Indústria tem desempenho díspar

Leia em 2min 50s

Na passagem de janeiro para fevereiro, a produção industrial avançou em nove das 14 regiões brasileiras pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com resultados muito díspares. Enquanto a produção aumentou 13,7% na Bahia e 8,3% no Espírito Santo, ela caiu 5,6% em Pernambuco e 4,6% em santa Catarina, sempre na comparação entre fevereiro e janeiro na série com ajuste sazonal do IBGE. Na média, a produção industrial cresceu 1,8%, e São Paulo teve desempenho abaixo da média, com apenas 0,5% de crescimento.

 

Na Bahia, parte do crescimento expressivo decorreu do forte crescimento na produção de veículos, que em fevereiro foi 27% superior a de janeiro, mas sem ajuste sazonal. O expressivo crescimento da indústria geral (13,7%), no entanto, ainda não foi suficiente para reverter a perda acumulada entre agosto de 2008 e janeiro de 2009 (-20,6%). Em relação a fevereiro de 2008 a retração verificada ficou em 10,0%, a quinta taxa negativa consecutiva. Nesta comparação, cinco setores baianos exibiram queda na produção, com as maiores contribuições negativas vindo dos setores de metalurgia básica (-24,6%), produtos químicos (-21,8%) e refino de petróleo e produção de álcool (-7,5%). Por outro lado, as principais influências positivas foram veículos automotores (35,9%) e alimentos e bebidas (16,6%).

 
 
Em São Paulo, a atividade das montadoras também ajudou o Estado, com alta de quase 9%, também sem descontar variações sazonais. Em contrapartida, na média paulista, os setores de máquinas e equipamentos de informática (menos 21% ), bebidas, celulose e refino de petróleo afetaram negativamente o resultado.

 

Ao analisar o resultado de São Paulo, o IBGE destacou que "o indicador acumulado nos últimos doze meses, em trajetória descendente desde julho do ano passado, atingiu 0,8% em fevereiro, sua marca mais baixa desde fevereiro de 2004 (-0,3%)." na comparação com fevereiro de 2008, a indústria paulista registrou queda de 17,5% , com desempenho negativo de 16 entre os 20 investigados pelo IBGE. Máquinas e equipamentos (-38,0%), veículos automotores (-27,8%), material eletrônico e equipamentos de comunicações (-57,4%) e outros produtos químicos (-21,8%) exerceram as contribuições mais significativas na formação da taxa geral.

 

No primeiro bimestre, São Paulo acumulou queda de 17,7% sobre igual período de 2008. Neste resultado, três setores (veículos automotores, máquinas e equipamentos e material eletrônico e de comunicações) responderam por 61% da queda.

 

Na avaliação do Instituto para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), o fraco resultado industrial de São Paulo reforça a ideia de que o desempenho do país em fevereiro (alta de 1,8% sobre janeiro) foi "motivado por fatores pontuais" e a recuperação pode demorar mais para aparecer de forma consistente.

 

Na comparação com o segundo mês de 2008, de acordo com o IBGE, 13 localidades verificaram recuo de dois dígitos na produção industrial e apenas uma - o Paraná - apresentou expansão, de 1,5%. Nas demais localidades investigadas pelo IBGE, houve queda na produção industrial em relação a fevereiro de 2008, como no Espírito Santo, com recuo de 29,5%, principalmente devido ao comportamento das indústrias extrativas (-60,8%) e metalurgia básica (-32,7%). Também registraram declínio mais marcado do que a média nacional (-17%) as indústrias em Minas Gerais e Amazonas, onde a atividade diminuiu 26% e 20,8%, na ordem.
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Mercado prevê queda do PIB e inflação abaixo da meta

A última versão da pesquisa de expectativas feita pelo Banco Central mostra que o mercado já acredi...

Veja mais
Varejo cresce 3,6% em março, aponta Serasa

A atividade no comércio varejista cresceu 3,6% em março na comparação com o mesmo mês ...

Veja mais
Empresas exportadoras têm receita maior em plena crise

A desvalorização do real ante o dólar, que ultrapassou o índice de 30% desde o início...

Veja mais
Fiesp: 38% das empresas planejam demitir

Pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e divulgada ...

Veja mais
Maioria das empresas planeja cortar custos

Os empresários preparam um forte ajuste para adaptar suas operações ao quadro de desaceleraç...

Veja mais
Empresários promovem novos negócios para combater crise

Entidades de vários segmentos da economia e prefeituras da região metropolitana de Campinas (RMC) se unira...

Veja mais
Parceria com varejo impulsiona seguradoras

As seguradoras que atuam no Brasil tiveram bons resultados em 2008, salvo exceções provocadas pelas trag&e...

Veja mais
IPC para baixa renda sobe 0,51%

A inflação sentida pelas famílias mais pobres ganhou força no terceiro mês deste ano. ...

Veja mais
Faturamento do varejo cai 3,2%

Ofaturamento do varejo caiu 3,2% em fevereiro ante igual mês de 2008. O resultado foi idêntico ao registrado...

Veja mais