Cerveja atinge nível histórico de consumo no Brasil, aponta estudo da Kantar

Leia em 2min 30s

Desafio é a retomada da frequência do consumo fora de casa, que ainda não atinge níveis pré-pandemia

 

O mercado de cerveja nunca teve tantos consumidores no Brasil, segundo dados do mais recente do relatório Consumer Insights da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. São 5,1 milhões a mais nos 12 meses terminados em março de 2022 em comparação ao ano móvel que acabou em março de 2021. No entanto, apesar do aumento, e mesmo com o avanço da vacinação e o fim de muitas restrições, a frequência do consumo fora do lar ainda não atingiu o nível pré-pandemia.

 

Além da ginástica que o cidadão brasileiro tem feito no bolso para driblar a alta dos preços, muitos ainda não se sentem seguros para confraternizar. O estudo LinkQ Covid-19 da Kantar, feito em março deste ano, mostrou que 61% dos brasileiros declaram sair apenas para atividades essenciais.

 

Também nos 12 meses terminados em março de 2022, o ganho de ocasiões para o consumo de cerveja fora de casa foi de expressivos 16% e a queda dentro do lar foi 7,9%, totalizando um aumento geral de ocasiões em +2,1% frente ao período anterior, o que comprova que as pessoas estão saindo mais de casa, mas ainda não com a mesma frequência de antes da pandemia.

 

No mesmo intervalo houve um incremento de 1,6% na compra de unidades de cerveja para consumo fora de casa e uma retração de 7,1% dentro do lar, que representam uma variação de –4% no consumo total de unidades de cerveja dentro e fora de casa. Há mais gente consumindo, porém em menor quantidade, principalmente pelo fator preço.

 

O valor gasto com a bebida fora de casa cresceu 8,6% e diminuiu 6,5% dentro do lar em comparação ao ano anterior, indicando que o hábito de beber cerveja dentro do lar vem migrando para fora, porém ainda não nos níveis do pré-pandemia.

 

Marcas mainstream continuam sendo as grandes impulsionadoras do crescimento do consumo de cerveja no País, mas o segmento premium continua tendo seu público, que, para fazer caber no bolso, diminui a frequência do consumo, mas segue fiel ao produto.

 

O relatório trimestral Consumer Insights da Kantar contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país. A amostra representa 59 milhões de lares do Brasil. 

 

Sobre a Kantar

 

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar


Veja também

Foco total no setor de bebidas na Semana do Dia dos Namorados

Vendas de vinhos e cervejas vivem um bom momento com o arrefecimento da pandemia   Após meses em queda, a ...

Veja mais
Jack Daniel’s adere à moda dos drinks em lata para conquistar jovens clientes

Criado há 150 anos, tradicional destilado do Tennessee se moderniza e chega em 3 versões para abrir o apet...

Veja mais
Coca-Cola investe pesado para aumentar uso de embalagem retornável

Com isso, CC América Latina se torna líder no uso do produto sustentável que fomenta a economia cir...

Veja mais
Tendência no Dia Mundial do Leite: bebida esportiva à base de lácteos

Foodtech revolucionou a categoria nos EUA; aqui no Brasil, Minas Gerais segue líder na produção da ...

Veja mais
Coca-Cola é líder há uma década no planeta

Dados constam do Estudo anual Brand Footprint feito pela Kantar; o segundo lugar é de uma marca de higiene pessoa...

Veja mais
Coca-Cola Femsa vai distribuir nova Pilsen “artesanal”

Cerveja do Grupo Heineken promete agitar a concorrência com produto especial   Recém-lançada ...

Veja mais
Grupo amplia conexão com cervejarias artesanais

Produtos de microcervejarias que caíram no gosto do cliente geram boas margens com o alto valor agregado   ...

Veja mais
Conheça os motivos da aposta da Ambev nos retornáveis

Companhia projeta trabalhar com 100% de embalagens sustentáveis até 2025   A fabricante de bebidas ...

Veja mais
Diageo adota Brasil como hub de inovação

Vem lançamento de peso por aí para atrair o novo consumidor que gosta de novidades   Ao assumir o n...

Veja mais