Qualidade continua impulsionando crescimento dos supermercados

Leia em 1min 30s

Estudo mostra que mesmo em empresas que focam em preço, a qualidade dos produtos e da experiência tem um papel essencial para os clientes

 

Em economias com inflação em alta, o preço se torna cada vez mais importante na decisão de compra dos clientes. Mesmo assim, a qualidade dos produtos, do atendimento e da experiência do consumidor continua sendo essencial na escolha. Um estudo realizado pela Symphony RetailAI mostra que quase dois terços da receita dos supermercados decorrem de consumidores com foco em qualidade.

 

O levantamento foi feito a partir da análise de 2,2 bilhões de transações em supermercados dos Estados Unidos e da Europa entre julho de 2020 e junho de 2021 e mostra que os consumidores têm uma probabilidade 1,5 maior de migrar para produtos, segmentos e lojas focadas em qualidade do que em preço baixo. A migração para itens de mais qualidade aumentou o tíquete médio em 9%, sendo que menos de um terço desse valor decorreu da inflação no período.

 

De acordo com Chris Koziol, CEO da Symphony RetailAI, os consumidores estão dispostos a comprar produtos de alta qualidade e produtos premium com base em fatores como o desejo por opções mais saudáveis ou um sortimento de produtos mais assertivo nas gôndolas. “O varejo precisa se basear em dados para segmentar o comportamento dos clientes em relação a preço em cada categoria, geografia e situação de consumo. Não é algo estático, já que mesmo consumidores mais sensíveis a preço se movem em direção à qualidade em categorias ou produtos específicos”, analisa.

 

Para o executivo, supermercados que entendem melhor as motivações de seus clientes conseguem otimizar o sortimento das lojas e fazer um balanceamento de estratégias promocionais para entregar o que o consumidor deseja e manter margens saudáveis.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Shopper muda perfil de compras nos atacarejos

Conheça os dados da GS Ciência do Consumo que revelam os impactos da inflação no dia a dia do...

Veja mais
Instituto BRF fomenta startups contra desperdício de alimentos

De acordo com a ONU, cerca de um terço do alimento no mundo é desperdiçado e 14% é perd...

Veja mais
Conheça as melhores inovações em produtos de consumo em 2021

Por dez anos, NielsenIQ BASES apontou mais de 500 artigos que redefiniram suas categorias Muitos são os fato...

Veja mais
Na pandemia, brasileiro é um dos povos que mais gasta nos supermercados

Pesquisa da Worldplay mostra um levantamento em cinco países sobre o hábito das pessoas  Os bras...

Veja mais
IBGE prevê safra recorde de grãos em 2022

A primeira estimativa para a safra agrícola de 2022, divulgada hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

Veja mais
Brasileiro leva comida caseira na volta presencial ao trabalho

Pesquisa aponta vários motivos para a mudança de comportamento das pessoas após 20 meses do in&iacu...

Veja mais
Campanha busca estimular consumo de leite e derivados no país

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou hoje (3) a 1ª Semana do Leite e D...

Veja mais
Kantar: como será o consumo no Brasil durante as festas de final de ano?

 Estudo mostra qual foi o impacto da pandemia de Covid-19 em dezembro de 2020 e o que esperar para 2021 As fes...

Veja mais
Retomada pós-pandemia abre oportunidade para alimentos prontos em supermercados

Estudo do FMI indica três tendências que podem ser aproveitadas pelas redes de supermercados conforme o flux...

Veja mais