Índice de confiança volta a cair em março

Leia em 2min

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) informou ontem que o Índice Nacional de Confiança (INC), elaborado em conjunto com a Ipsos, caiu de 129 pontos em fevereiro para 121 pontos em março. Em março de 2008, o índice estava em 142 pontos. Um resultado acima de 100 aponta otimismo e abaixo deste nível indica pessimismo do consumidor.

 

Segundo a pesquisa da ACSP, a Região Nordeste é a menos otimista, com um índice de 105 pontos em março, ante 115 em fevereiro. Já as regiões Norte e Centro-Oeste foram são as mais otimistas, com 141 pontos, ante 125 em fevereiro. A Região Sudeste registrou 124 pontos (de 135 no mês anterior) e a Região Sul, 121 (de 136 pontos em março).

 

O levantamento da ACSP mostrou que caiu de 44% em fevereiro para 40% em março o grupo de entrevistados que acreditam que a economia da sua região está forte, enquanto avançou de 28% para 30% o volume daqueles que avaliam as condições econômicas de sua região como fracas. A ACSP entrevistou 1.000 pessoas entre os dias 23 e 27 de março.

 

A sensação de segurança em relação ao emprego também diminuiu em março. Apenas 28% dos entrevistados sentem-se mais seguros em seus empregos na comparação com seis meses atrás. Este percentual era de 32% em fevereiro. Já aqueles que se sentem menos confiantes com o emprego do que há seis meses representaram 40% dos entrevistados em março, ante 36% em fevereiro.

 

O número de pessoas conhecidas dos entrevistados que perderam o emprego nos últimos seis meses subiu para quatro pessoas em março, de uma média de 3,7 pessoas entre março a dezembro de 2008. A pesquisa mostrou que caiu de 42% para 38% entre fevereiro e março o número de entrevistados que estão confiantes com o futuro da economia da sua região. Já o volume de pessimistas avançou de 14% para 16%. Com relação à situação financeira pessoal, 56% dos consumidores afirmaram em março que esperam melhora, contra 58% em fevereiro, e 8% acreditam em piora, ante 6% em fevereiro.

 

Apesar da deterioração dos resultados entre fevereiro e março, a ACSP avaliou que o consumidor permanece confiante no futuro da sua região.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Brasileiros de Classe C não são todos iguais

Os consumidores da Classe C têm atraído as atenções de empresas, agências de publicidad...

Veja mais
Varejo pede socorro ao governo

A exemplo das montadoras, que conseguiram sensibilizar o governo e receberam incentivos para estimular as vendas de ve&i...

Veja mais
BNDES é a âncora das redes de varejo para financiar expansão

A restrição ao crédito nas instituições financeiras privadas provocou uma invers&atil...

Veja mais
Mercado prevê queda do PIB e inflação abaixo da meta

A última versão da pesquisa de expectativas feita pelo Banco Central mostra que o mercado já acredi...

Veja mais
Indústria tem desempenho díspar

Na passagem de janeiro para fevereiro, a produção industrial avançou em nove das 14 regiões ...

Veja mais
Varejo cresce 3,6% em março, aponta Serasa

A atividade no comércio varejista cresceu 3,6% em março na comparação com o mesmo mês ...

Veja mais
Empresas exportadoras têm receita maior em plena crise

A desvalorização do real ante o dólar, que ultrapassou o índice de 30% desde o início...

Veja mais
Fiesp: 38% das empresas planejam demitir

Pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e divulgada ...

Veja mais
Maioria das empresas planeja cortar custos

Os empresários preparam um forte ajuste para adaptar suas operações ao quadro de desaceleraç...

Veja mais