Maioria das empresas planeja cortar custos

Leia em 3min 40s

Os empresários preparam um forte ajuste para adaptar suas operações ao quadro de desaceleração econômica e enfrentam um processo de revisão de modelo de negócios. De acordo com pesquisa realizada pela Ernst & Young, o corte de custos está nos planos de 87% dos líderes empresariais ouvidos pela consultoria, 53% pretendem reduzir investimentos e 47% preveem diminuir o número de vagas nos próximos 12 meses.

 

A compressão da estrutura das operações a um patamar mais baixo revela uma contradição em relação às projeções relativas ao desempenho das vendas e faturamento. A sondagem, realizada com 15 empresas com faturamento anual de até R$ 1,5 bilhão, mostra que 53% confiam que serão capazes de manter ou melhorar os resultados neste ano. "As contradições demonstram que ainda há dúvidas e os empresários não sabem exatamente qual o contorno da crise e seu impacto", afirma Carlos Miranda, sócio da Ernst & Young.

 

A dificuldade de delinear o alcance e de saber a exata extensão da turbulência econômica são componentes que atuam na formação das expectativas. "Esses são componentes que podem mexer com a confiança do empresário e nos planos de ação", assinala. A medida que a crise se define, as empresas começam a dimensionar os cortes.

 

A pesquisa mostrou que as medidas para reduzir o ritmo e o peso da folha de pagamentos convivem com a perspectiva de sustentar parte da força de trabalho que será útil para a empresa quando ocorrer uma retomada. A adoção alternativas para evitar as demissões estão entre as prioridades de 100% dos líderes empresariais. A concessão de férias antecipadas, programas de treinamento e revisão dos níveis de estoque integram a lista de recursos adotados pelas companhias. O congelamento de vagas, gerenciamento da reposição de pessoal, adiamento de projetos e aumento da força de vendas completam o conjunto de medidas apontadas pelos empresários para reduzir o volume de cortes de mão-de-obra.

 

"O empreendedor tem metas agressivas, defende as pessoas que trabalham com ele, mas sabe que há uma pressão externa", comenta Miranda. A decisão de cortar pessoas e custos está relacionada ao tempo que durar a crise. Segundo ele, os empresários, mesmo que não cresçam, planejam mudar o mix de produtos e começam a promover um rearranjo interno e a olhar outros mercados. "Há uma revisão no modelo de negócio."

 

A abertura de capital está fora dos planos de 53% dos entrevistados. Uma parcela das empresas (13%) diz ter abandonado os planos de abrir o capital com a crise.

 

Se existe dificuldade para se saber o tamanho da crise, há uma forte convergência em relação a sua duração. Para 73% dos executivos, a desaceleração econômica deve se manter pelo prazo de um a dois anos. "Essa é a média mais comum e confortável", avalia. Uma parcela de 13% da amostra se mostra mais otimista e espera uma reação em menos de um ano.

 

Os empresários não subestimam os efeitos da crise internacional e 60% esperaram um impacto severo na economia brasileira e 33% acreditam que os danos serão baixos para a atividade do País.

 

A redução das taxas de juros básicos, adoção de políticas de crédito, cortes de gastos governamentais e expansão dos investimentos em infraestrutura são pontos de convergência entre os empresários. "No Brasil, há um aspecto efetivo e psicológico da crise. Muitos acreditam que o papel do empresariado e do governo pode ajudar a mudar um pouco a visão pessimista", diz.

 

Estas ações deveriam ser incrementadas por incentivo ao consumo interno, desoneração fiscal, gerenciamento da crise e flexibilização dos contratos de mão de obra. A redução do tamanho do Estado na economia, por meio de privatizações, e do custo Brasil foram considerados fatores importantes para ampliar o nível de atividade.

 

Para Miranda, se o governo " sinalizar que está fazendo seu dever de casa" o humor dos empresários pode começar a mudar. As publicações dos balanços e o comportamento da Bolsa de Valores terão efeito também nas expectativas.

 

Do ponto de vista de gestão, a criatividade, estímulo ao diálogo interno, objetividade, simplicidade e capacidade de reter talentos aparecem como características principais. A transparência e a ética foram citadas também como elementos importantes em um período de turbulência.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Empresários promovem novos negócios para combater crise

Entidades de vários segmentos da economia e prefeituras da região metropolitana de Campinas (RMC) se unira...

Veja mais
Parceria com varejo impulsiona seguradoras

As seguradoras que atuam no Brasil tiveram bons resultados em 2008, salvo exceções provocadas pelas trag&e...

Veja mais
IPC para baixa renda sobe 0,51%

A inflação sentida pelas famílias mais pobres ganhou força no terceiro mês deste ano. ...

Veja mais
Faturamento do varejo cai 3,2%

Ofaturamento do varejo caiu 3,2% em fevereiro ante igual mês de 2008. O resultado foi idêntico ao registrado...

Veja mais
Com crise global, Brasil está na mira de empresas estrangeiras

Em tempos de vacas magras na economia global, os poucos países do mundo que apresentam possibilidade de crescimen...

Veja mais
Confiança do consumidor recua ao nível de setembro de 2005

O índice de confiança do consumidor registrado no primeiro trimestre deste ano despencou para o mesmo pata...

Veja mais
Migração para produto barato é tendência global

A migração dos consumidores para produtos mais baratos e marcas próprias das lojas passou a ser glo...

Veja mais
Com a crise, "novo" consumidor corta gastos e compra o básico

A crise econômica fez emergir uma nova categoria de consumidores, que começa a ser mapeada pelas firmas de ...

Veja mais
Diminui venda de créditos de ICMS

A frustração na negociação de venda de créditos do Imposto sobre Circulaç&atil...

Veja mais