Atividade do setor registra alta de 10% no ano, aponta Serasa Experian

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A atividade do comércio registrou expansão de 10% no acumulado de janeiro a setembro ante o mesmo período em 2009, segundo o indicador da Serasa Experian divulgado ontem

 

A atividade do comércio registrou expansão de 10% no acumulado de janeiro a setembro ante o mesmo período em 2009, segundo o indicador da Serasa Experian divulgado ontem.

 

Os segmentos de material de construção e de móveis, eletroeletrônicos e informática lideram os crescimentos, com altas de 16,8% e 15,9%, respectivamente. Veículos, motos e peças tiveram acréscimo de 14,6% nos nove primeiros meses do ano.

 

Supermercados e hipermercados

 

Considerando apenas setembro, a atividade do comércio ficou estável em relação ao mês anterior, já descontadas as influências sazonais. Apesar dessa estabilidade, segundo os analistas da Serasa, o resultado confirmou que a atividade varejista voltou a se acelerar no terceiro trimestre após um segundo mais fraco.

 

O desempenho foi puxado pela alta de 1% no movimento dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e pelo avanço de 0,6% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, impulsionados pelas condições de crédito favoráveis.

 

No sentido oposto, houve recuo de 1,0% no setor de veículos, motos e peças -a segunda queda mensal consecutiva- após a forte elevação de 5,0% observada em julho no confronto com junho.

 

No comparativo com setembro de 2009, o crescimento de 8,0% do movimento varejista foi puxado pelo segmento de material de construção (17,1%) e móveis, eletoeletrônicos e informática (11,8%).

 

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

 


Veículo:Jornal do Commercio - AM


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