Cliente quer linha de marca própria saudável e premium

Leia em 7min 20s

Supermercados americanos investem em produtos exclusivos, sustentáveis e aprimorados 

 

 

Os varejistas de supermercado nos Estados Unidos continuam a evoluir e expandir suas ofertas de marcas próprias, adicionando centenas de novos produtos e incorporando mais atributos que os consumidores estão buscando, como fontes sustentáveis e rótulos de ingredientes limpos.

 

Grande parte do crescimento mais forte das vendas de marca própria ocorreu em departamentos das lojas mais afastadas, à medida que as empresas adicionaram mais carnes, produtos, delicatessen e itens de padaria de marca própria, todos com crescimento de vendas de dois dígitos. Mas as vendas de produtos de marca própria em lojas de centro também continuaram em uma forte trajetória em muitas categorias, incluindo alimentos congelados, bebidas, produtos de beleza e mercadorias em geral.

 

Os varejistas de supermercado nos Estados Unidos continuam a evoluir e expandir suas ofertas de marcas próprias, adicionando centenas de novos produtos e incorporando mais atributos que os consumidores estão buscando, como fontes sustentáveis e rótulos de ingredientes limpos.

 

“O crescimento nessas categorias confirma que as marcas dos varejistas estão atendendo às necessidades dos consumidores por conveniência e com opções melhores para você”, disse Peggy Davies, presidente da Private Label Manufacturers Association.

 

Entre as categorias de marca própria de loja central, as seguintes mostraram o maior crescimento de vendas no período de 52 semanas até outubro, de acordo com dados da PLMA:

 

Licor, com alta de 5,8%, para US $ 53,5 milhões;
• Mercadoria geral, alta de 2,9%, para US $ 25,2 bilhões;
• Alimentos congelados, alta de 2,3%, para US $ 16,2 bilhões;
• Bebidas, com aumento de 2,3%, para US $ 9,9 bilhões, e
• Cuidados de beleza, alta de 1,8%, para US $ 3,7 bilhões.

 

Mercearias de rápido crescimento, como Aldi, Lidl e Trader Joe’s, elevaram o padrão das marcas próprias nos Estados Unidos, e muitos operadores de supermercados tradicionais seguiram seu exemplo. A Kroger Co., por exemplo, anunciou recentemente que o Home Chef se tornou sua quarta marca de loja de bilhões de dólares, e a empresa disse que continuava a crescer sua linha Simple Truth de itens naturais e orgânicos, bem como sua linha gourmet / especialidade de Seleção Privada. A empresa adicionou 200 SKUs de marca privada apenas no terceiro trimestre, disse Rodney McMullen, CEO, em recente teleconferência.

 

Davies, da PLMA, disse que espera que os varejistas de alimentos continuem a expandir suas marcas, citando como exemplos a nova linha sem glúten da Hy-Vee, Good Graces, bem como novas ofertas à base de plantas da Sprouts Farmers Market e Publix, e as recentes da Tops com expansão da linha de cafés Origins, que passa a contar com 54 variedades. Enquanto isso, a mercearia do Texas HEB lançou o Field & Future by HEB, uma nova linha de produtos ecológicos para casa e cuidados pessoais.

 

“Para onde quer que você olhe, os varejistas estão investindo mais tempo, esforço e dinheiro em produtos sustentáveis e ecológicos, linhas sem glúten, expansão de opções veganas / vegetais, bem como produtos de origem ética para oferecer a transparência que os consumidores estão exigindo”. disse Davies.

 

Os varejistas têm enfatizado cada vez mais o marketing e merchandising de suas ofertas de marca própria, disse Davies, apontando que a Amazon muitas vezes coloca suas próprias marcas no topo das páginas de pesquisa, enquanto Wakefern, pai do banner ShopRite, promove sua linha Paperbird de produtos domésticos com Anúncios de TV.

 

Os esforços de marcas próprias dos varejistas ocorrem em um momento em que a inflação dos preços dos alimentos está levando muitos consumidores a se tornarem compradores mais exigentes e à medida que alguns produtos de marca enfrentam pressões da cadeia de suprimentos.

 

“Existem alguns fatores que impulsionam a demanda do consumidor por marcas próprias – inflação de alimentos, menor disponibilidade de outras marcas devido aos desafios da cadeia de suprimentos em toda a indústria e maior qualidade e sofisticação das marcas de marcas próprias”, disse Jason Cunningham, vice-presidente de marcas próprias da SpartanNash

 

O distribuidor e varejista com sede em Grand Rapids, Michigan, conduziu recentemente um estudo de um ano de suas ofertas de marca própria e introduziu uma nova iniciativa estratégica de marcas próprias em 2021.

 

Este plano plurianual inclui o desenvolvimento de uma oferta de marca própria premium, desenvolvimento de item premium estratégico em categorias selecionadas, suporte de marketing aprimorado, grades de proteção de alta qualidade e ênfase na marca mainstream da empresa Our Family, disse Cunningham.

 

Seguindo tendências de consumo

 

As tendências que estão elevando as vendas de produtos em toda a loja do centro também estão impulsionando a demanda por itens de marca própria, disse ele.

“Estamos vendo muitas das mesmas tendências das marcas nacionais de CPG”, disse Cunningham. “Há uma demanda crescente por produtos de origem sustentável e sabores únicos ou divertidos e indulgentes.”

 

Como um exemplo das iniciativas de sustentabilidade em suas próprias marcas, a SpartanNash está usando materiais compostáveis ao apresentar cápsulas de dose única de seu café Our Family Traverse City Cherry, disse Cunningham.

 

A equipe de desenvolvimento de marca própria da empresa também busca criar itens únicos e originais, como variedades sazonais de edição limitada de seu sorvete Our Family. As introduções recentes incluem Mint Moose Tracks e Cherry Coffee Fudge Swirl, enquanto os sorvetes Candy Bar Overload e Brownie Moose Tracks devem estar disponíveis no início de 2022.

 

“A SpartanNash vê a inovação focada no cliente como nossa principal força, e queremos ter certeza de que nossos clientes podem aproveitar as novas tendências e escolher tudo o que precisam por um bom valor e sem comprometer a qualidade”, disse Cunningham.

 

A empresa também está lançando novas embalagens para toda a sua marca carro-chefe, Nossa Família.

“A indústria ultrapassou a era dos produtos de marca própria parecendo abaixo do padrão em comparação com as marcas nacionais”, disse Cunningham. “Nossa proposta de qualidade e valor rivaliza com as marcas nacionais, e queremos garantir que nossos produtos pareçam pertencer a esse contexto também.”

 

SpartanNash apóia suas próprias marcas com um menu robusto de soluções de marketing omnicanal, influenciadores de mídia social e outras estratégias digitais.

 

“Vemos um enorme potencial de crescimento na categoria de marca própria, e esses esforços, bem como várias estratégias adicionais, posicionam a SpartanNash e nossos clientes de varejo independentes para impulsionar a receita e a lucratividade incrementais nos próximos anos”, disse Cunningham.

 

Coborn’s expande a marca Four Brothers

A linha de marca própria Four Brothers na Coborn’s exemplifica a tendência em direção a produtos exclusivos, exclusivos de marcas próprias e especiais que os varejistas – e seus clientes – adotaram nos últimos anos.

 

“O que começou como uma pequena ideia em 2013 evoluiu e realmente ganhou mais força no último ano e meio do que nunca”, disse Dennis A. Host, vice-presidente de marketing da St. Cloud, Minnesota. empresa sediada, que opera 59 supermercados sob várias bandeiras no Upper Midwest.

 

A Coborn’s começou com um punhado de itens especiais perecíveis sob o rótulo Four Brothers, que leva o nome da terceira geração de irmãos Coborn: Bill, Ron, Dan e Bob, que são creditados com o crescimento significativo do negócio em meados de 1900. Desde então, a linha se expandiu para itens perecíveis e de armazenamento central, incluindo molhos, molhos para salada, xarope de bordo, especiarias e temperos e produtos assados embalados.

 

“Os produtos da variedade em constante expansão são realmente ‘especialidades acessíveis’”, disse Host. “Eles são um diferencial importante para nós.”

A Coborn’s trabalha principalmente com parceiros locais para desenvolver produtos para a linha, e suas equipes de marketing e merchandising trabalham juntas no design da embalagem e na criação de consciência da marca.

 

“Nossos hóspedes apreciam o apelo verdadeiramente local que o sortimento oferece, bem como a grande qualidade em que insistimos”, disse o anfitrião. “Somos muito rigorosos sobre o que recebe o rótulo dos Quatro Irmãos em termos de qualidade, sabor, ingredientes e embalagem.”

 

Ele disse que a Coborn’s tem vários novos itens planejados para a linha Four Brothers em 2022 que refletirão o compromisso da marca com o fornecimento local, valor e qualidade.

A Coborn’s, que também oferece marcas próprias da Topco Associates, tem visto um aumento na adoção de marcas próprias pelos clientes ao longo do tempo, disse a Host.

 

“Em vários casos, o hóspede pode nem perceber que o item que está comprando é considerado uma marca de marca própria”, disse ele.

A linha de pizzas congeladas Crav’n Flavor da Topco, por exemplo, oferece alta qualidade e embalagens fortes, disse ele, e a marca continua em expansão.

 

“Temos muitos convidados principais que têm uma grande afinidade com marcas privadas porque apreciam a qualidade e o valor, então vimos um crescimento contínuo das vendas de nossas marcas privadas, mesmo entre nossos melhores clientes”, disse Host.

 

Fonte: Mark Hamstra


Veja também

Snacks crescem em participação e indústrias reforçam portfólios

Euromonitor estima que a categoria movimentou R$ 80 bilhões em 2021 O lanche entre as refeiçõe...

Veja mais
Indústria e varejo vivenciam os desafios do mercado plant based

Público flexitariano praticamente dobrou e negócios devem movimentar U$ 370 bi na economia global at&eacut...

Veja mais
Conheça as 10 tendências para o varejo em 2022

KPMG levanta a nova realidade do consumo e suas transformações neste pós-pandemia  Consid...

Veja mais
Maior fábrica de queijos do Brasil será aberta em 2024

Expectativa é que até o final de 2025, a indústria sustentável esteja em completa opera&cced...

Veja mais
Mercado de chocolate, um ponto fora da curva em 2021

Produção disparou nos 3 trimestres deste ano em comparação ao ano passado A indú...

Veja mais
Sem churrasco, Natal deve ter frango e carne de porco à mesa

ABPA revela que venda de kits natalinos poderão crescer em comparação ao ano passado  A t...

Veja mais
59% dos consumidores desejam voltar às lojas físicas

Pesquisa também revela o nível de insatisfação dos consumidores com as rupturas nos pontos d...

Veja mais
Instituto orienta para consumo consciente durante a Black Friday

O Instituto Akatu, organização não governamental de consumo consciente, lançou nesta semana ...

Veja mais
Qualidade continua impulsionando crescimento dos supermercados

Estudo mostra que mesmo em empresas que focam em preço, a qualidade dos produtos e da experiência tem um pa...

Veja mais