Tendência no Dia Mundial do Leite: bebida esportiva à base de lácteos

Leia em 5min

Foodtech revolucionou a categoria nos EUA; aqui no Brasil, Minas Gerais segue líder na produção da proteína animal 

 

Neste dia 1° de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite, um produto de elevada importância para a economia nacional, sobretudo para universo mineiro. A data foi criada em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos.

 

O setor leiteiro é uma das atividades socioeconômicas mais importantes do Brasil, colocando o país como o 3º maior produtor de leite mundial (FAO). Em todo território nacional, o leite faz-se presente nos mais diversos elos que compõe a cadeia. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o setor emprega aproximadamente 4 milhões de pessoas.

 

No campo, a lida é diária e começa cedo. Se engana quem pensa que é “só ordenhar” ou “tirar leite da vaca.” Ser produtor de leite vai muito além. É gerir uma fazenda, preparar a silagem, cuidar das bezerras, proporcionar conforto e bem-estar ao rebanho — e muito mais — e ainda enfrentar as adversidades de cada dia.

 

No elo industrial, no chão de fábrica, a rotina também é diária. Não é somente produzir os derivados, é transformar a matéria-prima em uma diversidade de produtos lácteos, que se reinventam cada dia para atender os diferentes comportamentos de consumo, mas que, ao mesmo tempo, não perde a sua essência. Diariamente, nas indústrias, são inúmeros aqueles fisgados pela tal “praga do bezerro.”

 

Minas Gerais

 

Maior produtor nacional, Minas Gerais produziu 1,62 bilhão de litros no quarto trimestre de 2021, segundo o IBGE, muito à frente dos 895,8 milhões de litros do Paraná, segundo estado que mais produz o alimento.

 

De acordo com o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de Minas Gerais (Silemg) são 9,4 bilhões de litros por ano no estado, em 223 mil fazendas e mais de 1 mil indústrias de laticínios.

 

Nos supermercados, além do leite, os diversos produtos da seção de laticínios são de grande relevância para o atendimento diário e essencial às famílias.  

 

Tendência no Exterior

 

Bebida esportiva à base de leite planeja expansão após sucesso

A GoodSport – bebida esportiva lançada em 2021 para revolucionar a categoria com seu produto à base de leite – comemora um primeiro ano de sucesso trabalhando em planos de expansão com novas linhas e novos mercados no horizonte.

 

A chave para o sucesso tem sido suas credenciais naturais; a ciência por trás de suas alegações de hidratação; e simplesmente o sabor muito bom, de acordo com a marca.

 

Leite: hidratação natural

 

A GoodSport foi fundada por Michelle McBride, que se inspirou no uso de leite achocolatado por atletas para recuperação após esportes: o que despertou a ideia de olhar para o leite como uma fonte natural de hidratação.

 

A startup com sede em Chicago lançou a bebida láctea 97% como desafiante na categoria de bebidas esportivas no verão do ano passado. A bebida esportiva que é a “primeira do gênero” foi projetada para ser uma alternativa natural às bebidas com ingredientes artificiais, usando o leite como fonte natural de eletrólitos e carboidratos essenciais para uma hidratação eficaz.

 

Na verdade, a marca aponta estudos que mostram que o leite hidrata melhor do que as bebidas esportivas tradicionais e a água: mas anteriormente a consistência e o teor de proteína do leite, que é de digestão lenta, eram barreiras para o uso de laticínios antes e durante o exercício.

 

A fórmula e o processo da marca, no entanto, quebraram esse código: com proteínas e gorduras removidas por ultrafiltração, deixando um líquido açucarado claro cheio de eletrólitos e vitaminas.

 

O resultado é uma bebida com mais eletrólitos e menos açúcar do que as bebidas esportivas tradicionais (1.680 mg de eletrólitos provenientes do permeado de leite, que contém sódio, potássio, cálcio, cloreto, magnésio e fósforo – mais do que a maioria das bebidas esportivas que só tinham sódio e potássio).

 

Testes de hidratação na Penn State University e publicados no Journal Nutrients mostram que a GoodSport fornece hidratação duas horas após ser consumido. A bebida é adoçada com extrato de fruta do monge e eritritol: ambos adoçantes naturais de zero calorias. Contém 90 calorias por garrafa de 500 mL e não contém glúten.

 

Mas como os consumidores realmente responderam à ideia de uma bebida esportiva láctea?

“A taxa de vendas da GoodSport superou as expectativas em nosso primeiro ano, o que gerou oportunidades para novas parcerias de varejo e expansão”, disse Michelle McBride. “Também vimos uma alta demanda de equipes profissionais e universitárias, bem como entusiastas e influenciadores do fitness. Os consumidores estão procurando por bebidas funcionais naturais, então responderam com entusiasmo ao conceito de uma bebida esportiva totalmente natural que é apoiada pela ciência para hidratar melhor. Eles são atraídos pelo excelente sabor da GoodSport e confiam nos laticínios para fornecer naturalmente altos níveis de eletrólitos com o equilíbrio certo de carboidratos para fornecer hidratação comprovada.”

 

‘Esperamos estar disponíveis onde quer que as bebidas esportivas estejam’

A bebida foi lançada em Chicago no verão passado, tendo participado do acelerador Dairy Farmers of America 2020 CoLAB. Agora, após um primeiro ano de sucesso, está em processo de expansão de sua presença em outros mercados do Centro-Oeste com os principais varejistas.

 

“Estamos vendo a demanda de atletas em todo o país, então esperamos estar disponíveis onde quer que as bebidas esportivas estejam”, disse McBride.

 

 

Fonte: Amis e Milk Point

 


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