Foco total no setor de bebidas na Semana do Dia dos Namorados

Leia em 2min 20s

Vendas de vinhos e cervejas vivem um bom momento com o arrefecimento da pandemia

 

Após meses em queda, a venda de bebidas alcoólicas voltou a crescer no Brasil, impulsionada pela Páscoa e pelo Carnaval fora de época em abril. A retomada foi possível graças ao arrefecimento da pandemia e, para a economia do país, representou uma alta de 5,2% no setor de bebidas, contribuindo também para que a produção industrial crescesse em abril, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Com a proximidade do Dia dos Namorados, as expectativas são positivas para o setor e toda a cadeia, como bares, restaurantes e supermercados.

 

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), na Páscoa, os volumes de vendas de vinhos importados cresceram 15,6% e de cervejas, 14,3%. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, afirma que os donos dos estabelecimentos estão notando uma melhora gradual e contínua ao longo dos últimos três meses.

 

“Em janeiro e fevereiro, tivemos a Ômicron e as pessoas continuavam em casa, com medo da contaminação. Com o passar dos meses, as coisas foram melhorando e nós vimos esse crescimento proporcional na venda das bebidas. E em abril, tanto a Páscoa, quanto o Carnaval aconteceram em um momento de reabertura e do fim de todas as restrições, então tivemos uma grande retomada do movimento nos bares, no comércio em geral”.

 

De acordo com dados da associação, a venda de cervejas caiu 20% em janeiro e em fevereiro em relação aos mesmos meses do ano passado. Em março, foi identificada uma alta de 5% e em abril, a tendência é que haja um crescimento ainda maior.

 

“Geralmente, essa data é a que mais vendemos bebidas, de maior faturamento, porque as pessoas comemoram ao longo de todo o dia, de manhã até a noite, diferente dos outros feriados, que costumam ser celebrados durante o almoço”.

 

Para Gilberto Braga, economista do Ibmec RJ, o aumento se deve pelo fim das restrições ligadas ao combate à Covid-19: “a queda das regras de distanciamento, do uso de máscaras, estimulou a volta das atividades públicas, a confraternização entre as famílias e com isso, o consumo de bebidas alcoólicas”.

 

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), publicada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de bebidas foi o que mais cresceu em abril deste ano. Com alta de 5,2%, o segmento contribuiu para o crescimento de 0,1% da indústria brasileira em relação a março, quando houve aumento de 0,3%.

 

Fonte: Filipe Brasil, CNN


Veja também

Jack Daniel’s adere à moda dos drinks em lata para conquistar jovens clientes

Criado há 150 anos, tradicional destilado do Tennessee se moderniza e chega em 3 versões para abrir o apet...

Veja mais
Coca-Cola investe pesado para aumentar uso de embalagem retornável

Com isso, CC América Latina se torna líder no uso do produto sustentável que fomenta a economia cir...

Veja mais
Tendência no Dia Mundial do Leite: bebida esportiva à base de lácteos

Foodtech revolucionou a categoria nos EUA; aqui no Brasil, Minas Gerais segue líder na produção da ...

Veja mais
Coca-Cola é líder há uma década no planeta

Dados constam do Estudo anual Brand Footprint feito pela Kantar; o segundo lugar é de uma marca de higiene pessoa...

Veja mais
Coca-Cola Femsa vai distribuir nova Pilsen “artesanal”

Cerveja do Grupo Heineken promete agitar a concorrência com produto especial   Recém-lançada ...

Veja mais
Grupo amplia conexão com cervejarias artesanais

Produtos de microcervejarias que caíram no gosto do cliente geram boas margens com o alto valor agregado   ...

Veja mais
Conheça os motivos da aposta da Ambev nos retornáveis

Companhia projeta trabalhar com 100% de embalagens sustentáveis até 2025   A fabricante de bebidas ...

Veja mais
Diageo adota Brasil como hub de inovação

Vem lançamento de peso por aí para atrair o novo consumidor que gosta de novidades   Ao assumir o n...

Veja mais
Como anda o consumo de cerveja premium?

Estudo da Kantar revela as novas tendências do público apreciador de cerveja     Apesar do ava...

Veja mais