BRFoods fecha acordo com Cade

Leia em 4min 30s

Pelo acordo que deve ser anunciado hoje, a BRF deverá vender até março as plantas industriais e o centro de distribuição correspondentes às marcas Rezende e Confiança

 

O encontro entre a BRFoods e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ontem a noite terminou em acordo. Às 19 horas, a fusão entre a Sadia e a Perdigão foi aprovada. O anúncio deve ser feito nesta quarta-feira.

 

Pelo acordo, a BRFoods deverá vender até março as plantas industriais e o centro de distribuição correspondentes às marcas Rezende e Confiança. Na categoria Batavo, a produção de leite vai ser mantida e a de carnes, suspensa.

 

Na marca Perdigão, saem por três anos do mercado presunto, linguiça e o famosa paio. E por cinco anos deixam de ser produzidas a lasanha e a pizza Perdigão. A marca Sadia vai ser mantida integralmente. A informação foi adiantada na coluna de Sonia Racy na rádio Estadão ESPN.

 

Segundo matéria de O Estado de S. Paulo de hoje, com a fusão, a BRF atingiu concentrações de mercado significativas em alguns produtos, como pizzas prontas (70%), hambúrgueres (80%), lasanhas (90%), presunto (70%) ou kit de festas de fim de ano (90%).

 

Marcas Perdigão e Batavo são suspensas

 


Brasil Foods não poderá usá-las em algumas linhas de produtos, por até 5 anos

 

Às 10 horas da noite de ontem, o acordo entre Brasil Foods e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) estava 95% selado, faltando apenas alguns pontos para a sua conclusão. As negociações serão retomadas hoje às 8 horas da manhã e o julgamento está marcado para as 10 horas.

 

Para aprovar o negócio, BRF se compromete a restringir o uso de Perdigão e Batavo e a não lançar novas marcas

 

Conforme antecipou o Estado, o Cade deve recomendar a suspensão da marca Perdigão nos produtos de maior concentração de mercado como alternativa para aprovar a fusão entre Sadia e Perdigão. Na última hora, a BRF conseguiu que o conselho concordasse em suspender a marca Batavo, em vez de determinar sua venda. A marca Sadia será preservada, porque é a mais "premium" da empresa e a mais forte no mercado exterior.

 

Os prazos de suspensão das marcas Perdigão e Batavo devem variar entre dois e cinco anos, conforme o produto e o market share total alcançado pela BRF. Até ontem, haviam sido estabelecidas restrições para 8 das 14 categorias em jogo - mas a empresa ainda tentava reverter alguns casos.

 

Com a fusão entre Sadia e Perdigão, a BRF atingiu concentrações de mercado significativas em alguns produtos, como pizzas prontas (70%), hambúrgueres (80%), lasanhas (90%), presunto (70%) ou kit de festas de fim de ano (90%).

 

É pouco provável, no entanto, que os consumidores saibam hoje de quais produtos as marcas Perdigão ou Batavo vão desaparecer. Segundo uma fonte, é possível que isso seja tratado como "confidencial", para evitar perdas para a empresa antes que o acordo seja implementado.

 

Como parte do pacote negociado com o Cade, a BRF deve colocar à venda ativos que representam 20% de sua produção total e 40% da produção voltada ao mercado local. A empresa venderia fábricas, centros de distribuição, além de marcas populares como Rezende, Escolha Saudável, Confiança e Wilson.

 

No último momento, a BRF conseguiu convencer o Cade a não obrigá-la a vender a marca Batavo, adquirida da Parmalat e com forte presença no mercado de lácteos. A concentração em lácteos não aumentou com a fusão, porque a Sadia não atuava nesse segmento.

 

O Cade quer impedir a BRF de lançar uma nova marca que ocupe o espaço da Perdigão, repetindo o fracasso do caso Kolynos-Colgate nos anos 90. Depois da suspensão da marca Kolynos, a Colgate lançou o creme dental Sorriso, obtendo tanto sucesso que desistiu da marca inicial.

 

A BRF, no entanto, ainda tentava resistir a essa proibição e insistia para que fossem estabelecidas condições para o lançamento de marcas, como limitar o investimento em marketing e evitar que a identidade visual seja parecida com a da Perdigão.

 

Mudanças. Ontem, o procurador do Cade, Gilvandro Araújo, admitiu que aposta em um acordo, mas salientou que até o momento do julgamento, com o pronunciamento de todos os membros do conselho, as coisas poderiam mudar. "É possível levar novas inserções até o momento final." Em audiência na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), da Câmara dos Deputados, ele afirmou ser "possível encontrar um denominador comum para contemplar todos os interesses". Segundo Araújo, a postura de diálogo tem permeado o processo de negociação.

 

Ele disse ainda que a entrada de mais uma empresa no mercado de alimentos é peça fundamental para um acordo. Com isso, a autarquia quer garantir que a produção de salsichas, pizzas congeladas e peru não ficará na mão de uma só empresa.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo

 


Veja também

Cade: os casos Kolynos e Ambev, dez anos depois

Entre avanços e recuos, conselho se tornou importante para evitar abuso de poder.   Após mais de de...

Veja mais
BTG quer negociar sozinho com Casino

Banco assume linha de frente para tentar salvar operação que cria megavarejista e diz que, se conseguir ac...

Veja mais
Paulistano gasta mais com ração do que com feijão

Fipe atualiza pesquisa usada para calcular a inflação e descobre mudanças no padrão de renda...

Veja mais
Eletrodomésticos: Novo selo eleva custo de produção em até 10%

Fabricantes de aparelhos eletrodomésticos de pequeno e médio porte tiveram aumento de custos de até...

Veja mais
Padarias precisam de mão de obra qualificada

O setor de panificação no Brasil tem dois grandes problemas para solucionar este ano: a falta de mã...

Veja mais
Tempo seco favorece colheita de uva

Produtores fazem o escalonamento da poda das videiras para colher no inverno. Em Jales, safra já começou ...

Veja mais
América Latina ajuda resultado da L'Oréal

A L'Oréal, maior fabricante mundial de cosméticos, registrou aumento de 0,9% nas vendas do segundo trimest...

Veja mais
Brinquedos: Lego avança no Norte e Nordeste

Encaixar peças de Lego é uma brincadeira cada vez mais comum no Norte e no Nordeste. No ano passado, enqua...

Veja mais
Unilever reorganiza estrutura e Brasil terá novo presidente

Há mudanças em outros países emergentes como China e Austrália que objetivam deixar grupo ma...

Veja mais