Cade dá sinal verde a marcas de beleza

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A compra da Revlon pela Hypermarcas foi aprovada, ontem, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Ministério da Justiça. Desde 2007, quando abriu seu capital, a Hypermarcas já fechou mais de R$ 5 bilhões em aquisições. Esses negócios geraram mais de 20 processos no Cade, dos quais três continuam pendentes: a compra do laboratório Mantecorp, por R$ 2,5 bilhões em dezembro do ano passado, e as aquisições da Farmasa (em 2008) e da Jontex (em 2009).

 

O negócio aprovado ontem garantiu à Hypermarcas o controle da Bozzano, da Campos do Jordão, da Juvena e da Aquamarine. As duas primeiras são marcas de cremes de barbear e loções de uso após a barba. As duas últimas, de xampus e condicionadores.

 

O Cade também aprovou ontem a compra da marca Bitufo, de produtos de higiene pessoal, pela Hypermarcas.

 

Os dois negócios foram considerados simples pelos conselheiros. Foram votados pelo rito sumário, um procedimento utilizado para aquisições que não causam preocupações a empresas concorrentes. As aprovações foram unânimes entre os sete conselheiros.

 

No caso da Revlon, o Cade analisou um contrato de compra pela Hypermarcas de cotas da Ceil, empresa que era detentora das marcas Bozzano, Campos do Jordão, Juvena e Aquamarine. A Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda fez um parecer de 32 páginas sobre o negócio, fechado em 2008. A Seae ouviu concorrentes, distribuidores e fornecedores de produtos dessas marcas e de concorrentes. Ao fim, concluiu que há amplo espaço para a competição e citou especificamente a concorrência com produtos da Avon, da L' Oréal, Johnson & Johnson, entre outras.

 

No caso da compra da Bitufo, a competição estaria garantida, segundo a Seae, por conta de empresas concorrentes fortes como a Colgate e a Gillette.

 

Ao analisar ambos os negócios, o Cade seguiu os pareceres da Seae e aprovou-os sem impor qualquer restrição.

 

Os dois negócios aprovados ontem pelo Cade foram fechados entre 2008 e 2010. Em novembro passado, a Hypermarcas assinou memorando de entendimento para a compra das empresas do segmento de higiene bucal IPH&C, DPH Distribuidora e Comercial Maripa, que atuam na fabricação e distribuição de produtos de higiene bucal, como as escovas de dente da marca Bitufo. O valor acertado foi de R$ 82,5 milhões.

 

Há três anos, em julho de 2008, foi acertada a compra de todas as marcas brasileiras da Revlon pelo equivalente em reais a US$ 104 milhões (na data, R$ 163,28 milhões). Na ocasião, a marca Bozzano representava 79% do faturamento da Revlon no Brasil.

 

Pelo relatório do primeiro trimestre de 2011 da Hypermarcas, ela lidera o mercado de cremes e espumas para barbear, com 45%. A unidade de higiene pessoal e beleza representa 36,9% da receita da Hypermarcas, que nos primeiros três meses do ano foi de R$ 845,2 milhões.

 


Veículo: Valor Econômico


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