BRF prioriza o bem-estar animal na cadeia produtiva

Leia em 2min 20s

Companhia firmou compromissos globais para adotar ações robustas em melhores práticas de maneira integrada

 

A BRF vem atuando para transformar positivamente toda a sua cadeia de produção com melhores práticas em bem-estar animal que envolvem produtores, parceiros e colaboradores.  A Companhia conta com diversos compromissos públicos relacionados ao tema e metas específicas para avançar cada vez mais em seus processos, de forma integrada, abrangente e transparente – com dados disponíveis em seção dedicada do site Global: https://www.brf-global.com/sustentabilidade/bem-estar-animal/

 

“As ações de bem-estar animal da BRF estão alinhadas ainda com as melhores práticas globais, com o estabelecimento de padrões para assegurar nossos processos. A BRF segue ainda parâmetros nacionais e internacionais, O bem-estar animal está inserido no Sistema de Excelência Operacional (SEO) no pilar de Sustentabilidade da Companhia. Também adotamos padrões de certificações renomadas, como GLOBAL G.A.P. (CFM e IFA) e Certified Humane, que são aplicadas à criação e ao abate de animais”, conta Mariana Modesto, diretora de Sustentabilidade da BRF.

 

No final de 2020, a BRF anunciou uma série de metas e compromissos públicos pelo Bem-estar Animal, que visa garantir melhor qualidade de vida das aves e suínos que fazem parte de sua cadeia produtiva. Anteriormente, de forma pioneira assumiu publicamente a aquisição de ovos somente de galinhas cage-free (galinhas criadas livres de gaiolas) para uso como ingrediente em seus processos industriais e a transição do sistema de alojamento coletivo para matrizes suínas. O compromisso para uso de ovos cage-free, com prazo firmado até 2025, foi antecipado em cinco anos nas operações do Brasil e, desde o ano passado, a Companhia utiliza apenas ovos provenientes de galinhas livres de gaiolas em seus produtos industrializados que levam essa proteína na formulação.

 

Em 2021, a área passou a fazer parte da nova vice-presidência de Institucional, Reputação, Instituto BRF e Sustentabilidade (IRIS), expandindo na reestruturação da gestão corporativa. Também, em 2021, foram criadas a Diretoria de Sustentabilidade e a Gerência de Bem-estar Animal, com equipe formada por médicos veterinários e zootecnista totalmente dedicados às tratativas e avanço da temática, demostrando a importância do tema na Companhia.

 

Monitoramento, controle e gestão são alinhados em toda a cadeia produtiva. As práticas que garantem o bem-estar animal são aplicadas em toda a produção da Companhia e estendidas aos produtores integrados responsáveis pela criação dos animais. A BRF vem consolidando o uso da ferramenta de Matriz de Conformidade em bem-estar animal e tem como base o atendimento à legislação nacional e protocolos internacionais vigentes, especialmente para os processos de abate de suínos e aves, além da produção agropecuária de suínos de campo, frangos e perus de corte. Dessa forma, as unidades realizam autoavaliações mensais nos principais requisitos de BEA.


Redação SuperHiper 


Veja também

Expansão da Korin vai ocorrer antes do planejado

Produtos sem agrotóxicos invadiram a mesa de uma camada de famílias brasileiras que pagam mais caro por es...

Veja mais
Nestlé pode firmar parceria com startup para investir em carne cultivada em laboratório

A Nestlé, uma das gigantes do setor alimentício, estaria negociando uma parceria até então i...

Veja mais
Está confirmada a 18ª Semana do Pescado em setembro

Considerada a “segunda quaresma” pelo varejo, ação apoiada pela ABRAS busca ampliar o consumo ...

Veja mais
Confirmada para setembro a 18ª Semana do Pescado

Estimular o consumo de produtos da pesca, atividade que envolve milhares de pessoas em todo o Brasil, é o foco pr...

Veja mais
Nestlé se prepara para entrar no mercado de carne cultivada em laboratório

A gigante suíça trabalha com produtos alternativos de carne cultivada combinados com ingredientes vegetais...

Veja mais
BRF adquire tecnologia para produzir carne cultivada

Companhia investe na startup Aleph Farms para atender aos novos hábitos dos consumidores. A carne cultivada&...

Veja mais
Kellogg e Sodexo vão produzir hambúrguer vegano

Companhias norte-americana e francesa ampliam parceria para fabricar alimentos à base de plantas, como hamb&uacut...

Veja mais
Com queda nos preços, consumo de peixe aumenta durante pandemia de Covid-19

Com a aproximação da Quaresma, o consumo de peixe aumenta, já que é tradição n...

Veja mais
Consumo de carne bovina no país cai pelo segundo ano seguido

Os brasileiros consumiram menos carne em 2020 e o principal motivo foi o preço. Na porta do açougue, plac...

Veja mais