Corn Products escolhe o Brasil para instalar fábrica de adoçantes

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A indústria brasileira de alimentos acaba de atrair mais um investimento norte-americano. A Corn Products International, líder global na fabricação de ingredientes derivados do milho, escolheu o Brasil para construir sua nova fábrica dedicada à produção de adoçantes naturais. Segundo o diretor de Negócios da Corn Products no Brasil, Leopoldo Horle, a inauguração da nova unidade será em janeiro de 2011 e ela estará localizada no Complexo Industrial da empresa, em Balsa Nova (PR), e receberá investimento de US$ 20 milhões.

 

A nova fábrica será a plataforma mundial da Corn Products International de produção de edulcorantes para indústrias de alimentos e bebidas. A planta possibilitará à Corn Products International ingressar no segmento de adoçantes de baixa caloria derivados da estévia. Para isso, a companhia fechou acordo com Kagaku Kogyo Morita Company, de Osaka, no Japão, para a licenciamento exclusivo de estévia patenteada, o que inclui tecnologia de fabricação e produção de estévia, além dos direitos de distribuição.

 

Ingrediente

 

Segundo a multinacional, o ingrediente, que será comercializado sob a marca Enliten, é um adoçante natural de baixa caloria e tem um índice muito elevado do componente estévia rebaudiosídeo A, com poder adoçante de 300 a 400 vezes o do açúcar. O adoçante será comercializado na América Latina e em países asiáticos, onde já está aprovado para utilização em alimentos. A empresa espera aprovação regulatória do Enliten nos Estados Unidos. Enquanto isso, não é esperada comercialização e produção em larga escala do produto, ou contribuição significativa para a receita da empresa no curto prazo. O processo deverá levar alguns anos também para ser concluído na Europa.

 

A Corn Products International é fornecedora mundial de dextrose e um grande produtor de amido, xarope de milho rico em frutose e glicose. E é exatamente na fabricação desses produtos que o Brasil é um dos principais focos de investimentos. "O País merece atenção especial da Corn Products International", conta Horle. De acordo com o executivo, o crescimento dos alimentos funcionais nos últimos cinco anos tem atraído a atenção da companhia. Em 2009, a Corn Products faturou US$ 1 bilhão na América do Sul, cerca de 27% de seu faturamento global, que foi de US$ 3,7 bilhões. A empresa está presente em 15 países com 28 unidades fabris, cinco das quais estão no Brasil e contam com mais de dois mil clientes.

 


Veículo: DCI


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