Selo Qual é atualizado e ganha certificação do Inmetro

Leia em 3min

Nova versão atesta empresas de confecção, com padrões de qualidade e responsabilidade social e ambiental.

 

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (Abit), lança a nova versão do Selo Qual, que certifica empresas de confecção, com padrões de qualidade e responsabilidade social e ambiental. A nova versão leva em consideração requisitos e sistemas de avaliação de acordo com as normas técnicas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Dessa forma, o Selo, que foi criado em 2006, passa a ser acreditado pelo órgão. A próxima edição do curso de capacitação, oferecida gratuitamente pela Abit, acontecerá em setembro.

 

A revisão foi feita pelo Comitê Gestor, autoridade máxima do Selo Qual, composto por representantes da ABDI, Abit, Marinha e fabricantes, com apoio técnico do Centro Latino Americano para Excelência, Qualidade e Inovação (Claeq).

 

Segundo o presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos, um marco normativo adequado, com parâmetros de avaliação de conformidade, é um poderoso instrumento para a promoção do desenvolvimento industrial e para a proteção do consumidor. "Há benefícios para toda a sociedade, como segurança e conforto para os usuários, estímulo à melhoria contínua da qualidade, além do incremento das exportações e o fortalecimento do mercado interno."

 

Atualmente, três empresas em todo o Brasil possuem o Selo e deverão se adaptar às novas normas da certificação; 10 estão em fase de certificação e 23 já foram capacitadas esse ano. A perspectiva, para 2011, é capacitar mais 27 empresas. " um certificado com enfoque moderno, que alia qualidade com ações sociais e respeito ambiental", explica o líder do projeto de Têxtil e Confecções da ABDI, Caetano Ulharuzo.

 

O Selo pode ser adquirido de forma gradativa, já que existe três categorias: bronze, prata e ouro. Cada fase tem seus próprios requisitos normativos e as exigências aumentam e são cumulativas de acordo com categoria certificada. Na categoria bronze, por exemplo, a empresa tem que ter alguma ação social voltada para seus funcionários, na categoria prata essas ações devem ser voltadas também para as comunidades circunvizinhas e, já na categoria ouro, ela deve ter como medir e monitorar suas ações. No entanto, se a empresa adquire o Selo na categoria bronze, ele está em dia com suas responsabilidades trabalhistas e com meio ambiente.

 

O curso de capacitação é oferecido gratuitamente aos empresários associados à Abit e ministrado pelo Claeq. Informações detalhadas sobre a certificação, vantagens e capacitação, bem como o download do programa podem ser encontradas no site do Selo, que também foi reformulado e está de cara nova, proporcionando uma navegação fácil e atraente.

 

O Selo representa a marca da conformidade do Programa brasileiro de autorregulamentação de roupas profissionais, militares, escolares e vestimentas. Foi criado pela ABDI em parceria com a Abit, para avaliar as roupas profissionais no mercado brasileiro, verificando os requisitos das normas técnicas relacionadas ao desempenho específico para cada aplicação.

 

Para ser certificada, a empresa precisa seguir diretrizes técnicas, éticas e jurídicas e seguir exigências específicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Inmetro, tais como respeitar características especiais como retardamento de chamas, dissipadora de eletricidade, proteção para produtos químicos, entre outros, não ter trabalho infantil ou forçado, e ainda ter atividades de responsabilidade social e ambiental.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG
 


Veja também

Região Sul prepara os pomares de figo

Próxima safra do fruto no Estado deverá ultrapassar 5 mil toneladas.   Os produtores mineiros de f...

Veja mais
Consumidor já paga mais caro pelo leite

Como o frio intenso reduziu a produção do leite no Estado, o consumidor já começa a sentir n...

Veja mais
Cade: os casos Kolynos e Ambev, dez anos depois

Entre avanços e recuos, conselho se tornou importante para evitar abuso de poder.   Após mais de de...

Veja mais
BTG quer negociar sozinho com Casino

Banco assume linha de frente para tentar salvar operação que cria megavarejista e diz que, se conseguir ac...

Veja mais
Paulistano gasta mais com ração do que com feijão

Fipe atualiza pesquisa usada para calcular a inflação e descobre mudanças no padrão de renda...

Veja mais
BRFoods fecha acordo com Cade

Pelo acordo que deve ser anunciado hoje, a BRF deverá vender até março as plantas industriais e o c...

Veja mais
Eletrodomésticos: Novo selo eleva custo de produção em até 10%

Fabricantes de aparelhos eletrodomésticos de pequeno e médio porte tiveram aumento de custos de até...

Veja mais
Padarias precisam de mão de obra qualificada

O setor de panificação no Brasil tem dois grandes problemas para solucionar este ano: a falta de mã...

Veja mais
Tempo seco favorece colheita de uva

Produtores fazem o escalonamento da poda das videiras para colher no inverno. Em Jales, safra já começou ...

Veja mais