Conheça os motivos da aposta da Ambev nos retornáveis

Leia em 3min 30s

Companhia projeta trabalhar com 100% de embalagens sustentáveis até 2025

 

A fabricante de bebidas Ambev quer acelerar a cultura do uso do retornável e mostrar os ganhos ambientais e financeiros relacionados ao hábito. Para isto, grande parte dos vasilhames já voltam a circular no mercado, e a expectativa é que, até 2025, 100% dos produtos da companhia estejam em embalagens retornáveis ou que sejam feitas majoritariamente de material reciclado.

 

 

No caso dos retornáveis, isso significa que a garrafa será reinserida – de forma segura – nos ciclos de produção das cervejas. Ou seja, é mais economia para o consumidor que, após a primeira compra do vasilhame, paga apenas pelo líquido, mais impacto positivo para o meio ambiente e mais rentabilidade para o ponto de venda.

 

Para Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev, “é economia e impacto positivo para todos, mas, sobretudo, para o meio ambiente, já que estamos oferecendo uma opção inteligente de consumo para o cliente poder tomar a sua cerveja preferida, porém em uma embalagem mais sustentável e com menor preço”.

 

Além da versão long neck de Brahma Duplo Malte nesse formato, marcas como Skol, Brahma e Antarctica também já são conhecidas pelo portfólio de embalagens retornáveis.

 

Conveniência

 

Apesar da aposta nos retornáveis fazer parte de uma agenda de iniciativas adotadas há anos, a companhia – que já contava com uma logística afinada para coleta dos vasilhames – agora oferece mais comodidade para que seus consumidores possam escolher quando, onde e como querem trocar seus cascos.

 

Em parceria com os pontos de venda, a Ambev promove o consumo do retornável tanto nos próprios estabelecimentos, quanto como opção de compra para levar para casa, oferecendo o produto a um preço mais atrativo nesse segundo formato.

 

A companhia está ainda disponibilizando um estoque de vasilhames. No caso das garrafas de 300ml, por exemplo, o valor sugerido é de apenas R$ 1 por unidade.

 

“Estamos impulsionando o retornável como uma fonte de renda incremental para os nossos pontos de venda com o modelo ‘pra levar’, em que o consumidor compra a garrafa de 300ml para consumir em casa e por um preço mais competitivo. Nossa plataforma, BEES, tem o papel de acelerar esse plano, garantindo a execução e alcance da estratégia com os nossos clientes espalhados no Brasil”, afirma Daniel Cocenzo, vice-presidente de Vendas da Ambev.

 

Ampliação dos retornáveis

 

Segundo Figueiredo, o retornável já é bem relevante para a companhia. “Com as diversas iniciativas que temos adotado, conseguimos um crescimento constante, ano contra ano, no peso de retornáveis, que cresceram duplo dígito, e o que nos deixa otimistas em relação à mudança de hábito do consumidor”.

 

Além disso, no Relatório de ESG 2021, é calculado o índice de impacto das embalagens a partir de uma metodologia própria, que aplica indicadores de desempenho, seguindo critérios de relevância ambiental, em linha com as metas de sustentabilidade.

 

“Junto ao Instituto de Embalagens e com auditoria da Bureau Veritas, a Eco Score foi desenvolvida em 2020 e passou a integrar os processos de desenvolvimento e produção de embalagens da companhia no ano passado. Nessa ferramenta é possível identificar o quanto as embalagens retornáveis são benéficas, com uma pontuação 3x melhor em comparação com as embalagens one-way”, diz.

 

Outras iniciativas são as voltadas à inovação, que surgem como solução para alavancar os nossos resultados em circularidade de embalagens e fortalecer a nossa jornada rumo à meta para 2025, dentre elas, citamos a parceria com a growPack, uma startup que detém uma tecnologia regenerativa que possibilita o desenvolvimento de embalagens fabricadas com compostos orgânicos da própria natureza;  o uso da tecnologia Keel Clip, utilizada por Corona, que reduz o uso de plástico nos packs, além da recente aposta da marca em long necks retornáveis, que serão distribuídas nacionalmente até 2023.

 

Fonte: Exame


Veja também

Diageo adota Brasil como hub de inovação

Vem lançamento de peso por aí para atrair o novo consumidor que gosta de novidades   Ao assumir o n...

Veja mais
Como anda o consumo de cerveja premium?

Estudo da Kantar revela as novas tendências do público apreciador de cerveja     Apesar do ava...

Veja mais
Segmento de energéticos cresce 32% em 2021 e cerveja mantém consumo dentro do lar

Estudo da Kantar mostra que as despesas com água, cerveja e outras bebidas também seguem tendências ...

Veja mais
Coca-Cola e Ambev reprovam fim do incentivo para fabricantes de refrigerantes

Norma dividiu entidades do setor de bebidas não-alcóolicas do país neste final de semana   A...

Veja mais
Dispara o consumo de cerveja sem álcool no Brasil

Uma importante cervejaria já produz aqui o maior volume do produto a nível global e a variedade só ...

Veja mais
Marca gaúcha de vinho em lata capta recursos para crescer

Companhia surgiu na pandemia e só no ano passado vendeu cerca de 150 mil unidades   Empresa gaúcha ...

Veja mais
Bebidas Campari têm novo distribuidor de peso no Brasil

Valor do acordo não foi divulgado entre companhia brasileira e a italiana dona de marcas como Skyy, Aperol, Cinza...

Veja mais
Conheça as causas da queda recorde nas vendas do leite longa vida

Proteína animal registrou um declínio de 3,5% ao longo de 2021, contabiliza a ABLV   A associa&cced...

Veja mais
Conheça dados do consumo de café no país

Levantamento da Abic aponta que em um ano, o pó de café subiu mais de 50%   Apesar da elevaç...

Veja mais