Maior fábrica de queijos do Brasil será aberta em 2024

Leia em 4min 20s

Expectativa é que até o final de 2025, a indústria sustentável esteja em completa operação

 

No sudoeste paranaense, e a 450 quilômetros de Curitiba, fica o município de São Jorge D’Oeste, com população estimada de 9.085 pessoas. Nos próximos anos, a cidade sediará a maior fábrica de queijos do Brasil, construída pela Piracanjuba. No fim de 2020, mesmo em meio à pandemia, a marca anunciou o novo projeto, com área construída de 54.491,71m². A expectativa é que sejam abertos 250 postos de trabalho.

 

“A fábrica será a terceira da empresa destinada à produção de queijos e manteigas e terá capacidade de processamento de 1.370.000 litros de leite por dia. Na primeira etapa, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2024, a unidade fabril produzirá mussarela e manteiga. Na segunda etapa, o local também sediará um complexo industrial para secagem de soro, que servirá de insumo para outras produções, e uma fábrica de leite longa vida (UHT)”, detalha o Superintendente da Piracanjuba, Cesar Helou.

 

A economia de São Jorge D’Oeste baseia-se em atividades agropecuárias e turismo, inclusive, na criação de gado de leite. “O sudoeste do Paraná tem o clima e um relevo muito propício para o leite. Para nós, também é muito importante a questão da água, já que uma indústria de alimentos não funciona sem esse recurso. Devido ao potencial da região, ela foi a melhor opção para a construção da nova fábrica de queijos. O local está sendo planejado de acordo com os critérios ambientais, de respeito ao meio ambiente e com tecnologia compatível para a produção sustentável”, acrescenta o Superintendente.

 

Já com as obras de terraplanagem em andamento, o projeto arquitetônico da nova fábrica foi apresentado à prefeita de São Jorge D’Oeste e à Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Nas oportunidades, elas conheceram os detalhes da nova fábrica, a tecnologia que será empregada na construção e o projeto arquitetônico. A Ministra parabenizou a Piracanjuba pela inciativa que gerará emprego e renda para a região, valorizando ainda mais a cadeia do leite e o agronegócio brasileiro. 

 

A previsão é que até o segundo semestre de 2025, a fábrica esteja funcionando em sua totalidade.

 

Unidade Piracanjuba São Jorge D’Oeste (PR)

 

– Área construída: 54.491,71m²

 

– Capacidade de processamento de leite: 1.370.000 litros de leite por dia

 

– Empregos diretos: 250 colaboradores

 

– Produção de:

 

– Mussarela

 

– Manteiga

 

– Soro de leite em pó

 

– Concentrados proteicos de soro

 

– Leite UHT

 

– Leite em pó

 

– Composto lácteo

 

– Cronograma:

 

               1ª Etapa: Mussarela e manteiga, primeiro semestre de 2024

 

  2ª Etapa: Demais produtos, segundo semestre de 2025

 

Sobre a Piracanjuba

 

No mercado há 66 anos e na posição de 6ª marca mais escolhida nos lares de todo o país, a Piracanjuba preza pela qualidade, tradição, inovação e, sobretudo, por oferecer produtos que encantem os consumidores. A história apresenta marcos importantes, com lançamentos de produtos nutritivos e inovadores, como é o caso da Linha Zero Lactose para pessoas com intolerância à lactose; do Piracanjuba Whey, com 23g de proteínas e 5g de BCAAs, e do ImunoDay, bebida com Beta-Glucana de levedura, vitaminas C, D e B12, fibras e proteínas. Tudo isso para atender os desejos e necessidades dos consumidores, que não abrem mão de sabor e praticidade.

 

Em 2020, foi criada a Divisão científica – a Piracanjuba Health & Nutrition – um departamento totalmente estruturado, com profissionais altamente qualificados e equipamentos de última geração, voltado para a pesquisa e desenvolvimento de produtos para suprir as necessidades nutricionais das pessoas em diferentes faixas etárias.

 

Sobre o Laticínios Bela Vista

 

O Laticínios Bela Vista possui um portfólio com mais de 180 produtos, distribuídos nas marcas Piracanjuba, Pirakids, LeitBom, ChocoBom e MeuBom. Mantém duas grandes parcerias: Blue Diamond (cooperativa americana produtora de amêndoas), para produção e comercialização da marca Almond Breeze; e Nestlé, para a produção e comercialização das marcas Ninho e Molico, na modalidade leite UHT.

 

A empresa reúne sete Unidades Fabris, localizadas em Bela Vista de Goiás (GO), Governador Valadares (MG), Maravilha (SC), Sulina (PR), Araraquara (SP), Três Rios (RJ) e Carazinho (RS). Juntas, as fábricas têm capacidade de processar mais de 6 milhões de litros de leite por dia, mobilizando mais de 3,4 mil colaboradores diretos.

 

A companhia é uma das quatro maiores indústrias de laticínios do Brasil e tem recebido importantes premiações e reconhecimentos nacionais e internacionais relacionados à marca Piracanjuba, aos produtos e à gestão, fundamentada em ideologia consistente e valores autênticos, como ética, valorização das pessoas e responsabilidade socioambiental.

 

 

Fonte: SuperHiper 


Veja também

Mercado de chocolate, um ponto fora da curva em 2021

Produção disparou nos 3 trimestres deste ano em comparação ao ano passado   A ind&uac...

Veja mais
Sem churrasco, Natal deve ter frango e carne de porco à mesa

ABPA revela que venda de kits natalinos poderão crescer em comparação ao ano passado    ...

Veja mais
59% dos consumidores desejam voltar às lojas físicas

Pesquisa também revela o nível de insatisfação dos consumidores com as rupturas nos pontos d...

Veja mais
Instituto orienta para consumo consciente durante a Black Friday

O Instituto Akatu, organização não governamental de consumo consciente, lançou nesta semana ...

Veja mais
Qualidade continua impulsionando crescimento dos supermercados

Estudo mostra que mesmo em empresas que focam em preço, a qualidade dos produtos e da experiência tem um pa...

Veja mais
Shopper muda perfil de compras nos atacarejos

Conheça os dados da GS Ciência do Consumo que revelam os impactos da inflação no dia a dia do...

Veja mais
Instituto BRF fomenta startups contra desperdício de alimentos

De acordo com a ONU, cerca de um terço do alimento no mundo é desperdiçado e 14% é perd...

Veja mais
Conheça as melhores inovações em produtos de consumo em 2021

Por dez anos, NielsenIQ BASES apontou mais de 500 artigos que redefiniram suas categorias   Muitos são os ...

Veja mais
Na pandemia, brasileiro é um dos povos que mais gasta nos supermercados

Pesquisa da Worldplay mostra um levantamento em cinco países sobre o hábito das pessoas     O...

Veja mais