prestes Lopes.

 

Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Indústria de calçados sofre com importação de matéria-prima

A concorrência com os importados, que tanto incomoda o setor de calçados, agora também atinge os fab...

Veja mais
Coleta de leite teve alta de 3,2% em junho

A coleta de leite aumentou 3,2% no país em junho, na comparação com maio, puxada pelo crescimento d...

Veja mais
Amis detecta retração no segmento em Minas

Endividado, consumidor reduziu as compras nos supermercados mineiros   O setor supermercadista de Minas Gerais r...

Veja mais
Varejistas tentam conter reajustes da linha branca

Redes começaram a negociar com os fornecedores.   As redes varejistas de Minas Gerais já come&cced...

Veja mais
Fusão pode ampliar disputa sobre genérico

Juntas, Droga Raia e Drogasil tendem a ter mais margem para negociar descontos, segundo laboratórios   Em...

Veja mais
Negócios da Hypermarcas são aprovados

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem por unanimidade e sem restrições,...

Veja mais
Consumidor deve pagar mais caro por eletrodoméstico em agosto

Linha branca: Depois de longa negociação com a indústria, varejo prevê aumento de 4% a 8% &...

Veja mais
Cade dá sinal verde a marcas de beleza

A compra da Revlon pela Hypermarcas foi aprovada, ontem, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) d...

Veja mais
Setor de ar condicionado sofre com importados

A maior entrada de ar condicionados importados, que ficaram mais baratos com a desvalorização do dó...

Veja mais